Notícias de Educação - 26/outubro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Destaque

Mais da metade dos alunos de 8 anos da rede pública tem conhecimento insuficiente em matemática e leitura, diz MEC

Um total de 55% dos alunos de 8 anos que estão no final do 3º ano do ensino fundamental nas escolas públicas brasileiras tem conhecimento insuficiente em matemática e leitura, segundo dados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) 2016, divulgados pelo Ministério da Educação nesta quarta-feira (25).

G1

MEC anuncia Política Nacional de Alfabetização para reverter estagnação na aprendizagem

MEC

54% dos alunos que deveriam estar alfabetizados têm problemas para ler

Uol

Mais da metade das crianças no 3º ano não sabe fazer conta de adição e subtração

O Estado de São Paulo

No Brasil, aluno de 8 anos tem dificuldade em ler e fazer contas simples

iG

Nas escolas públicas, 54,7% têm nível inadequado de alfabetização

Gazeta do Povo

Mau desempenho de alunos de 8 anos reforça plano de alfabetizar mais cedo

Folha de São Paulo

Sala de aula

Inovação: como aliar a tecnologia ao aprendizado?

A tecnologia integrada à proposta pedagógica está contemplada na estratégia 7.12 do Plano Nacional de Educação (PNE). A estratégia preconiza o uso dos recursos tecnológicos para melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem. Ao mesmo tempo que há inúmeras vantagens no uso da tecnologia junto à Educação, também existem os desafios.

O Estado de São Paulo

Brinquedo educativo na sala de aula: aprendizado e diversão

A brincadeira pode ir além da diversão com os brinquedos educativos que podem ser usados nas salas de aula pelos professores em seus projetos pedagógicos e pelos pais também. Os brinquedos podem ajudar muito as crianças no seu aprendizado e desenvolvimento.

Canal do Ensino

Os smartphones estão nos deixando cada vez mais distraídos. O que fazer?

Cada vez mais especialistas apontam os problemas da chamada "Crise dos Smartphones", que deixou as pessoas mais viciadas e distraídas e menos produtivas.
A cada dia, fica mais claro que os smartphones estão deixando as pessoas mais estúpidas. Essa é a maneira mais direta de falar. De modo mais pontual, os smartphones são cada vez mais viciantes e distrativos. Como resultado, está cada vez mais difícil as pessoas prestarem atenção no que estão fazendo.

IDG Now

Avaliação

Justiça suspende regra que pune “desrespeito aos direitos humanos” na redação do Enem

A Justiça Federal suspendeu nesta quarta-feira a regra do Enem que prevê a punição de candidatos que desrepeitem os direitos humanos na redação da prova. Por 2 votos a 1, a 5ª turma do Tribunal do Regional Federal da 1ª região, em Brasília, atendeu a um pedido da Associação Escola Sem Partido.
O relator, Carlos Moreira Alves, não acolheu exatamente o argumento da associação, que alegava possibilidade de eliminação de candidatos por divergência ideológica. Em vez disso, ele levou em conta a desproporcionalidade da punição.

Gazeta do Povo

'Mães no Enem': projeto reúne voluntárias para cuidar de filhos de candidatas durante as provas

Um projeto vai conectar babás voluntárias e mães inscritas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que não têm com quem deixar os filhos enquanto fazem as provas. As interessadas em participar como voluntárias ou utilizar o serviço devem mandar e-mail para mãesnoenem@gmail.com até o 1º de novembro. O projeto é exclusivo para mulheres e sem fins lucrativos.

G1

Gestão

TOTVS investe em aplicativos para o setor de educação

Desde a popularização dos smartphones, os aplicativos se tornaram recursos que simplificam a vida de todos, pois servem para pagar contas, conversar com os amigos, pedir um táxi ou, até mesmo, assistir um filme. Pensando no ambiente acadêmico, os apps também podem ser utilizados para facilitar a comunicação, proporcionar mais segurança e simplificar processos. Ciente disso, a TOTVS apresenta duas novidades: o eduCONNECT e o TOTVS Saída Inteligente by Filho sem Fila.

IP News

Positivo lança aplicativo para ajudar estudante na escolha da profissão

Escolher a futura profissão e um curso universitário na maioria das vezes não é uma tarefa fácil. Felizmente, há várias maneiras de facilitar a escolha da futura profissão.
Para auxiliar ainda mais quem tem dúvidas sobre o seu futuro profissional, os cursos de psicologia e engenharia da computação da Universidade Positivo, desenvolveram um aplicativo chamado Quiz Profissões.

Estudo Prático

Leis e políticas

MEC quer auxiliares nas classes para melhorar alfabetização

Para reverter o quadro de estagnação na alfabetização de alunos, o Ministério da Educação anunciou hoje (25) algumas medidas que constarão na Política Nacional de Alfabetização. Entre as medidas, assistentes passarão a trabalhar em conjunto com os professores titulares em sala de aula para ajudar na alfabetização dos alunos. No Brasil, existem cerca de 200 mil turmas de 1° e 2° anos do ensino fundamental. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a política representará um conjunto de iniciativas que envolverá a Base Nacional Comum Curricular, a formação de professores, o protagonismo das redes e o Programa Nacional do Livro Didático. Por meio da política, será criado também o Programa Mais Alfabetização, com o intuito de atender, a partir de 2018, 4,6 milhões de alunos.

Terra

Para cumprir lei, Brasil precisa construir 25 bibliotecas por dia até 2020

Além de ter de construir 25 bibliotecas por dia, o Brasil vai ter de formar, pelo menos, oito vezes mais bibliotecários até 2020, para obedecer a lei aprovada, em 2010, que prevê a universalização das bibliotecas no país. Os dados são do Movimento Todos pela Educação.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

De notas baixas a depressão na vida adulta, as marcas do bullying em agredidos e agressores

Casos de bullying no ambiente escolar são mais comuns do que se pensa. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 7,4% dos 2,6 milhões de estudantes que cursaram o 9º ano do ensino fundamental em 2015 - algo em torno de 195 mil alunos - afirmaram ter sofrido bullying por parte dos colegas.
Entre os que se sentiram humilhados, os principais motivos de chacota foram a aparência do corpo (15,6%) e do rosto (10,9%).

BBC

Bullying: nem sempre é possível remediar

Carta Educação

Ensino Superior

Juiz determina suspensão de arrestos para o pagamento de servidores da Uerj

O desembargador Francisco José de Asevedo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça Rio de Janeiro, suspendeu nesta quarta-feira (25) os efeitos de decisões tomada por ele mesmo, no dia 5 e 18 deste mês, que determinava arrestos nas contas do estado que, somados, passavam de R$ 84 milhões. O dinheiro seria usado para o pagamento do 13º salário de 2016 de funcionários ativos da Universidade do Estado do RJ, a Uerj.

G1

Eventos

Elas na Matemática

O Comitê de Mulheres na Matemática (CWM) da União Internacional de Matemática (IMU) lançou chamada para financiamento de eventos em 2018. Cada iniciativa poderá receber até 3 mil euros. O objetivo é apoiar: a) Eventos com o propósito de estabelecer e/ou fortalecer redes regionais e continentais de mulheres em Matemática. b) Escola aberta a todos, mas só com mulheres como palestrantes e/ou mini-cursistas.

Ponto.com

Outras do dia

O péssimo boletim escolar do gênio considerado pai da computação

Literatura inglesa: regular. Francês: escrita muito fraca, com erros básicos fruto de trabalho apressado. Redação: muito grandiloquente para suas habilidades. Matemática: promissor, mas precisa colocar suas repostas no papel de forma inteligível e legível.
O boletim, de 1929, é de Alan Turing, uma das mentes mais brilhantes do século 20

BBC

 

 

Voltar ao calendário