Notícias de Educação - 15/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Gestão

Mensalidade escolar pode aumentar acima do triplo da inflação em 2018

Vídeo

Bom Dia Brasil

Não tem sentido o estado ser dono de escola

Um dos economistas por trás do programa social mais conhecido do Brasil, o Bolsa Família, Ricardo Paes de Barros é um dos maiores especialistas do mundo em pobreza e desigualdade. Defensor de um sistema educacional mais igualitário, ele afirma que o Brasil é capaz de erradicar a pobreza, mas não consegue diminuir a evasão e a desigualdade educacional. Além disso, explica como a defasagem escolar impacta o mercado de trabalho.

IstoÉ Dinheiro

GO: MPs pedem fim de contratos com organizações sociais da Educação na região do Entorno

O Ministério Público de Goiás e do Ministério Público de Contas moveu uma ação junto ao Tribunal de Contas do Estado contra o Estado de Goiás e a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce) requerendo liminarmente a suspensão do Chamamento Público destinado a transferir para organizações sociais o gerenciamento e operacionalização de unidades educacionais da Macrorregião VIII – Águas Lindas/Planaltina.

Mais Goiás

SP: Gestão Doria se comprometerá, na Justiça, a reduzir tamanho de turmas em creches

A Prefeitura assina, nesta quinta-feira, 14, um termo de compromisso na Justiça que garante a criação de 85 mil matrículas em creche (para crianças de 0 a 3 anos) na cidade de São Paulo até o fim do mandato do prefeito João Doria. O acordo, que terá efeito de decisão judicial e será firmado em uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de São Paulo, prevê também cuidados com a qualidade dos equipamentos, como a exigência de uma área externa para as crianças em novas creches, além de uma diminuição progressiva no número de crianças atendidas por professor.

O Estado de São Paulo

SP firma acordo para aumentar vagas em creche; meta para 2017 é reduzida

O Estado de São Paulo

Opinião

O que é, de fato, um bom professor?

Há duas ideias em Educação que deveriam ser repetidas como mantras. A primeira: nada impacta tanto a aprendizagem e o sucesso profissional de uma pessoa do que um bom professor. A segunda: professores não nascem bons, eles se tornam bons. Qualquer iniciativa séria de elevar a qualidade do ensino no Brasil tem de estar embasada nessas premissas.

O Estado de São Paulo

Educação e empreendedorismo: um casamento perfeito

Você sabia que um dos maiores sonhos do brasileiro é ter o próprio negócio? Sim, segundo pesquisa da GEM Brasil, 44% dos brasileiros desejam abrir sua empresa. Números com tamanha relevância nos faz pensar por que nos debruçamos durantes anos em tantas disciplinas, estudamos horas e horas assuntos que não são tão substanciais para a vida e, na grande maioria das escolas do Brasil, nenhuma aula é ministrada sobre empreendedorismo. Quase nada se aprende no ensino fundamental e ensino médio sobre como montar e gerir um negócio.

Campo Grande News

Ensino Superior

Verba liberada pelo Ministério da Educação não alivia crise nas federais

Apesar do anúncio de verbas pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 6, a liberação a conta-gotas do orçamento previsto para este ano para custeio e investimentos nas instituições federais de ensino vem imobilizando expansões, paralisando obras e ameaçando a quitação de dívidas com fornecedores e prestadores de serviços já realizados, sustentam as direções e reitorias.

Estado de Minas

Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina é preso em operação contra desvio de recursos

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e outras seis pessoas foram presas em Florianópolis na Operação Ouvidos Moucos nesta quinta-feira (14). Segundo a Polícia Federal, a ação tenta desarticular uma organização criminosa que supostamente desviou recursos para cursos de Educação a Distância (EaD) da UFSC. Entre 2006 e 217, foram repassados R$ 80 milhões para o programa. O valor desviado ainda é investigado.

G1

Reitor da UFSC é preso sob suspeita de desviar verba de cursos a distância

Folha de São Paulo

Escândalo da UFSC ajuda a explicar alto custo da educação superior

Gazeta do Povo

Capes admite que tinha conhecimento das denúncias de desvio de recursos na UFSC

iG

 

Voltar ao calendário