Notícias de Educação - 26/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Como no século 19: nossas salas de aula pararam no tempo

Modelo atual é o mesmo da Revolução Industrial, que replica o formato de uma fábrica. Ambiente precisa considerar o protagonismo compartilhado e a tecnologia
Carteiras enfileiradas, quadro-negro na frente, professor de pé discursando e alunos sentados escutando. A sala de aula como conhecemos na maior parte do mundo teve sua origem na era da Revolução Industrial: foi concebida com a ideia de aplicar o modelo das fábricas no ambiente escolar. Apesar das mudanças na sociedade durante esse período, o modelo permanece o mesmo – e pode não ser mais a melhor opção

Gazeta do Povo

Festival de robótica reúne escolas em desafios de turismo sustentável

Equipes de 39 escolas privadas e públicas trocaram experiências e participaram de desafios para solucionar problemas locais
Foram quase dez horas de viagem para chegar ao tão esperado desafio de robôs. A equipe Sputnik, formada por cinco alunos do Colégio Marista Sant’Ana, saiu da cidade gaúcha de Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, e percorreu mais de 600 km em um ônibus até Porto Alegre (RS). A distância só não superou os 2.129 mil km aéreos percorridos por um grupo de Brasília (DF), que também marcou presença no Festival Marista de Robótica.

Porvir

Avaliação

Os desafios a enfrentar no Enem e na Fuvest

Os 136 mil inscritos para a Fuvest - principal processo seletivo para a Universidade de São paulo (USP) - e os 6,1 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão em 2017 uma tarefa hercúlea pela frente, semelhante em alguns sentidos, diferentes em muitos outros. Apesar do conteúdo exigido em ambos ter se aproximado nos últimos anos, levando o Enem mais para perto da prova que pode garantir a entrada para a USP, os principais desafios em cada uma ainda são únicos.

O Estado de São Paulo

Nota cai, concorrência sobe

O Estado de São Paulo

Mudança de estratégia para encarar o Enem

O Estado de São Paulo

Medicina da USP: alunos da pública têm mais chances

O Estado de São Paulo

Sabatistas celebram provas só no domingo

O Estado de São Paulo

Gestão

Despesas com educação sobem três vezes mais que a inflação em 2017

As despesas com educação subiram quase três vezes mais do que a inflação oficial em 2017, mas, em São Paulo e em outras regiões do país, nem a crise derrubou o número de matrículas em escolas particulares. Pais de classe média geralmente agem como a Danielle, fazem qualquer sacrifício para manter os filhos na melhor escola possível.

JN

Só uma em cada cinco escolas abre aos fins de semana para a prática de atividades físicas e esportivas

Só 20,2% das escolas brasileiras abre, suas portas aos fins de semana para que os alunos e familiares possam usar as instalações para a prática de atividades físicas e esportivas. O dado foi elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e divulgado na tarde desta segunda-feira (25) no relatório "Movimento é vída: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas".

G1

Inclusão

MG: Secretaria de Educação inicia campanha para trazer jovens de volta a escola

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) promove, pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha VEM, uma das frentes da Virada Educação Minas Gerais, criada com o objetivo de trazer de volta para a escola o jovem em situação de evasão. A campanha é um chamamento para que os jovens que por algum motivo abandonaram a escola antes de concluir os estudos possam retornar em 2018.

Hoje em Dia

Leis e políticas

“O fato de o Estado ser laico não quer dizer que a nação seja ateia”

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) retomaram na última quinta-feira (21) a votação sobre como deve ser conduzido o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras. O tema entrou em debate em 2010 a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), a partir do entendimento que, ao privilegiar uma doutrina, o ensino religioso afronta o princípio constitucional da laicidade. Enquanto o tema esteve em pauta, várias organizações opinaram sobre o modelo em discussão. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) defendeu o ensino religioso confessional facultativo por permitir que os estudantes aprofundem conceitos sobre sua fé.

Gazeta do Povo

Proposta quer retirar o título de patrono da educação de Paulo Freire

Uma proposta legislativa apresentada no site do Senado quer retirar o título de patrono da educação de Paulo Freire. De autoria da estudante Stefanny Papaiano, apoiadora do Escola Sem Partido, a proposta tem como objetivo revogar a Lei 12.612, de 2012, que concedeu o título ao educador. A justificativa apresentada é que Freire é um filósofo de esquerda e que os resultados de seu método de educação são “catastróficos”, com fracasso, inclusive, nas avaliações internacionais.

Carta Educação

Opinião

Margem estreita

Não há nada de anormal no fato de o principal gasto com ensino ser para pagamento de pessoal, afinal, como destaca Mariana em sua análise, educação é mesmo um serviço intensivo em mão de obra e o Fundeb (fundo do governo federal que redistribui recursos de todos os entes por aluno) exige que ao menos 60% de suas verbas sejam aplicadas no pagamento de salários. O que há de preocupante na tendência de crescimento é a dúvida sobre a capacidade de municípios continuarem ampliando suas redes, sem sacrificar outros investimentos necessários em escolas e sem comprometer a estratégia de seguir avançando na necessária valorização salarial dos professores.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

Censo escolar embasa relatório de desenvolvimento humano do Pnud

Os dados do Censo Escolar, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ajudaram a fundamentar o Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano do Brasil 2017, lançado nesta segunda-feira, 25. Intitulado Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas, o documento é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud).

MEC

Técnico e Profissionalizante

Desempenho do Pronatec é avaliado na Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realizou audiência pública nesta segunda-feira (25) para avaliar o desempenho do programa Pronatec, que oferece cursos técnicos e de qualificação profissional de forma gratuita à população desde 2011. Durante o debate, o representante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Lucas Ferreira Mation, apresentou dados que mostram que apenas 30 a 40% dos inscritos no programa concluem sua formação. O representante do Ministério da Educação, Geraldo de Oliveira, esclareceu que, quando o aluno não completa pelo menos 20% do curso, nenhum recurso é repassado, e que, se o número de concluintes de uma turma não for maior que 85%, a instituição ofertante também não recebe o pagamento.

Senado

Profissionais da Educação

CE: Professor da rede municipal terá centro de formação e assistência

A Academia do Professor — centro de formação e assistência aos profissionais da rede municipal de ensino em Fortaleza — será entregue no primeiro semestre do próximo ano. Situado na antiga sede da Escola Brasil, no Centro, o equipamento deve consolidar o que o prefeito chama de “grande programa de qualificação de professores”.

O Povo

Eventos

Especialistas debatem desafios dos anos finais do fundamental

Os desafios dos anos finais do ensino fundamental são inúmeros. Para debater o que as escolas podem fazer para engajar e envolver os adolescentes, será realizado, nos dias 27 e 28 de setembro, em Brasília, o Seminário Internacional Desafios e Oportunidades para os Anos Finais do Ensino Fundamental no Brasil. O encontro também abordará as políticas públicas que podem suavizar a transição dos anos finais do ensino fundamental para o ensino médio e como os sistemas educacionais podem garantir uma aprendizagem equitativa.

MEC

Educação debate aprimoramento da legislação da aprendizagem profissional

A Comissão de Educação debate, nesta quinta-feira (28), a necessidade de atualização da legislação da aprendizagem profissional e o aprimoramento da política de inserção dos jovens no mercado de trabalho. A audiência está prevista para as 9h30, no plenário 10.

Câmara

Avanços na educação são apresentados durante evento empresarial em Pernambuco

Durante sua apresentação, Mendonça Filho citou algumas políticas públicas da pasta como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Alfabetização na Idade Certa. A reforma no ensino médio, que inclui a política de fomento à educação em tempo integral, a flexibilização curricular e o incentivo ao ensino técnico também foram destacados.

MEC

Outras do dia

SP irá dobrar número de profissionais para reduzir agressões em escolas

A Secretaria de Educação de São Paulo irá dobrar o número de mediadores nas escolas do Estado. Os profissionais são responsáveis por prevenir e intermediar conflitos nas unidades de ensino. Segundo o secretário José Renato Nalini, a ampliação foi uma demanda de professores e estudantes.

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário