Notícias de Educação - 24/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Denúncia de alunos, religião e literatura: o que as escolas usam para combater o bullying

Estratégias de combate ao bullying podem ser adotadas desde a educação infantil até o ensino médio em escolas do Brasil, conforme exemplos encontrados pelo G1. O objetivo é incentivar que as crianças e jovens falem sobre seus sentimentos, denunciem práticas abusivas e desenvolvam noções de tolerância.

G1

O que o caso da Escola Goyases nos ensina sobre Bullyng?

Carta Educação

Goiânia, 2017: precisamos falar sobre bullying

Veja

Como enfrentar o bullying e a violência nas escolas?

Veja

Sem fiscalização, lei antibullying engatinha no País

O Estado de São Paulo

Quais os tipos e funções das avaliações escolares?

O fato é que, ainda hoje, muitas escolas adotam como formas de avaliação as provas e, em alguns casos, o visto no caderno. Mas, será que isso é o suficiente para avaliar o nível de aprendizagem de uma turma? Ou até mesmo avaliar que determinados métodos de ensino estão sendo suficiente para alcançar os verdadeiros objetivos da educação em nosso país.

Canal do Ensino

Gestão

Relatório da Unesco alerta para responsabilidade compartilhada na educação

Um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) alerta governos, escolas, professores, pais e atores privados de que a educação precisa ser uma responsabilidade compartilhada. Segundo o documento, a culpa desproporcional sobre qualquer ator em relação a problemas educacionais sistêmicos pode ter sérios efeitos colaterais negativos, além de ampliar a inequidade e prejudicar a aprendizagem.

EBC

Relatório aponta que 264 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola, diz Unesco

G1

Bônus por desempenho a professores não melhora educação, conclui Unesco

Folha de São Paulo

Governo diminui em 29% verba destinada à construção de creches e pré-escolas

Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), obtidos com exclusividade pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação mostram que o governo federal reduziu a verba destinada à construção de creches e pré-escolas, e à aquisição de equipamentos, em cidades de 16 estados e do distrito federal. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) disse não haver irregularidades na execução do Orçamento.

G1

Municípios usam verba exclusiva para educação em outras áreas

Prefeituras de 19 estados ganharam na Justiça o direito de receber quase R$ 100 bilhões do governo federal para serem usados exclusivamente na educação. Mas tem prefeito querendo dar outro destino ao dinheiro.

JN

Leis e políticas

STJ divulga entendimentos da corte sobre salário-educação e Funrural

O Superior Tribunal de Justiça disponibilizou nesta segunda-feira (23/10) quatro novos temas na Pesquisa Pronta. Um dos assuntos destacados aborda Direito Previdenciário. Ao analisar a possibilidade de tratar o salário-educação como salário in natura, o STJ entende que, embora tenha valor econômico, o auxílio não deve ser considerado remuneração do trabalhador, pois constitui investimento na qualificação de empregados e não retribui o trabalho efetivo.

ConJur

Educação aprova bolsa de estudo para filho de PM morto em serviço

A Comissão de Educação aprovou a concessão de bolsa de estudo para os dependentes dos policiais e bombeiros militares do Distrito Federal que falecerem no exercício da profissão ou em razão dela. Os detalhes do benefício serão definidos em regulamento posterior. As despesas correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

Câmra

SP: Proposta de chip em uniforme escolar viola Marco Civil, diz camara-e.net

Um novo projeto de lei aprovado pela Câmara de SP no início do mês que prevê a instalação de chips nos uniformes dos alunos de escolas municipais da capital paulista viola o Marco Civil da Internet, segundo a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Segundo o presidente da entidade, Leonardo Palhares, a proposta também viola a Consituição e invade a intimidade dos estudantes.

IDG Now

Opinião

Educação: investimento na democracia

O investimento na educação básica é primordial para formarmos cidadãos preparados e conscientes que serão determinantes no estabelecimento de uma sociedade harmônica, próspera e sustentável. Este provavelmente é o melhor retorno que podemos ter dos impostos que pagamos: viver em uma nação com baixa criminalidade, com mais oportunidades e maior desenvolvimento tecnológico.
Este salto de qualidade o Brasil ensaia, sem sucesso, há décadas, e só vai realmente se materializar quando a educação for tratada como um ativo da sociedade.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Maioria dos alunos do Ensino Médio trocaria parte das disciplinas comuns por técnicas

É comum entre os jovens chegar ao Ensino Médio e ainda não ter decidido qual carreira seguir. No entanto, o sonho de alguns deles não é entrar para a faculdade, mas sim, fazer um curso técnico e se preparar para o mercado de trabalho. Uma pesquisa feita pelo movimento Todos Pela Educação revelou que 76% dos alunos brasileiros que cursam o Ensino Médio estão dispostos a trocar um terço das disciplinas comuns por técnicas.

Diário do Nordeste

Profissionais da Educação

Laboratório prepara professor para usar tecnologia e metodologias inovadoras

Um espaço para o professor compartilhar ideias, aprender na prática e sair pronto para mudar a dinâmica de sua própria sala de aula. Assim é o EfeX (sigla para Espaços de Formação e Experimentação em Tecnologias para Professores), o laboratório de criatividade voltado à formação continuada que teve sua primeira unidade inaugurada na última segunda-feira, 16, na FURB (Universidade Regional de Blumenau), em Santa Catarina (SC). A iniciativa é resultado de uma parceria entre o CIEB (Centro para Inovação da Educação Brasileira), a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e a universidade.

Porvir

Professores em greve no RS bloqueiam entrada de coordenadorias de educação

A greve dos professores da rede pública estadual do Rio Grande do Sul chegou nesta segunda-feira (23) à oitava semana, com manifestações em frente às Coordenadorias Regionais de Educação (CRE). Nesta segunda-feira (24), professores em greve decidiram impedir a entrada de funcionários nas sedes, em reação à medida do governo de transferir os estudantes para escolas que não estão em greve.

G1

Eventos

“Vão estudar”, diz viúva de Paulo Freire em manifestação em SP

Cerca de 250 pessoas participaram nesta segunda-feira de um ato em defesa do educador Paulo Freire na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. A manifestação teve a presença da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) e de Ana Maria Araújo Freire, viúva do pedagodo falecido em 1997, além do ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. O ato foi uma resposta à proposta apresentada no site do Senado que pede a revogação da lei que institui Paulo Freire patrono da educação brasileira.

Gazeta do Povo

"Matemática está em tudo": disciplina é foco de semana de eventos em todo o País

Durante essa semana, cerca de duas mil instituições de mais de mil cidades brasileiras serão palco de 100 mil atividades que acontecerão em homenagem à Semana Nacional de Ciência e Tencologia (SNCT), que teve início em todo o Brasil nesta segunda-feira (23). O tema do evento, neste ano, é o uso da matemática no dia a dia.

iG

MEC realiza seminário sobre educação técnica no Mercosul

Com a proposta de apresentar experiências bem-sucedidas e promover a interação da educação profissional no Mercosul, teve início nesta segunda-feira, 23, o 1º Seminário Perspectivas Globais e Regionais em Educação Profissional e Tecnológica no Âmbito do Setor Educacional do Mercosul (SEM). O evento é promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e segue até 25 de outubro, em Brasília.

MEC

Outras do dia

Violência impede mil alunos de estudar por dia no Rio; escola onde aluna morreu lida com tiroteios

Quase todos os dias a cena se repete. Um tiroteio começa, professores e alunos saem correndo da sala de aula, se agacham e esperam no corredor, visto como o local mais seguro por colocar mais uma parede entre eles a possibilidade de uma bala perdida entrar pelas janelas. Isso quando a escola abre. Em média, mil alunos por dia de 439 unidades escolares municipais não puderam nem ir à escola na cidade do Rio de Janeiro desde o começo do ano letivo de 2017 por conta da violência.

Uol

Adolescente ateia fogo a escola após ser repreendido por professor no AC

Dois jovens, um de 14 e outro de 19 anos, foram detidos após incendiarem uma escola pública em Feijó (AC), a cerca de 340 km da capital Rio Branco.
Interrogado pela polícia, o menor de 14 anos disse que ateou fogo à escola porque havia sido repreendido por um professor após chegar na sala de aula atrasado e muito suado após jogar futebol.

R7

Estudos? Graduação em maconha

A legalização da maconha é realidade em cada vez mais países. Este psicotrópico gerou uma indústria que no ano passado trouxe ganhos de 6,8 bilhões de dólares nos Estados Unidos e vários estudos pesquisam há muito tempo suas propriedades medicinais. Neste sentido, a Universidade do Norte de Michigan (NMU, em sua sigla em inglês) criou uma carreira de quatro anos focada no estudo da planta, seus usos e seus efeitos.

El País

 

 

Voltar ao calendário