Notícias de Educação - 25/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Oito erros sobre alfabetização

Alfabetização é um dos temas mais polêmicos da Educação - no Brasil e no mundo. É um caso clássico de como brigas teóricas se refletem nas salas de aula. Nos Estados Unidos, por exemplo, são famosas as Reading Wars (Guerras da leitura, em tradução livre), disputas entre pensadores para determinar qual seria a melhor maneira de alfabetizar. No Brasil, vivemos algo parecido, na briga entre os métodos fônicos - baseados na decodificação - e a abordagem construtivista. "Durante décadas, ficamos discutindo qual é o melhor método para alfabetizar. Não se trata do método", diz Magda Soares, uma das maiores autoridades no assunto.

Nova Escola

Os desafios da alfabetização bilíngue

Facilidade de alfabetização, desenvolvimento cognitivo e contato com culturas diferentes são alguns dos benefícios de um aprendizado bilíngue durante a infância. Mas apesar de o bilinguismo total, em que o indivíduo tem a mesma competência em dois idiomas desde o começo da sua vida, ser uma tarefa quase impossível fora de comunidades com mais de um idioma oficial, o caminho até ele pode ser uma ferramenta importante para chegar a um alto nível de competência em um segundo idioma – e esse caminho começa na infância.

Gazeta do Povo

Ser alfabetizado em duas línguas – o que aprender primeiro?

Veja

Fora da sala: aulas ao ar livre potencializam aprendizagem

A aprendizagem ao ar livre melhora o desenvolvimento intelectual e a saúde física dos estudantes, além de incentivar o pensamento crítico, trabalho em grupo, inteligência emocional e a capacidade de resolver problemas. A importância de atividades fora da sala de aula, em contato com a natureza, é confirmada por especialistas da área. Um estudo realizado pela pesquisadora Amanda Lloyd, do centro de pesquisa em educação da Western Sydney University, indica que as habilidades desenvolvidas em ambiente externo permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a vida acadêmica.

Gazeta do Povo

Teletransportando nossos alunos: O uso da Realidade Virtual em sala de aula.

Há muito tempo desejava organizar esta atividade de “teletransporte” em sala de aula. Finalmente consegui e descrevo aqui alguns aprendizados iniciais. Não foi algo trivial. Além da tecnologia em si, que segue em franca evolução, temos que conseguir combinar o objetivo de aprendizagem do curso com o escasso conteúdo ainda disponível no formato de Realidade Virtual.

O Estado de São Paulo

Projeto no Mato Grosso do Sul ensina crianças a se alimentarem de maneira saudável

Um grupo de crianças da Grande Dourados, no Mato Grosso do Sul, tem mudado a rotina alimentar graças a um projeto do Núcleo de Nutrição do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). A iniciativa, chamada Educação Alimentar Infantil, é voltada a meninas e meninos de cinco a nove anos de idade e ensina de maneira lúdica os benefícios de uma refeição variada, com mais frutas e verduras, para um crescimento saudável.

MEC

É preciso falar com alunos e professores sobre suicídio

Dados demonstram que há um constante crescimento da taxa de suicídio entre jovens: aumentou 10% desde 2000, segundo a BBC. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos podem dobrar em 2020 e 90% deles podem ser evitados.
De acordo com a OMS, a conduta assertiva é abordar o tema sem ‘glamour’, sem divulgar métodos e sem apontar o suicídio como solução para os problemas – agindo sem preconceito e oferecendo ajuda a quem precisa.

Carta Educação

Gestão

Tem curiosidade sobre famílias que fazem homeschooling? Pergunte isso a elas

Na maior parte das vezes, eu entendo a preocupação e confusão que motiva essas questões. Homeschooling não é a norma cultural vigente. Meu marido e eu sabemos que nós escolhemos nadar contra a maré quando nos retiramos do sistema educacional tradicional. O que eu tenho dificuldade de entender é porque tão poucas pessoas pensam em fazer a pergunta que trataria da maioria das suas preocupações e alimentaria quase toda a sua curiosidade a respeito da nossa escolha por homeschooling: “O que vocês estão aprendendo?”

Gazeta do Povo

Inclusão

Crianças autistas são mais criativas, mesmo sem estrutura escolar adequada

Estudos mostram que elas podem apresentar grande criatividade para solucionar problemas, mas diagnóstico precoce e estrutura educacional brasileira ainda são barreiras
Estudos promovidos pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Stirling na Escócia apontam que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) demonstram maior habilidade para apresentar soluções criativas para problemas de difícil resolução.

Gazeta do Povo

Brancos usam cota para negros e entram no curso de medicina da UFMG

Dezenas de brancos estão ingressando no curso de medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), um dos melhores do país, fazendo uso fraudulento do sistema de cotas da instituição, criado em 2009. A queixa parte de alunos e é endossada pelo movimento negro e pelas entidades estudantis.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

O debate por trás do julgamento no STF sobre o ensino religioso obrigatório em escolas públicas

Hoje, essas instituições são obrigadas a oferecer a disciplina no ensino fundamental, mas são os alunos que escolhem se vão matricular no curso ou não. Na visão do então procurador-geral da União, Rodrigo Janot, no entanto, o fato de a disciplina ser facultativa não resolve a questão, pois a recusa abre brecha para uma criança ser exposta indesejadamente. A procuradoria defende a manutenção da disciplina de modo facultativo, mas quer que seja de natureza não confessional, ou seja, sem vinculação com nenhuma religião

HuffPost

Deputados e Ministério da Educação divergem sobre implantação do custo aluno-qualidade

Representante do Ministério da Educação afirmou em audiência na Câmara, nesta quinta-feira (21), que o Fundeb não tem recursos suficientes para a implantação do chamado Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) nos moldes propostos pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Deputados e representantes da sociedade civil discordaram da avaliação.

Câmara

Um guia para preparar os municípios para a Base Nacional Comum Curricular

Fundamental para a Educação do País, a BNCC aparece quatro vezes no Plano Nacional de Educação (PNE) – nas estratégias 2.2, 3.3, 7.1, 15.16. O Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi produzido em conjunto por União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed), e contou com o apoio técnico da Comunidade Educativa Cedac e do Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. O guia traz orientações gerais sobre como as secretarias de Educação podem se planejar para o momento em que a Base for homologada, pensando no processo de construção ou reorganização do currículo, com o objetivo de envolver a comunidade escolar nesse movimento. A previsão é que o documento seja incorporado pelas redes no ano letivo de 2019, por meio de seus currículos, o que exige um planejamento desde já.

O Estado de São Paulo

CE pode aprovar direito à educação 'ao longo da vida' na LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB (Lei nº 9.394/1996) pode passar a estabelecer o conceito de educação e aprendizagem ao longo da vida, inserido como direito na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Especial, destinada a pessoas com deficiência. A inovação está sendo trazida por um projeto de lei da Câmara (PLC 75/2017) que está na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na próxima terça-feira (26).

Senado

Comissão aprova proposta que torna inadimplentes municípios que não oferecerem ensino de história e de cultura afro-brasileira

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que torna inadimplemente, sob a ótica da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF - Lei 101/00), municípios que não exigirem o ensino de história e de cultura afro-brasileira nos ensinos fundamental e médio. Com isso, os municípios cujas escolas não incluírem esses conteúdos nos currículos ficarão impedidos de fazer convênios com o governo federal e de receber recursos de transferências voluntárias.

Câmara

Opinião

BNCC: O que James Heckman não sabe

Heckman possivelmente não sabe que o país está prestes a aprovar um currículo para a educação infantil e para a alfabetização que ignora solenemente a evolução das Ciências do Desenvolvimento Humano e as evidências científicas sobre o que deveria constar em um documento desta importância. Heckman possivelmente não sabe que as recomendações do Relatório do Grupo de Trabalho sobre Educação Infantil, convocado pela Academia Brasileira de Ciências em 2010/2011, do qual ele participou, continua sendo totalmente ignorado pelas autoridades e pela parcela da comunidade acadêmica que monopoliza a discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Veja

Escolas que descumprem a lei, a matrícula é a primeira parcela da anuidade

A lei prevê a forma como é calculado o preço em cada ano, mencionando os acréscimos admitidos em relação período ano anterior. E estabelece que o montante apurado será dividido pelo número de meses (daí se falar em "mensalidade"). Quanto à matrícula, repito, é a primeira parcela. Só isso. A lei autoriza, vale ressaltar, "a apresentação de planos de pagamento alternativos, desde que não excedam ao valor total anual ou semestral".

Uol

EAD

Universidades oferecem 132 cursos online gratuitos em Outubro

Fazer um curso de qualidade em uma instituição de renome e ainda não pagar nada por isso pode ser o diferencial que esperava. A todo momento são abertas vagas para novos cursos e novas possibilidades. Por isso fique atento e veja os cursos online gratuitos em outubro.

Canal do Ensino

Ensino Superior

Por que as universidades brasileiras pedem socorro

Entre 2007 e 2010, pela primeira vez em 24 anos, o país chegou a 7,5% de crescimento do PIB. É natural que as grandes expansões sejam planejadas em tempos de bonança. Assim, a decisão do governo federal de investir na expansão de vagas em ensino superior e na criação de novas universidades, com o Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), lá em 2007 – e que ainda está em curso –, não parece desbaratada nem fora de contexto. E não seria de fato se as universidades públicas brasileiras funcionassem dentro de um modelo bem equacionado. Nesse caso, ao expandir sua atuação ou criar novas instituições, seu custeio estaria garantido mesmo em épocas de aperto. Não é o que ocorre. As maiores e mais tradicionais universidades públicas, estabelecidas bem antes do Reuni, sofrem uma crise de difícil solução. Sem um modelo de financiamento viável, que inclua o pagamento de mensalidades pelos alunos mais ricos, corremos o risco de sucatear nossos centros de produção de conhecimento.

Época

Na era petista, Brasil quadruplicou pesquisa mas perdeu relevância

A produção científica brasileira ganhou em volume durante os anos de governo petista, mas perdeu em relevância internacional. Se o número de trabalhos produzidos quase quadruplicou (de 17.834 em 2002, para 68.908 em 2016), o país perdeu espaço nos rankings de citações por paper, que medem a relevância do trabalho produzido.

Gazeta do Povo

Liminar que permitiria fazer o Revalida 2017 sem diploma é suspensa

A liminar que permitia aos inscritos no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superiores Estrangeiras (Revalida) fazer a prova mesmo sem ter o diploma de medicina foi suspensa. A decisão foi do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), garantindo a exigência do diploma prevista no edital. A liminar havia sido proferida em ação civil pública ajuizada pela Defensoria Pública da União.

EBC

Profissionais da Educação

Governo de Minas regulamenta novo quinquênio da educação

O pagamento Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), que ficou conhecido como o novo quinquênio da educação, foi regulamentado pelo governo de Minas Gerais e já pode ser acrescentado aos contracheques. A Expectativa do sindicato da categoria é que a lista dos primeiros 49 mil contemplados com o acréscimo de 5% no salário seja publicada no Minas Gerais deste sábado (23).

Estado de Minas

Eventos

“Os desafios da primeira infância”

Como o investimento em educação nos primeiros anos de vida da criança pode trazer desenvolvimento para o país? Eis a questão fundamental do encontro “Os desafios da primeira infância – Por que investir em crianças de zero a 6 anos vai mudar o Brasil”, organizado pelas revistas VEJA e EXAME e apoiado pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, pela Funda­ción Femsa e pela United Way Brasil. O evento acontece nesta segunda-feira 25, em São Paulo, das 8h às 12h, com transmissão ao vivo pelos sites e páginas do Facebook de VEJA e EXAME.

Veja

Educadores devem aderir a novas práticas para atender aos jovens, diz especialista

A educação não pode ficar restrita ao espaço da escola, ao contrário, deve ser uma atribuição de toda a cidade. Mas o que as sociedades estão fazendo para corrigir os erros históricos desse processo? Os questionamentos estiveram presentes no debate "Cidades educadoras", durante o evento internacional Educação 360, nesta quinta-feira. Ao longo da discussão, educadores criticaram a segregação cada vez mais presente nas cidades contemporâneas e apontaram a distância entre a escola que existe atualmente e aquela que se espera para promover um ensino mais inclusivo.

O Globo

Debate do Educação 360 mostra como a realidade vira enredo para reportagens e novelas

O Globo

Filósofo francês defende educação global para enfrentar desafios do século XXI

O Globo

A educação como caminho para lutar contra a desigualdade

O Globo

Especialistas discutem rumos da educação em encontro internacional no Rio

EBC

Brasileiros levam prêmio inédito em Olimpíada Internacional de Tecnologia: 'Emocionante'

O engenheiro de Pilar do Sul (SP) Renato Rodrigues, de 30 anos, e o estudante de engenharia de controle e automação Fábien Oliveira, de 22 anos, foram os primeiros brasileiros a ganharem um prêmio na Olimpíada Internacional de Tecnologia e Inovação (ICC'2017) em Martigny, na Suíça. Os dois foram premiados em 17 de setembro por desenvolverem o projeto “Milênio Bus”, o qual alia a internet com o transporte público.

G1

Ministro da Educação apresenta ações do MEC em fórum nacional sobre educação

O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou na manhã desta sexta-feira, 22, em São Paulo, da abertura do primeiro Fórum Sobre Educação da XP Investimentos. O evento reúne palestras e apresentações de vários setores da educação brasileira e conta com a participação de grandes grupos que discutem educação superior e básica, voltados para mercado, qualidade e modelo ideal para educação no país. Esta é a primeira vez que a XP promove um debate sobre educação.

MEC

Outras do dia

Palestra sobre gênero em tradicional escola de SP cria polêmica

Uma palestra sobre gênero e sexualidade oferecida aos pais de alunos do Colégio São Luís, tradicional escola católica da capital, provocou polêmica nas redes sociais e fez a instituição de 150 anos ser alvo de críticas de internautas, que chegaram a organizar um abaixo-assinado online contra o evento. A repercussão levou o reitor do colégio, padre Carlos Alberto Contieri, a enviar uma carta aos pais, prestando esclarecimentos, mas ressaltando que a atividade seria mantida.

O Estado de São Paulo

Erundina critica Escola Sem Partido por tentar revogar título de Freire: “direita raivosa”

Autora do projeto de lei que transformou Paulo Freire em patrono da educação, a deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) criticou o movimento Escola Sem Partido por tentar revogar o título. “A direita raivosa da escola sem partido faz campanha para retirar de Paulo Freire o título de Patrono da Educação Brasileira”, criticou a deputada, em nota

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário