Notícias de Educação - 14/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Dizer para a criança que ela pode aprender tem impacto enorme

Você pode treinar seu cérebro e se tornar mais inteligente. Essa é a mensagem de um programa educacional simples e barato, chamado "Expande tu mente", que o governo Peru tem testado em suas escolas com impacto relevante na aprendizagem de alguns alunos.

Folha de São Paulo

Game Criança Segura

Pais, responsáveis e professores: vocês já ouviram falar do jogo “Criança Segura”? Ele foi lançado, pela OSCIP Criança Segura, com o objetivo de disseminar a cultura de prevenção de acidentes de forma lúdica e prazerosa junto ao público infantil. O game, que conta com 10 atividades e é indicado para meninos e meninas com mais de seis anos de idade, apresenta situações nas quais as crianças aprendem a identificar os perigos em ambientes domésticos ou no trânsito, dando dicas de como evitar acidentes.

PontoCom

Alunos escrevem diários na sala de aula para compartilhar suas histórias pessoais

Professora de Curitiba (PR) conta como a necessidade dos alunos falarem sobre o seu cotidiano deu origem a um trabalho para incentivar a leitura e a escrita

Porvir

Leis e políticas

Conselho Nacional de Educação autoriza uso de nome social na educação básica

O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou de forma unânime o parecer que autoriza o uso de nome social nas escolas de educação básica. A partir da resolução, os colégios passarão a ter uma normatização sobre como devem proceder na utilização do nome social de travestis e transexuais. Mas, para isso, a medida ainda precisa ser homologada pelo Ministério da Educação (MEC).

O Globo

Finanças e Tributação aprova reserva de recursos para ensino indígena e quilombola

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou a reserva de 0,5% dos recursos destinados ao desenvolvimento do ensino exclusivamente para a educação indígena ou quilombola. A emenda do relator no colegiado, deputado Hildo Rocha (PMDB-MA), limita a vigência da medida a cinco anos.

Câmara

Seguridade rejeita programa para tratamento de dislexia nas escolas

A Comissão de Seguridade Social e Família rejeitou o Projeto de Lei 3394/12 que obriga estados e municípios a manter programa nas escolas de educação básica para diagnóstico e tratamento de estudantes com dislexia, que serão conduzidos por educadores, psicólogos, psicopedagogos e médicos. A dislexia é um transtorno de aprendizagem de leitura crônico, de origem neurobiológica.

Câmara

Setor financeiro cobra aprimoramento do programa de financiamento estudantil

Representantes do setor financeiro defenderam nesta quarta-feira (13) a concessão de crédito estudantil, mas cobraram o aprimoramento da Medida Provisória 785/17, que reformula o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), como forma de ampliar a transparência, a responsabilidade e o poder de escolha do aluno

Câmara

Opinião

Formar para o futuro

Seis em cada dez alunos do ensino fundamental no município de São Paulo acreditam que trabalhos em grupo, debates e o uso de tecnologia pelo professor facilitam a aprendizagem. Os dados revelados em reportagem do jornalista Paulo Saldaña, no Jornal Folha de S. Paulo, mostram que os estudantes brasileiros estão de alguma forma antenados com o que será esperado deles no mercado de trabalho. Segundo uma nota recente do FMI sobre educação, assinada por Nagwa Riad, a geração nascida entre 1980 e 2000 — mesmo os que já estão empregados — enfrentará mudanças constantes e profundas em seu universo profissional.

PontoCom

Ser professor não é “bico”

Um anúncio publicitário da “Universidade Anhanguera” veiculado em agosto teve o dom de expor para toda a população o desmonte da educação brasileira. Em tempos de “Uber da educação”, terceirização ilimitada, extinção da Consolidação das Leis do Trabalho (passando a valer simplesmente a vontade dos patrões por meio de “negociações” diretas com seus funcionários), reforma do Ensino Médio, “notório saber”, Escola Sem Partido e tantos outros ataques à classe trabalhadora e ao direito à educação de qualidade, o tal anúncio parece sintetizar tudo isso em uma advertência: os tempos mudaram definitivamente.

Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil está entre os que mais formam professores no mundo

Apesar disso, salário de docentes brasileiros não chega à metade da média mundial e turmas têm mais alunos

Mesmo com salários bem abaixo da média mundial e condições de trabalho pouco favoráveis, as carreiras na área de educação são mais populares no Brasil do que na maioria dos países membros ou parceiros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dados do relatório “Education at a Glance”, divulgado ontem, mostram que 20% dos brasileiros graduados em 2015 optaram por este campo de estudo, o dobro da média da OCDE. Dos 46 países pesquisados, apenas Costa Rica e Indonésia formam mais professores que o Brasil, com 22% e 28%, respectivamente.

O Globo

Acnur: mais de 3,5 milhões de crianças refugiadas estão fora da escola

Um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) divulgado hoje (12) mostra que mais de 3,5 milhões de crianças e adolescentes refugiados com idade entre 5 e 17 anos não frequentaram a escola no último ano letivo. Segundo o estudo, o percentual de crianças refugiadas que frequentam a escola é de 61%, enquanto globalmente o índice é de 91%.

EBC

Profissionais da Educação

Lesões por esforço repetitivo: uma doença comum entre professores

Elevar os braços ao utilizar o quadro negro e dedicar muitas horas às correções de exercícios e à elaboração de materiais em ambientes nem sempre bem projetados são alguns dos principais movimentos realizados pelos professores em qualquer lugar do mundo. No entanto, a constância dessas movimentações pode causar as chamadas lesões por esforços repetitivos (LER), contrariando os critérios de adequação ergonômica: área que visa prevenir acidentes laborais e criar locais adequados de trabalho.

O Estado de São Paulo

Trabalhadores de universidades federais fazem paralisação nesta quinta e prometem protestos

Milhares de trabalhadores técnico-administrativos, docentes e estudantes das universidades e institutos federais de todo o Brasil prometem paralisar as atividades nesta quinta-feira (14).

Hoje em Dia

Eventos

CE: Papel da escola na prevenção ao suicídio é tema de debate

A escola também deve ser espaço de cuidado, afeto e prevenção. Pautados nessa premissa, gestores, psicólogos, professores e estudantes se reuniram ontem para o debate “O papel da escola na prevenção ao suicídio”. A ideia é estimular projetos para sensibilizar e subsidiar o ambiente educacional diante da temática do suicídio.

O Povo

Outras do dia

Acordo evita condenação de 18 alunos e professor que ocuparam secretaria em GO

Um acordo proposto pelo Ministério Público evitou, nesta quarta-feira, 13, a condenação criminal de 18 estudantes universitários e secundaristas e de um professor. Eles participaram da ocupação da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) do Estado de Goiás e de várias escolas, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, contra a transferência de escolas estaduais para organizações sociais (OSs). Cada um terá de pagar R$ 133 por danos ao patrimônio público e um salário mínimo; advogado considerou decisão uma vitória.

O Estado de São Paulo

 

Voltar ao calendário