Notícias de Educação - 10/outubro/2017

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Sala de aula

Por que a tecnologia deve ter mais destaque na Base?

Certamente, um estudante de ensino médio não teria dificuldade na hora de colocar em ordem crescente uma lista de quatro números. No entanto, como ele resolveria o mesmo problema se tivesse que organizar cem ou até mil itens? Como encontrar o algoritmo por trás dessa estratégia? Para Leila Ribeiro, coordenadora da Comissão de Educação Básica da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), o caminho para solucionar esse desafio pode estar no pensamento computacional, um habilidade que, apesar de essencial para compreender o mundo atual, ainda precisa ser incorporada com maior ênfase na terceira versão da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Porvir

Conheça as opiniões de líderes religiosos sobre o ensino confessional nas escolas

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a oferta do ensino religioso confessional nas escolas públicas permite que continue havendo, nas aulas de religião, o conteúdo de apenas uma crença, promovida por religiosos de uma fé específica — o que gerou um forte debate na sociedade civil. Para compreender a posição de religiosos sobre o ensino confessional, O GLOBO ouviu representantes de cinco crenças distintas, de católicos a muçulmanos.

O Globo

Avaliação

Com 70% de isentos, Enem conta com verba federal

O aumento na taxa de inscrição, no número de pagantes e a mudança de consórcio para aplicação da prova não foram suficientes para que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não precisasse contar ainda com dinheiro da União. Mas, por outro lado, fez com que o tesouro federal gastasse menos em relação aos últimos anos. A dificuldade por trás desta já complicada equação é que novos fatores surgiram na edição deste ano.

O Globo

Escola Sem Partido divulga modelo de ação contra “respeito a direitos humanos” no Enem

Há três meses, o Escola Sem Partido iniciou uma batalha judicial contra a regra do Enem que prevê nota zero caso a redação não respeite “os direitos humanos”. Mas, sem uma resposta favorável da Justiça até agora, a entidade optou por um caminho alternativo: publicou modelo de petição que pode ser replicado por qualquer candidato Brasil afora.
O argumento do Escola Sem Partido é de que a regra da redação dá margem para seleção de candidatos por critérios puramente ideológicos.

Gazeta do Povo

Mais de 300 pessoas vão fazer o Enem usando nome social neste ano

Nos dias 5 e 12 de novembro, 303 pessoas vão usar o nome social para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O atendimento é destinado a participantes transexuais e travestis – pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente em consonância com sua identidade de gênero.

EBC

Gestão

Como jovens tentam transformar o ensino público sem depender só do governo

Com a vontade de levar educação de qualidade a todos, jovens enxergam nas ferramentas tecnológicas uma arma poderosa para a transformação

Época

Ato em Brasília mostra 'efeito dominó' dos cortes de verbas da educação federal

Professores e pesquisadores de universidades federais fizeram um "ato cenográfico" nesta segunda-feira (9) em frente ao Congresso Nacional, em Brasília, para protestar contra os cortes nos orçamentos das instituições, e de outros órgãos ligados a ciência e tecnologia. Na ação, livros gigantes foram derrubados em "efeito dominó" para mostrar o impacto dos cortes em áreas como saúde e meio ambiente.

G1

MEC lança nova página de certificação de entidades

O Ministério da Educação lança, nesta segunda-feira, 9, a nova página de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Educação (Cebas-Educação). O espaço foi reformulado para garantir maior transparência ao processo de certificação e orientar melhor as entidades sobre os procedimentos para a obtenção do certificado. O objetivo é dar amplo conhecimento à sociedade sobre a possibilidade de usufruir das bolsas de estudo oferecidas por meio de instituições de ensino que recebem a certificação.

MEC

Leis e políticas

Brasil deve reduzir desigualdades na educação para cumprir metas, diz estudo

A redução das desigualdades entre as regiões brasileiras no acesso e na qualidade da educação é um dos principais desafios do país para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030. A análise é de um estudo da Fundação Abrinq, lançado hoje (10), que analisa os objetivos relacionados à educação e ao trabalho.

IstoÉ

Opinião

Sobre a ‘aprovação automática’

Os resultados dos estudos podem variar um pouco, mas em geral contam a mesma história: os ciclos são eficazes na redução da evasão escolar e não causaram queda na qualidade do ensino. Mas tampouco pode-se concluir, pelo conjunto de evidências desses trabalhos, que a política melhorou o desempenho dos alunos (apenas o trabalho de Fernandes e outros apontou algum impacto positivo). A progressão continuada, portanto, não resolve o problema da baixa qualidade do ensino (quem dera fosse tão simples assim) e há muitas críticas a serem feitas pela forma como foi implementada em várias redes.

O Globo

Somente a Realidade da Educação Pública

O fato é que não podemos avaliar situações atípicas e que uma escola reflete bem a gestão que está sendo executada. O importante é percebermos que todo investimento em educação será sempre a longo prazo, assim sendo, cabe a nossos gestores e/ou educadores fazerem um benchmarking das escolas que fazem sucesso para que assim, possam também evoluir, mas estes mesmos educadores devem perceber que cada escola tem a sua especificidade e que nem toda ação deve ser vista como uma regra.

Gestão Universitária

Estatística, pesquisas e estudos

Analfabetismo no NE acima de 15 anos é dobro da média do país, diz estudo

Mais de 16% da população do Nordeste acima de 15 anos é analfabeta, mostrou um estudo da Fundação Abrinq baseado em números do Pnad 2015 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e apresentado nesta terça-feira (10). No entendimento da fundação, este e outros números regionais da educação brasileira podem dificultar que o país alcance as metas assumidas em 2015 nos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas).

Uol

Qualidade da educação estadual em SP tem queda nos últimos anos

Pesquisa do Instituto Locomotiva contratada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) aponta queda de qualidade da educação pública estadual na percepção de professores, pais e mães, alunos e da população em geral. Estudo qualitativo com base em cerca de 650 entrevistas nas principais cidades do Estado mostra que, no geral, 75% das pessoas ouvidas entendem que as escolas estaduais pioraram nos últimos anos.

Valor

Compare as mensalidades de 1.104 escolas privadas de São Paulo

Confira abaixo as mensalidades de 1.104 escolas particulares de São Paulo. É possível filtrar as instituições por localização (região e distrito) e nível de ensino (fundamental 1 e 2 e ensino médio).

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Conselho universitário se reunirá para definir processo de sucessão da reitoria da UFSC

O Conselho Universitário (Cun) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convocou para esta terça-feira (10) uma sessão extraordinária para definir o processo de sucessão da reitoria da UFSC, após o afastamento e morte do professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

G1

‘Protagonismo tensiona escola médica’, diz professora da FMUSP

Para ela, os desafios vão desde a formação de professores até a prática nos hospitais, com integração entre alunos de diferentes áreas e até entre funcionários que não estão ligados diretamente à Saúde. “A humanização tem de começar da porta, no momento em que se chega ao hospital”, diz a professora

O Estado de São Paulo

Pós-graduações miram Medicina mais humanizada

O Estado de São Paulo

Pós-graduações levam em conta dor e cuidados paliativos

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Para que os professores realmente façam diferença

Comemorado no próximo domingo, 15 de outubro, Dia do Professor suscita uma série de reflexões que nossas autoridades educacionais insistem em não fazer.
Mais uma rodada de evidências – desta vez apresentada pela empresa de consultoria McKinsey – comprova a importância do professor para explicar o desempenho escolar dos alunos. Usando dados de países da OCDE e do Brasil, o estudo reafirma e acrescenta algumas nuanças ao que já era conhecido: aprendem mais os alunos cujos professores usam bem o tempo lecionando, e aprendem menos os alunos cujos professores ficam fazendo muitas “atividades”.

Veja

Eventos

Comissão de Educação avalia critérios para oferta de cursos do Pronatec

O aperfeiçoamento dos critérios usados pelo Ministério da Educação para a oferta de vagas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi um dos principais pontos debatidos pelos especialistas que participaram, nesta segunda-feira (9), de audiência pública da Comissão de Educação Cultura e Esporte (CE). A audiência foi realizada para embasar o relatório que a comissão vai fazer dentro da proposta de analisar políticas públicas, no caso, o tema escolhido para 2017 foi o Pronatec.

Senado

Outras do dia

Série de vídeos aborda o direito ao brincar

Promover o brincar como linguagem essencial da infância, pela qual meninos e meninas se desenvolvem integralmente. Esse é o objetivo da série de vídeos “Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar”, lançada pelo Centro Marista de Defesa da Infância.

Carta Educação

 

 

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