Notícias de Educação - 29/setembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Plataforma gratuita apoia construção de soluções para ensino fundamental 2 e médio

Como conectar a educação aos interesses de adolescentes e jovens do século 21? Para auxiliar redes de ensino, escolas e gestores neste desafio, a plataforma Faz Sentido ganhou uma nova versão com orientações, ferramentas e guias práticos que ajudam a repensar as etapas do ensino fundamental 2 e médio.

Porvir

Quem foi Paulo Freire: herói ou doutrinador?

Durante muito tempo, Paulo Freire reinou quase absoluto como referência da educação brasileira. E, aparentemente, com alguns méritos. O maior deles foi a dedicação a corrigir um problema grave em seu tempo: os índices elevados de analfabetismo no Brasil, especialmente entre a população mais pobre. Hoje, entretanto, esse consenso começa a ser contestado. O componente ideológico de esquerda é parte significativa, talvez inseparável, do método do educador.

Gazeta do Povo

10 dicas para usar o tablet offline no ensino

Não é fácil trabalhar com os alunos tendo acesso a internet, ela tem muitos atrativos, já imaginou colocar os alunos para estudar com o tablet e depois perceber que cada um está em um site, aplicativo e rede social diferente? Isso realmente não dá certo, mas você não precisa deixar de usar o tablet em sala de aula, vamos mostrar aqui 10 dicas para usar o tablet offline no ensino.

Canal do Ensino

Histórias em quadrinhos melhoram autoestima de estudantes em escola de Minas Gerais

Propor a mudança de perspectiva das crianças sobre o território em que vivem, rompendo estigmas e fortalecendo a autoestima, é o objetivo de um projeto desenvolvido na escola municipal Anne Frank, em Minas Gerais. Com a ação, a escola localizada no bairro de Confisco, entre Belo Horizonte e Contagem, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos deste ano, na categoria Educação Formal.

MEC

(Vídeo) Qual é a idade certa para deixar meu filho mexer no celular?

A psicóloga Rosely Sayão fala sobre a utilização adequada das mídias sociais e da tecnologia na infância. Ela menciona que há vários estudos que estipulam uma idade correta para a entrada das crianças no mundo online. “A internet, com suas redes e tramas, é uma praça pública. Em seu uso, há riscos emocionais, psicológicos e risco do aprendizado de concepções que não são certas”, adverte Rosely.

Veja

Gestão

Educação e tributação mais justa reduziriam desigualdade, diz Piketty

Democratizar o acesso à educação de qualidade, para que quem estuda no ensino público também consiga bons empregos e salários mais altos, é uma das chaves, junto com um sistema tributário mais justo, para reduzir a desigualdade no Brasil, afirmou na noite de ontem o economista francês Thomas Piketty.

Valor

“A desigualdade em São Paulo não é falta de planejamento, é um projeto”

“O discurso de que o problema da desigualdade é a falta de planejamento é falácia”, afirmou Américo Sampaio, gestor de projetos da Rede Nossa São Paulo. Durante a Conferência Ethos 360°, ele apresentou dados do Mapa da Desigualdade da Cidade de São Paulo, realizado pela organização anualmente. O estudo mostra o acesso a serviços de educação, saúde e cultura nos 96 distritos da cidade em 41 indicadores. Américo demonstrou que as disparidades repetem um padrão: grande acesso na região central, mas pouco ou nenhum serviço público nos bairros de periferia. “Se faltasse planejamento, a desigualdade também seria caótica, mas ela não é. É ordenada, e o centro é uma ilha de privilégio”.

Época Negócios

SP: Governo lança plano tecnológico para Educação; mais de 5,4 mil escolas terão rede wi-fi

As mais de 5,5 mil escolas da rede estadual de ensino de São Paulo serão equipadas com sistema wi-fi e banda larga. A medida faz parte de um novo plano de tecnologia proposto pela Pasta e inclui a doação de 91 mil computadores às escolas, a aquisição de 16 mil notebooks e mudanças no programa Acessa Escola, atendendo mais de 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Médio.

SEE-SP

Governo de SP anuncia doação de computadores para escolas públicas

Folha de São Paulo

SP: Furto de fio deixa escolas sem aula em SP e causa prejuízo de R$ 1 mi

Uma onda de furto de fios em escolas tem preocupado a Secretaria Estadual da Educação (SEE) paulista. Em ofício interno, a pasta alerta para ao menos 142 ocorrências neste ano em todo o Estado, “que atingiram diretamente as atividades pedagógicas e administrativas de 109 escolas”. Desses episódios, 23 são reincidentes. O prejuízo é estimado em R$ 1 milhão.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Suspenso julgamento sobre idade mínima para criança entrar no ensino fundamental

O Supremo Tribunal Federal começou nessa quarta-feira o julgamento que vai definir a idade mínima para uma criança entrar no ensino fundamental. É uma ação declaratória de constitucionalidade proposta há dez anos pelo então governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli. O motivo é um artigo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação que determina que as escolas públicas só vão garantir vagas para crianças a partir dos seis anos. Esse trecho da lei tem sido questionado na Justiça, porque dificulta que crianças mais novas, e que já saíram da creche, consigam vagas na rede pública.

EBC

Governo está otimista em aprovação no Congresso de MP que mudou Fies

A secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães de Castro, afirmou nesta quinta-feira, 28, que o governo acredita “com otimismo” na aprovação no Congresso Nacional da medida provisória que altera as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Durante um congresso do setor de ensino privado em São Paulo, Maria Helena afirmou que o grande número de emendas propostas por parlamentares podem causar distorções no texto as quais, segundo ela, inviabilizariam o financiamento.

O Estado de São Paulo

Opinião

O drama das creches e a judicialização da educação no país

Aos poucos a educação também vai se judicializando – no município de São Paulo, o prefeito firmou na Justiça um compromisso para criar 85 mil matrículas até o final do mandato. De potencial solução, as creches se transformaram em desafio inatingível para a maioria dos prefeitos. Onde o trem descarrilhou?

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Finalmente, um ranking de Educação que olha para frente e para o futuro!

Não há mais dúvidas de que a Educação precisa mudar para atender as demandas do século 21, mas são raras as informações sobre o que tem sido feito de concreto nesse sentido. O novíssimo Índice Mundial da Educação para o Futuro, lançado semana passada, veio com a intenção de preencher essa lacuna. Elaborado pela The Economist Intelligence Unit, braço de inteligência da publicação britânica, o índice é primeira iniciativa internacional de avaliação da eficiência dos sistemas educacionais em relação às demandas do futuro.

O Estado de São Paulo

Uma em cada 5 escolas públicas do Brasil não tem ensino religioso

Há dois anos, o Ministério da Educação fez a consulta mais recente sobre o ensino religioso nas escolas públicas do País, nô âmbito da chamada Prova Brasil, que abarca todo o ensino fundamental. Dos 52.341 diretores que responderam aos questionários, apenas 3% informaram existir ensino religioso ligado a uma determinada crença. Em 20% dos estabelecimentos não havia nem mesmo aulas de ensino religioso.

Gazeta do Povo

Ensino religioso: segundo diretores, modelo ainda é pouco usado

O Estado de São Paulo

Secretaria de Estado de Educação do Rio vai manter ensino ‘não-confessional’

O Globo

O que muda com o ensino religioso em escolas? 8 perguntas e respostas

Uol

Ensino Superior

MEC autoriza criação de 127 cursos superiores privados

Foram criados cursos na área de saúde, como farmácia, fisioterapia, radiologia e odontologia. Foram autorizados também cursos de ciências contábeis, engenharia mecânica, veterinária, engenharia química, gestão ambiental, agronomia, pedagogia, redes de computadores e outros. As instituições autorizadas a implantarem os novos cursos estão nos Estados da Bahia, Paraíba, do Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Maranhão, Espírito Santo, Piauí, Amazonas, Ceará, de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

Terra

Profissionais da Educação

TO: Alunos voltam às aulas e Secretaria da Educação planeja reposição de aulas

Os alunos da rede municipal de Palmas que ficaram sem aula por causa da greve dos professores, voltaram a estudar nesta quinta-feira (28). A greve, que foi suspensa na última quarta-feira (26), durou 22 dias. Segundo a prefeitura, durante a paralisação, cinco escolas de um total de 72, tiveram um impacto maior.

G1

MG: Pimentel concede novo quinquênio da educação a 38 mil servidores

A Secretaria de Estado da Educação publicou nesta quinta-feira (28) a lista dos primeiros cerca de 38 mil professores e educadores que terão direito ao novo quinquênio de 5% nos salários. O valor, que será acrescentado ao salário mensalmente, é devido retroativamente a janeiro deste ano, segundo regulamentação por decreto editado na semana passada.

Estado de Minas

 

 

Voltar ao calendário