Notícias de Educação - 21/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Professor cria app de RPG medieval para alunos aprenderem programação

Um aplicativo que une diversão e conhecimento foi desenvolvido por um professor com o objetivo de trazer uma nova metodologia de ensino aos alunos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de São José do Rio Preto (SP). O docente Henrique Dezani criou o “Heroes Of Learning” a partir da ideia de elaborar um aplicativo que permitisse aos alunos utilizarem seus dispositivos, em um contexto de jogo, enquanto estudam conteúdo das disciplinas abordadas em sala de aula.

G1

Avaliação

4% dos cursos de mestrado e doutorado obtêm nota máxima e outros 3% podem ser descredenciados pela Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, nesta semana, a avaliação quadrienal de 4.175 cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado no Brasil. As notas variam de 1 a 7 e são usadas como referência para que as agências de fomento nacionais e internacionais possam distribuir bolsas de estudo, por exemplo. Nesta edição, apenas 4% dos programas receberam a nota máxima, equivalente a padrões internacionais de excelência. Dos 179 classificados com a maior pontuação, apenas 14 são de universidades particulares.

G1

Capes pode descredenciar 119 cursos de mestrado e doutorado no país

O Globo

Resultado da avaliação quadrienal da pós-graduação brasileira mostra crescimento de cursos

MEC

Cursos de pós-graduação melhoram, mas apenas 29% têm nível de excelência

Gazeta do Povo

Gestão

‘É um mito dizer que tudo em educação demora muito’, diz especialista

Há dez anos, a Secretaria de Educação de Pernambuco decidiu encarar o desafio de reduzir a taxa de 66,8% de alunos do ensino médio atrasados em relação à série que deveriam cursar. Para isso, uniu forças à Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, e implementou o Projeto Travessia de correção de fluxo escolar (para ensino fundamental e médio), no qual um único professor ensina todas as disciplinas com apoio do material do Telecurso. Uma década depois, o índice caiu para cerca de 30% e 169 mil alunos se formaram. Entre as comemorações pelo sucesso do projeto, o Governo do Estado lança, nesta quinta, na Feira Nordestina do Livro (Fenelivro), em Olinda, a nova edição do Caderno de Cultura de Pernambuco, que será usado como material pedagógico.

O Globo

Leis e políticas

Especialistas pedem investimentos para Base Nacional Comum Curricular

No Brasil, infelizmente, temos uma longa tradição de descaso com a Educação; uma tradição que remonta aos primeiros anos de nossa história. Sem qualquer dúvida, este descaso está entre as maiores causas dos problemas nacionais. Países que investem em educação, como Japão e Coreia, colhem resultados rápidos e positivos, nos campos do desenvolvimento e da qualidade de vida.

Carta Educação

Dê sua opinião: projeto acaba com a aprovação automática nas escolas

Começou a tramitar no Senado o Projeto de Lei do Senado 336/2017, que proíbe a chamada “progressão continuada” e torna obrigatório para todas as escolas a realização de avaliações de desempenho dos alunos para que eles possam avançar de série. De autoria do senador Wilder Morais (PP-GO), o projeto será examinado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) onde terá decisão terminativa. Se aprovado, poderá seguir para a Câmara dos Deputados, sem passar pelo Plenário do Senado, a menos que seja apresentado recurso com esse objetivo.

Senado

Câmara aprova criação de fundos patrimoniais em universidades

De acordo com a proposta, os fundos serão criados em cada instituição para administrar recursos de doações ou outras fontes, e esse dinheiro será utilizado no financiamento de pesquisa e extensão universitária. A matéria seguirá agora para análise do Senado, exceto se houver recurso para que passe antes pelo Plenário da Câmara.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Menos da metade das escolas brasileiras falam em diversidade religiosa em sala de aula

Dados do Censo Escolar do MEC mostram que apenas 48% das unidades de ensino do país tratam do assunto a partir do viés da pluralidade. Nesta quarta-feira, o Supremo Tribunal Federal pode voltar a julgar ação que questiona se o ensino religioso nas escolas deve ser atrelado a uma religião específica, ofertado de maneira segmentada aos estudantes, ou se deve ser amplo, abrangendo o respeito a várias crenças.

CBN

EAD

Estácio vê crescimento em captações no próximo ano e analisa possíveis alvos de aquisição

A Estácio Participações está otimista em relação às captações de alunos para o próximo ano, especialmente no segmento de educação à distância (EAD), disse o presidente da segunda maior empresa de ensino superior do país, Pedro Thomson.

G1

Ensino Superior

Governo cria comitê gestor para planejar e acompanhar as mudanças no Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganhou um Comitê Gestor (CG-Fies), que formulará a política de oferta do financiamento estudantil e estabelecerá as diretrizes e planejamento do programa. O decreto do Ministério da Educação (MEC) foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20).

iG

Comitê Gestor do Fies garante melhor governança do programa

MEC

Eventos

Portal Britannica Escola oferece capacitação on-line a professores

A equipe pedagógica do portal Britannica Escola fará mais três treinamentos on-line voltados a professores da educação básica nos dias 26, 27 e 28 de setembro. As inscrições são gratuitas e os professores podem escolher o horário mais conveniente para participar da capacitação. Cada sessão apresenta conteúdos por cerca de 60 minutos.

MEC

Outras do dia

Fundação Cesgranrio conta com trabalho de excelência nas áreas de educação e cultura

No cenário de crise financeira e moral em que se encontra o estado, uma instituição no Rio Comprido se destaca por investir, com excelência e sem qualquer incentivo do governo, em ações de educação, arte e cultura. Esta tríade, para o presidente da instituição, Carlos Alberto Serpa de Oliveira, é o único caminho para o verdadeiro progresso.

O Globo

Após sofrer bullying na escola por querer estudar insetos, garota de oito anos vira co-autora de artigo acadêmico

Um ano depois, o bullying que uma garota sofreu na escola por querer estudar insetos virou pesquisa científica, da qual ela é co-autora, com apenas oito anos. Sophia Spencer vive no Canadá e, segundo a mãe, Nicole, ama insetos e quer um dia virar entomologista, nome dado aos biólogos que estudam os insetos em seus vários aspectos. A paixão da menina, porém, não era bem recebida pelos colegas de escola, e a mãe, depois de tentar de várias maneiras incentivar o hobby da filha para que ela não desistisse dele, decidiu pedir ajuda.

G1

 

 

Voltar ao calendário