Notícias de Educação - 05/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Quatro dicas para trabalhar física na sala de aula

Diante do baixo percentual de escolas devidamente equipadas para as aulas experimentais, o professor de física Hercílio Córdova, da rede estadual do Rio de Janeiro, dá quatro dicas de como simples experimentos podem tornar os conteúdos teóricos da disciplina mais compreensíveis e envolventes para os alunos.

O Estado de São Paulo

Portugal inclui igualdade de gênero nas escolas em projeto experimental de currículo flexível

O ano letivo em Portugal começou, no mês passado, com uma novidade em 235 escolas públicas e privadas. Elas fazem parte do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, uma experiência pedagógica aprovada pelo Ministério da Educação que incluiu uma nova disciplina no currículo: cidadania e desenvolvimento. O governo português explicou que a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania prevê liberdade para as escolas definirem como vão distribuir as aulas ao longo do ano, e "possibilitando a realização de projetos interdisciplinares".

G1

Leis e políticas

Comissão proíbe escolas de cobrar taxa de reserva ou matrícula para garantir vaga

A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou o Projeto de Lei (PL) 2959/11, que proíbe as escolas de cobrar taxa de reserva ou de matrícula antes da prestação dos serviços educacionais, para garantir a vaga do aluno no ano letivo seguinte. A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Novas regras para o Fies serão votadas na próxima terça-feira em comissão mista

Deputados e senadores devem votar na próxima terça-feira (10) o relatório da Medida Provisória 785/17 que estabelece novas regras para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), na comissão mista que analisa a matéria. Parlamentares presentes à reunião desta quarta-feira (4) criticaram a inclusão do ensino a distância entre as modalidades do Fies e a cobrança imediata do financiamento após a conclusão do curso — hoje, o prazo de carência é de 18 meses. As mudanças foram incluídas no parecer do relator da proposta, deputado Alex Canziani (PTB-PR).

Câmara

Câmara de SP aprova instalação de chip em uniforme de escola municipal

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta quarta-feira (4) um projeto de lei que determina a instalação de chips eletrônicos nos uniformes de escolas municipais de ensino fundamental para controle de presença dos alunos. Como a aceitação dos vereadores foi em segunda votação, agora o projeto de lei segue para sanção do prefeito João Doria (PSDB).

Folha de São Paulo

Opinião

De togas, ternos e batinas: a presença religiosa na Educação pública

O recém e equivocado parecer da primeira turma da Suprema Corte a respeito do Ensino Religioso confessional nas escolas públicas traz à tona um importante debate há tempos relegado a um território arenoso. Setores conservadores vêm ocupando esse território e movendo-se nele com destreza e naturalidade, enquanto progressistas desconfortáveis diante de sua instabilidade evitamos adentrar em seu núcleo, circundando não mais que suas margens.

Carta Capital

EAD

Universidade da Argentina oferece 9 cursos de graça a distância

A Universidade Austral da Argentina oferece através da plataforma Coursera 9 cursos que de graça que podem ser feitos a distância de qualquer lugar do mundo.

Canal do Ensino

Ensino Superior

Professores da USP criticam método de avaliação da Capes

Docentes da pós-graduação em História Econômica da Universidade de São Paulo (USP) criticaram a avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que deu nota 2 ao curso há duas semanas. A métrica da Capes vai de zero a sete e, se o mestrado ou doutorado obtiver notas 1 ou 2, um processo para o seu descredenciamento é aberto, o que inclui perda de bolsas para os alunos.

O Globo

Professores da Uerj aderem oficialmente à greve nesta quarta

Professores da Uerj decidiram pela adesão oficial da categoria à greve, nesta quarta-feira (3), em assembleia na Capela Ecumênica do Campus Maracanã. Até esta quarta, os professores assumiam ou não a paralisação de forma independente, de acordo com seus departamentos. Segundo a Associação de Professores da Uerj (Asduerj), quase 500 docentes estavam presentes e a greve foi mantida por ampla maioria favorável à medida.

G1

Crise no Rio: professores da Uerj entram em greve pela segunda vez no ano

iG

Unicamp aprova corte em gratificação a professores

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou o corte de 30% nos valores de todas as gratificações não incorporadas pagas a professores, pesquisadores e funcionários. O reitor Marcelo Knobel afirma que a medida vai levar a uma economia de R$ 15 milhões ao ano. A instituição deve encerrar 2017 com um déficit orçamentário de R$ 290 milhões - 14,2% a mais do que no ano anterior.

O Estado de São Paulo

Professor cria paródias musicais para dar aulas em curso de direito

Em duas faculdades da Paraíba, a estratégia é usada pelo docente para ensinar linguagem e argumentação jurídica, conceitos introdutórios e direito da infância e da juventude

Porvir

Profissionais da Educação

Formação de docentes em exercício é desafio para países do Mercosul

Gestores do Setor Educacional do Mercosul (SEM) iniciaram um ciclo de reuniões, nesta terça-feira, 3, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. Na reunião da Comissão de Formação Docente, realizada nesta terça-feira, 3, os representantes apresentaram os desafios comuns dos países do Mercosul: atrair talentos e formar docentes em exercício.

Capes

Eventos

4º Fórum Nacional de Educação e Inovação conclui: Brasil precisa mudar a forma de ensinar para chegar ao século XXI

Propor melhorias na educação para preparar uma sociedade mais justa e um país próspero foi o objetivo da 4ª edição do Fórum Nacional de Educação e Inovação. A revolução do conhecimento, o avanço das tecnologias, a formação e capacitação dos professores e uma educação baseada em pesquisa e inovação foram os temas debatidos durante o evento

Exame

Outras do dia

O suicídio do reitor para quem prisão foi ultraje e sentença de morte

Acadêmico de Santa Catarina faz de morte ato de protesto contra quem o investigava. Episódio alimenta debate sobre supostos excessos da PF e da aplicação da detenções.
O desfecho trágico do acadêmico natural de Tubarão, filho de uma costureira e de um operário da Companhia Siderúrgica Nacional, havia sido conhecido no dia anterior. Eram 10h30 quando funcionários do popular Beiramar Shopping de Florianópolis ligaram para a Polícia Militar para informar que um homem havia se jogado do alto da escada rolante. Viaturas da polícia, dos bombeiros e do IML (Instituto Médico Legal) se deslocaram para o local. A área foi isolada. O corpo não pode ser identificado - o rosto havia ficado desfigurado com a queda. No bolso da calça estava a carteira de habilitação do reitor, que o identificou, e um bilhete: “Minha morte foi decretada no dia da minha prisão”. Cancellier vestia uma camiseta da UFSC.

El País

Aluno é pego colando e agride o professor em universidade de BH

Na última segunda-feira (2), um professor de direito, de 31 anos, foi agredido por um aluno, de 42, porque foi flagrado enquanto colava em uma prova. O caso aconteceu na Faculdade de Minas (Faminas), no bairro Vila Clóris, ao lado da Estação Vilarinho, região de Venda Nova.
Segundo informações da Polícia Militar, durante a prova, aplicada para a segunda turma do 10º período do curso de direito, o professor viu o aluno colando e teria dito, respeitosamente, que iria recolher e anular a avaliação dele.

Hoje em Dia

Em universidade federal, doutorado sobre orgias gays tem “participação especial” de autor

Volta e meia, as universidades públicas brasileiras produzem monografias, dissertações e teses sobre temas pouco ortodoxos. Mas, mesmo nesse contexto de inventividade, uma pesquisa de doutorado feita na UFF (Universidade Federal Fluminense) se destaca. A tese de Victor Hugo de Souza Barreto, do Departamento de Antropologia, estudou orgias homossexuais no Rio de Janeiro.

Gazeta do Povo

Autor de doutorado sobre orgias gays atribui críticas a “preconceitos”

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário