Notícias de Educação - 03/agosto/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Atraso escolar: como garantir a aprendizagem de todos?

Conhecimento adequado na idade certa é um dos grandes desafios da Educação Básica no Brasil
A defasagem idade-série, ou distorção do fluxo escolar, é a situação de estudantes matriculados que apresentam dois anos ou mais de atraso escolar. Um levantamento realizado pelo Todos Pela Educação mostra que, em 2015, o índice de alunos do Ensino Médio público em situação de defasagem era de 30,4 %, enquanto no Ensino Fundamental, a taxa era de 21,9%. É importante observar que os alunos que frequentam as classes de correção da defasagem idade-série apresentam distintos contextos familiares, e motivá-los é uma das metas de programas voltados à aceleração de aprendizagem.

O Estado de São Paulo

Qual o papel das escolas no combate ao abuso sexual de crianças

Entre janeiro de 2016 e abril de 2017 foram registrados 89 casos de abuso sexual em instituições de ensino no estado do Rio de Janeiro. Os números colocam as instituições de ensino como o terceiro principal espaço identificado de abuso sexual no estado, atrás apenas das residências e de vias públicas. O Rio de Janeiro não está sozinho nesse quadro. Casos de abuso sexual em ambiente escolar acontecem em todo o mundo e foram alvo de uma campanha global de conscientização em 2015, promovida pela ONG Plan International Brasil. O cenário coloca em xeque o papel das escolas no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As instituições de ensino, que abrigam casos do tipo, são consideradas por especialistas e formuladores de políticas públicas como o espaço fundamental na prevenção, identificação e combate ao abuso sexual infantil.

Nexo

Antes de tecnologia, trabalho com competências requer matriz de objetivos

Se cresce no mundo da educação a certeza da necessidade de desenvolver competências para o século 21, o mesmo não se pode dizer a respeito de como escolas devem oferecer e avaliar esse lado não-cognitivo da educação. Nesta terça-feira, 1, o CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira) reuniu especialistas para discutir como o assunto tem sido tratado por quem desenvolve programas para secretarias e grupos de ensino, ou oferece tecnologia diretamente para as escolas públicas e privadas.

Porvir

Brincadeiras e produções autorais contribuem para a alfabetização

No início do ano letivo, percebi que os meus alunos do segundo ano do ensino fundamental não estavam interessados nas histórias e rodas de conversa. Para eles formarem as primeiras palavras e desenvolverem o gosto pela junção de sons, tomei a decisão de valorizar suas produções autorais. Desde então, comecei a alfabetizar por meio listas de palavras e textos coletivos.

Porvir

6 atividades que mais tomam tempo do professor e como minimizá-las

Os professores planejam aulas, corrigem as provas e as tarefas, reúnem-se com a direção e os pais de alunos e muitas outras atividades “invisíveis” para a maioria que não conhece os bastidores de uma instituição escolar. Se todas estas atividades não forem bem administradas, o professor não consegue cumprir seu principal papel por falta de tempo ou por já estar exausto, muito menos lhe sobra tempo para ter uma vida fora dos muros da escola.

Canal do Ensino

Gestão

Ministro e presidente do CNPq discutem falta de verba para bolsas e projetos

A falta de verba para manutenção das atividades da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) foi discutida nesta quarta-feira (2) em Brasília pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o presidente do CNPQ, Mário Borges.

G1

CNPq atinge teto orçamentário e pagamento de bolsas pode ser suspenso

Uol

UFRJ anuncia que alunos ficarão sem bolsa de pesquisa do CNPq

Folha de São Paulo

MEC divulga livros didáticos que serão usados em 2018

O Ministério da Educação publicou hoje (2), no Diário Oficial da União, o resultado final do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018. Ao todo, 97 coleções foram aprovadas por professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas públicas de todo o país.

Terra

Escolha dos livros aprovados pelo PNLD 2018 começa dia 21

MEC

Prefeitura de Curitiba admite erro em documento com ideologia de gênero

Um grupo de vereadores de Curitiba cobrou esclarecimentos da secretária municipal de Educação, Maria Silvia Bacila Winkeler, sobre a inclusão da ideologia de gênero em sala de aula. Em nota, a assessoria de comunicação da prefeitura admitiu que o plano de ação da Itacelina Bittencourt “não está adequado às orientações da Secretaria Municipal da Educação, que trata o tema igualdade de gênero de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil”. A prefeitura disse ainda que a escola já foi orientada a corrigir o documento.

Gazeta do Povo

EAD

12 cursos online das melhores universidades da América Latina

Graças à internet, é possível ter contato com essas instituições de alto nível sem sair de casa. As plataformas de cursos online Coursera e Veduca trazem aulas ministradas por professores da Unicamp, da USP e da PUC do Chile — e você só precisa pagar se quiser um certificado.

Exame

Ensino Superior

Manifestações contra Temer

Várias manifestações ocorreram no dia de ontem - dia em que o Congresso votou o processo contra o presidente. Abaixo alguns casos relatados

Servidores de instituições federais de ensino de Goiás protestam contra as reformas de Temer

G1

UnB paralisa atividades em protesto contra Temer e cortes na educação

G1

Outras do dia

Feito para estudantes, novo Windows 10 S chegará após início das aulas

Os laptops com Windows 10 S de empresas como Asus, Dell e HP aparentemente vão perder a temporada de volta às aulas – um golpe e tanto contra o novo sistema da Microsoft voltado justamente para o mercado de educação. A companhia de Redmond afirmou nesta semana que as universidades podem começar a fazer pedidos por aparelhos Windows 10 S, incluindo o seu próprio Surface Laptop. Esse é o único dispositivo com a plataforma já sendo entregue. Mas o preço inicial de 1 mil dólares (um pouco menos com o desconto estudantil) não é lá muito acessível para escolas com orçamentos apertados, muito menos para estudantes sozinhos.

IDG Now

Aplicativo ajuda na elaboração de projeto para concorrer a prêmio

Com o intuito de auxiliar os educadores interessados em concorrer ao 10º Prêmio Professores do Brasil, o Ministério da Educação lançou o curso Na Trilha das Boas Práticas de Ensino, que ensina técnicas de elaboração de projetos. O guia está disponível no aplicativo do prêmio para celulares, o PPB; para acessá-lo, é preciso baixar e fazer o cadastro com o número do CPF.

MEC

 

Voltar ao calendário