Notícias de Educação - 20/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Educação financeira também é assunto para a garotada

Em período de crise econômica, é fundamental os pais ensinarem os filhos sobre a importância de controlar o orçamento e conter os gastos. E o mês das crianças, quando a garotada apresenta uma lista de presentes que gostariam de ganhar - muitos deles com valores acima do permitido pelo orçamento familiar, é uma boa oportunidade para pais e responsáveis discutirem um tema atual e de extrema importância: a educação financeira.

O Globo

Crianças brasileiras e croatas compartilham experiências por videoconferência

Para promover uma imersão cultural, professora de Campinas organiza intercâmbio virtual com alunos de outro país.
"Através de uma rede global educadores, uma professora Croata concordou em fazer parte da nossa atividade. Após uma semana de negociação para adequação das agendas, fizemos uma videoconferência Brasil-Croácia."

Porvir

Tempo integral estimula criatividade do professor e novos projetos enriquecem ensino

Na ampliação das horas dentro dos muros escolares, um novo perfil de professor surge. O incentivo ao ensino em tempo integral, proposto pelo Ministério da Educação para preencher lacunas na aprendizagem, permite a eles um exercício pleno da profissão, com mudanças cruciais e qualitativas, que vão desde a possibilidade da dedicação exclusiva, ao espaço para o desenvolvimento de projetos inovadores que potencializem a prática de um ensino atento às mudanças sociais.

MEC

Mapas mentais fazem sucesso entre vestibulandos

Não existe receita mágica para passar no vestibular. É necessário estudar (e muito) para conseguir superar a acirrada concorrência e garantir a vaga. Mas existem jeitos de estudar que podem facilitar a memorização das matérias. Uma maneira que tem feito sucesso na geração que não sai das redes sociais são os mapas mentais. O conceito é simples: trata-se de um resumo gráfico de conteúdos específicos. Coloridos e visualmente atraentes, não só ficam muito bem publicados no Instagram, como podem aumentar em até quatro vezes a curva de aprendizagem.

O Estado de São Paulo

Escola transforma lanche do recreio em teste de honestidade

A honestidade pode ser estimulada desde cedo – até mesmo na hora do recreio. É assim em uma escola de Curitiba. Nos intervalos da Escola Atuação, os alunos do 6º ao 9º ano compram o lanche sem qualquer supervisão. Basta deixar o dinheiro em uma caixinha, pegar o produto em outra e, se for o caso, retirar o troco. Não há supervisão.

Gazeta do Povo

Projeto fotográfico mapeia escolas pelo olhar de alunos

Quem melhor para retratar o cotidiano escolar do que os próprios alunos? Com essa máxima, um educador do litoral de São Paulo teve a ideia de mapear escolas de todo o país a partir do registro fotográfico de crianças e adolescentes. Para mostrar como eles se relacionam com o local onde estudam, o professor Márcio Motta criou o projeto “Minha Escola no Mapa”, que apresenta a fotografia como uma ferramenta de expressão social.

Porvir

Gestão

'Educação deve preparar para enfrentar problemas'

Para fechar o abismo entre ensino superior e necessidades do mercado, o pesquisador de neurociências Pedro Calabrez defende a reforma estrutural das universidades. Mas alerta aos jovens: a graduação continua indispensável.
Em diversos campos existe um abismo entre o que se ensina e o que é exigido no mercado. É comum ouvir que o aprendizado no Brasil é “on the job”. Ou seja, aprende-se mais trabalhando do que na faculdade.

O Estado de São Paulo

Inclusão

Cotas: UFPR não é obrigada a matricular aluna que já possui diploma

Uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou o recurso de uma aluna que questionava a regra da universidade.

Gazeta do Povo

Quase 80% dos brasileiros rejeitam banheiro para transgêneros em escolas

A instalação de banheiros unissex para atender alunos que se identificam como transgêneros em instituições como a PUC-SP e a Universidade Federal do Tocantins gerou controvérsia e deixou a impressão de que a população está dividida quanto ao assunto. Mas um levantamento do Paraná Pesquisas, feito com exclusividade para a Gazeta do Povo, mostra o contrário: praticamente oito em cada dez brasileiros é contra a instalação de banheiros unissex para atender as demandas de estudantes transexuais em escolas.

Gazeta do Povo

Lideranças indígenas pedem ao MEC mais recursos para educação nas aldeias

Representantes de etnias indígenas de dez estados brasileiros entregaram hoje (19) para o Ministério da Educação (MEC) e Ministério Público Federal (MPF) um documento em que defendem a aplicação de recursos para melhorar a qualidade da educação direcionada a esses povos.
O assunto foi discutido no 3° Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena, realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB).

EBC

Estatística, pesquisas e estudos

Formados em direito têm os maiores salários entre as 10 carreiras mais procuradas no Sisu, aponta levantamento

A expectativa de salário e a progressão do valor na carreira são aspectos visados por vestibulandos no momento de escolher uma profissão. A remuneração de pessoas formadas em direito disparam na frente das carreiras dos 10 cursos com maior número de matrículas e formados, de acordo com pesquisa feita pela empresa de ciência de dados IDados. O curso também apresenta maior progressão financeira: do salário inicial para o médio da carreira, o crescimento é de 195%.

G1

Ensino Superior

MEC autoriza contratação de 1.900 professores e servidores para as universidades federais em 2018

O Ministério da Educação autorizou a contratação de 1.900 professores e servidores para as universidades federais em 2018. A lista com as instituições que receberão os novos profissionais foi publicada em portaria no Diário Oficial da União desta quinta-feira (19).
De acordo com o texto, a efetivação da ampliação de vagas dependerá do orçamento do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

G1

Em meio a mudanças, universitários optam por alternativa ao Fies

Com inadimplência de 46,4% e um rombo de 32 bilhões de reais em 2016, segundo o Ministério da Educação (MEC), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem gerado insegurança entre os estudantes, muitos deles endividados, como mostrou reportagem de VEJA. Além disso, mudanças no programa federal, como redução no valor máximo financiado, dificultam a adesão dos estudantes de cursos caros como medicina, por exemplo.

Veja

41% dos graduados com Fies têm comprometimento de renda acima do ideal

Uol

Estudantes formados comprometem 20% da renda para pagar dívida do Fies

Brasil Escola

Uerj lança frente em defesa da educação pública

Professores, funcionários e estudantes realizaram protesto nesta quinta-feira em defesa da educação pública. O ato, que aconteceu na UERJ- Universidade Estadual do Rio de Janeiro, marcou o lançamento da Frente Nacional em Defesa das Instituições Públicas de Ensino Superior.

EBC

Educação fiscalize emissão de diplomas de pós-graduação no ES

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) recomendou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) que, em 180 dias, fiscalize irregularidades no fornecimento de diplomas de pós-graduação em 20 municípios capixabas, especialmente em relação à carga horária deferente da inserida nos históricos dos estudantes.

G1

Profissionais da Educação

MEC anuncia nova política de formação de professores e gera críticas de educadores

Especialistas afirmam que pasta não detalhou proposta e deixou de lado pontos fundamentais
Na tentativa de atacar o alto índice de docentes sem formação adequada no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) apresentou ontem o que chamou de Política Nacional de Formação de Professores. Na prática, entre outras medidas, o novo projeto acaba com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que passa a ser o Programa de Residência Pedagógica, anunciado ontem com 80 mil bolsas de estágio em escolas de educação básica para estudantes de licenciaturas em 2018. O MEC não detalhou o que diferencia o novo programa do anterior, disse apenas que se trata de uma “modernização” do Pibid. Especialistas criticaram a falta de clareza e de propostas que ataquem problemas estruturais, como a falta de atratividade da carreira de professor.

O Globo

Parte dos professores da Faeterj está sem salário há dois meses

Parte dos 120 professores da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faeterj) está há dois meses sem receber. A situação da faculdade foi debatida hoje (18) em audiência pública organizada pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

EBC

Outras do dia

Alunos enfrentam 'maratona' no Ártico para ter aulas com 'melhor professora do mundo'

MacDonnell venceu neste ano o prêmio anual Global Teacher Prize, promovido pela Varkey Foundation.
Há seis anos, MacDonnell ensina em uma comunidade indígena do Ártico chamada Salluit, a segunda comunidade indígena localizada mais ao norte do Canadá.
MacDonnell criou uma série de programas para seus alunos levando em conta suas áreas de interesse – de cozinha a mecânica.

BBC

 

 

Voltar ao calendário