Notícias de Educação - 06/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Destaque: ENEM

Enem teve música dos Racionais MC's, Chico Buarque e até Barbie

Candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 5, começaram a comentar questões da prova pelas redes sociais.

O Estado de São Paulo

Alunos reclamam de questões longas e do tema da redação

R7

Enem '100% humanas' tem textos longos e dificuldade média, dizem professores

G1

Sem Marx, mas com Duvivier e Racionais, Enem evita questões polêmicas

Gazeta do Povo

Prova de português do Enem foi do popular ao erudito e trouxe até rap

Uol

Belo Monte, escravidão e Palestina são cobrados no Enem

Terra

Enem 2017 tem iluminismo, futurismo, Belo Monte, Aristóteles e participação da mulher na política

G1

O ENEM 2017 em números

Universia

Enem tem 30,2% de ausentes e queda brusca de candidatos eliminados

Folha de São Paulo

Redação do Enem é sobre desafio para educação de surdos

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acabou de divulgar, assim que teve início a prova, às 13h30, que a redação deste ano será sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O tema, como era esperado, envolve um debate sobre direitos humanos e inclusão social.

O Estado de São Paulo

Redação do Enem pega candidatos de surpresa

O Estado de São Paulo

Proposta específica da redação do Enem pode levar aluno a fugir do tema, dizem professores

Uol

Discutir a inclusão educacional será desafio a candidatos do Enem, dizem especialistas

O Estado de São Paulo

“Sob influência da decisão judicial, INEP optou por tema não ideológico”, diz coordenador do Escola Sem Partido

Gazeta do Povo

Enem pede direitos humanos em redação sobre educação de surdos

Folha de São Paulo

Educação para surdos, tema da redação do Enem, viraliza em memes nas redes

Uol

'Pode haver sensibilização'

O Estado de São Paulo

Cármen Lúcia nega pedido da PGR e da AGU para zerar redação que ferir direitos humanos

G1

Não se combate intolerância social no Enem com mordaça, diz Cármen

R7

MEC diz que acata decisão do Supremo e que não vai anular redação contrária aos direitos humanos

G1

“Não queríamos criar um ambiente de instabilidade”, diz ministro sobre redação do Enem

Gazeta do Povo

Nota do Enem seleciona 57,7% dos alunos do ensino superior público

Mais da metade dos alunos (57,7%) já utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingressar no ensino superior público do País. Isso é o que mostram os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC) sobre o setor, de 2016. A prova passou a ser adotada como vestibular em 2009 e, ano a ano, conquista mais adesão entre faculdades públicas e privadas.

O Estado de São Paulo

Custo por candidato que vai prestar Enem tem redução de 3,5%, diz Inep

Uol

Em 2009, novo Enem revolucionou o acesso às universidades

Veja

Greve de professores no RS preocupa alunos que farão Enem sem previsão de conclusão do ensino básico

G1

Professores oferecem próprias casas para alunos da Rocinha não perderem Enem

Uol

Na trilha da excelência

Um levantamento inédito mapeia onde estão e quem são os alunos que costumam figurar no topo — uma turma seleta de estudantes que estão no 1% das notas mais altas da prova. A pesquisa feita pelo IDados, instituto de análises estatísticas que acompanha o sistema de ensino brasileiro, confirma uma incômoda sensação de injustiça: as vagas mais cobiçadas do ensino superior vão para os jovens de maior poder aquisitivo egressos das escolas mais caras da região mais desenvolvida do país. Apesar de iluminar tanta desigualdade, o levantamento permite enxergar no detalhe o caminho da excelência, as boas escolas e a fórmula de sucesso dos estudantes, artigos raríssimos.

Veja

Enem criou caminho próprio e virou influência para vestibulares

Uol

Enem: estudante confessa que pai trocou casa por vaga

Um estudante da Universidade Federal de Goiás confessou à Polícia Civil que seu pai trocou uma casa por sua vaga no curso de Medicina. O aluno prestou depoimento em 19 de julho e suas revelações serviram de base para a Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil na segunda-feira.

Veja

Polícia identifica 18 estudantes em agenda de fraudador do Enem

R7

Sala de aula

Bons exemplos pelo mundo

Instituições estrangeiras de ponta apostam em espaços físicos que valorizam a convivência, formação completa de professores e currículo diversificado. O que as escolas brasileiras podem aprender com essas experiências?

IstoÉ

Tecnologia pode ajudar o Brasil a dar um salto na educação

Um exemplo de uma escola modesta de Pernambuco mostra o poder que tablets e internet rápida, junto com novos modelos pedagógicos, têm no estímulo ao saber
“O professor tem de ser o elemento central de qualquer política pública para levar tecnologia para as escolas. Se ele percebe que a infraestrutura não é adequada ou que a tecnologia não vai facilitar seu trabalho, ele não vai utilizar as ferramentas”, diz Olavo Nogueira Filho

Exame

Por que os professores querem mais tecnologia?

Ao contrário do que acreditam aqueles que dizem que os professores serão substituídos por robôs, o papel dos docentes continua e continuará sendo essencial
O Movimento Todos pela Educação e parceiros publicaram, recentemente, os resultados da pesquisa “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia em sala de aula?”. As conclusões mostram revelações importantes

Porvir

Tecnologia na sala de aula

Métodos inovadores que incorporam equipamentos, aplicativos e celulares tornam a aprendizagem mais interativa e proporcionam intensa troca de conhecimento entre professores e alunos

IstoÉ

O futuro da inteligência artificial na Educação

O relatório Intelligence Unleashed, elaborado pelo grupo britânico Pearson, mostra que a utilização de recursos de inteligência artificial na Educação tem avançado a passos largos. No mundo inteiro, cada vez mais escolas e universidades lançam mão das máquinas inteligentes para aprimorar o ensino e o aprendizado.
Há vários exemplos de iniciativas bem-sucedidas nessa área em diferentes cantos do planeta. No Brasil é possível encontrar algumas poucas experiências bem-sucedidas nesse sentido, geralmente em escolas de elite. Mas gostaria de salientar uma que acontece na rede pública, onde acredito que a tecnologia poderá ser muito transformacional.

O Estado de São Paulo

“80% do que se aprende nas aulas de matemática não serve para nada”

Conrad Wolfram (Oxford, 1970) avalia que nós temos um problema com a matemática. Ninguém está satisfeito: os estudantes acham que é uma matéria difícil e desinteressante, os professores se sentem frustrados com os resultados de seus alunos e os governos sabem que ela é importante para a economia, mas não sabem como atualizar os currículos escolares. “Vivemos em um mundo cada vez mais matemático, mas o seu ensino está estancado”, avalia Wolfram, físico e matemático formado pela Universidade de Cambridge e fundador da Computer Based Math, uma empresa focada na revisão do ensino da matemática que lançou há dois anos o seu programa piloto numa parceria com o Governo da Estônia.

El País

Os desafios da alfabetização nas escolas públicas

Alfabetizar as crianças na idade adequada, meta 5 do Plano Nacional de Educação, tem sido um desafio histórico para a Educação Básica. Os resultados – mais uma vez insatisfatórios – da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgados na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC), reforçam o quadro de estagnação. De acordo com um levantamento do Todos Pela Educação, se o Brasil não romper a trajetória atual, serão necessários 76 anos para equiparar o nível de leitura de todos os alunos.

O Estado de São Paulo

7 ferramentas digitais que ajudam na alfabetização

Nova Escola

Professores youtubers: conheça os canais que democratizam a educação

(...) Jhosen não é o único que gosta de estudar com auxílio da tecnologia. Segundo dados do YouTube, 65% dos usuários procuram a plataforma quando querem aprender: todos os dias, conteúdos educativos têm 500 milhões de visualizações. São assistidos por quatro vezes mais tempo do que vídeos fofos de gatinhos.

Galileu

A vez da educação bilíngue

Um colégio bilíngue não se limita a dar aulas de uma segunda língua. Na verdade, é formatado para oferecer disciplinas normais, como História e Ciências, em outro idioma que não o português. O currículo segue as diretrizes do Ministério da Educação. A indicação das instituições é de que as crianças comecem na educação bilíngue já na alfabetização, e cada escola estabelece quais momentos focará em cada idioma.
Entre educadores e pais, existe uma preocupação sobre o risco de submeter os jovens a um aprendizado precoce, o que poderia confundir seu raciocínio e desenvolvimento cognitivo, mas diversos estudos fizeram esse receio cair por terra mostrando que há uma série de benefícios no contato com outro idioma desde cedo. Talvez o maior empecilho atualmente seja o preço das mensalidades: na maioria das escolas, valores nos anos iniciais ultrapassam R$ 2 mil.

IstoÉ

Professora resgata tradição e usa pipa para ensinar geometria

A brincadeira serviu de estratégia para engajar adolescentes do nono ano do ensino fundamental em uma escola de Brasília (DF)

Porvir

Gestão

Campeã em educação, Finlândia agora exporta seu modelo

Se a educação ajudou a transformar a Finlândia numa economia menos dependente de recursos naturais e cada vez mais voltada para o conhecimento, agora ela deverá ajudar o país — que celebra em 2017 o centenário de sua independência — a dar outro salto. Se todo o mundo olha para a Finlândia como um exemplo, por que não vender suas melhores lições para quem quiser comprar?

Exame

O que é e como criar um Projeto Político Pedagógico?

Um dos instrumentos para colocar as metas do PNE em prática na comunidade escolar é o chamado Projeto Político Pedagógico ou PPP. Porém, muitos gestores escolares têm muitas dúvidas sobre o assunto e muitas escolas o utilizam apenas de forma burocrática como um documento obrigatório da instituição de ensino.
Mas, o Projeto Político Pedagógico vai muito além de ser um documento, é uma ferramenta de planejamento e acompanhamento das atividades e alcança a dimensão pedagógica, comunitária e administrativa da instituição de ensino.

Canal do Ensino

Somos Educação conversa com Kroton, mas negocia aquisições

A Tarpon, controladora da Somos Educação, segue buscando alternativas para a companhia de ensino básico. Enquanto negocia a venda do ativo para a Kroton, conversa com outras empresas sobre aquisições. Assim, a Somos tenta ser um agente consolidador do setor ao mesmo tempo em que busca um comprador. No mercado, comenta-se que a venda para a Kroton estaria “emperrada”. Entre os motivos estão opções de ações detidas por administradores da Somos, no valor de R$ 23, enquanto que o papel da empresa está cotado em cerca de R$ 19.

O Estado de São Paulo

Pare, respire, relaxe. Um projeto que manteve o equilíbrio mental da escola

Estamos na reta final do ano letivo, e várias preocupações rondam nossas cabeças. Temos tanto para pensar, organizar e fazer que fica difícil manter o equilíbrio e a saúde mental. Apesar de tudo, por incrível que pareça, estou muito cansada fisicamente, mas me sinto bem. E sei que muito desse bem-estar vem do apoio proporcionado pela parceria entre a escola onde trabalho e uma universidade.

Noca Escola

Aos 65 anos, instituto de matemática luta para melhorar formação e reduzir barreiras de gênero

O horror à matemática é um traço cultural significativo no Brasil. Não por acaso, o país tem um dos piores desempenhos no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) justamente nesta disciplina. O curioso é que este mesmo País abrigue o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), considerado um centro de excelência no ensino da matéria, comparável a algumas das mais importantes universidades do mundo, como Princeton, Stanford, MIT e Harvard.

O Estado de São Paulo

Inclusão

Como o modelo educacional prejudica as notas de alunos negros, segundo este estudo

Alunos negros possuem desempenho escolar inferior ao de alunos brancos, mesmo quando estudam na mesma escola e são submetidos à mesma grade curricular ao longo do tempo. O resultado, que foi descrito por economistas em estudo publicado pela FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, aponta a discriminação racial no ambiente escolar e a alta rotatividade de professores como fatores explicativos para a diferença de desempenho entre negros e brancos.

Nexo

Cresce número de alunos com deficiência matriculados em escolas regulares

A matrícula de pessoas com deficiência em escolas regulares cresce anualmente desde 2008. Dados recentes do censo escolar apontam para quase 800 mil estudantes registrados em unidades educacionais com perspectiva inclusiva no ano passado. Seria isso um sinal de consenso? Ainda não. Aumento é uma resposta positiva a meta 4 do PNE, mas especialistas alertam: ainda há muitos jovens fora da escola.

Gazeta do Povo

Comissão da OAB aposta em educação para combater intolerância religiosa

Instruir para prevenir. Algumas das grandes apostas da reformulada Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB/RJ são medidas educativas em escolas. Diante do aumento de denúncias, principalmente os recentes ataques a terreiros de umbanda e candomblé no estado, os 15 advogados que recém-ocuparam a comissão estão em fase de desenhar propostas efetivas que articulem órgãos públicos e privados em torno da causa.

Extra

Leis e políticas

Deputado petista propõe mensalidades em universidades públicas. Mas a ideia durou pouco

A Proposta de Emenda à Constituição 366/2017, apresentada por ele (Andrés Sanchez, PT-SP) em 5 de outubro, prevê que “o pagamento dos custos do ensino superior ministrado nos estabelecimentos oficiais” será “proporcional ao nível socioeconômico do estudante”. O texto assegura a gratuidade para quem fez o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular.
Mas a proposta não durou muito: a liderança do PT na Câmara anunciou que vai recolher assinaturas para retirar a proposta de tramitação.

Gazeta do Povo

Investir em educação aumenta a riqueza de um país? Nobel de Economia responde

Diversas discussões políticas, mesmo as mais polarizadas e divergentes, concordam sobre uma pauta: investir em educação é saudável para os países. Tal noção foi efetivamente sistematizada pela primeira vez no trabalho do economista vencedor do Nobel em 1979, Theodore Schultz. Ele analisou os efeitos da educação na capacidade de produção agrícola e, consequentemente, em toda a economia, trazendo a resposta para a seguinte questão: investir em educação aumenta a riqueza de um país?

G1

Opinião

Bolsa Família adota ciência comportamental para educação financeira

Com mais de 40 milhões de beneficiários, o Bolsa Família é um dos maiores programas de transferência de renda do planeta. Mas ao lidar com parcela vulnerável da população, o programa percebeu a importância de entender melhor o processo de decisão financeira. E mais, usar ciência comportamental para ajudar, e não atrapalhar.

Convergência Digital

Para onde vai a educação?

Mais uma avaliação da educação e mais uma constatação do desastre educacional. As crianças não sabem ler, não sabem escrever e pouco sabem das mais básicas operações matemáticas. E nas redes sociais, políticos e organizações educacionais discutem gênero, família e outros temas transversais. Não vejo um congresso, um simpósio, um evento que discuta resultados de pesquisas pedagógicas, psicológicas ou educacionais. Não temos a SBPC, nem as pesquisas piagetianas de Araraquara ou do Gempa...Não temos experimentos educacionais relevantes como o método psicognético ou montessoriano. Tudo que restou foram “ideias bacanas no Facebook”.

O Povo

A Educação está mesmo indo bueiro abaixo?

Um palhaço de sorriso maligno. A imagem do palhaço do filme de terror, It – A Coisa. Uma vibe macabra. Jovens entrando em bueiros ou túmulos como se enfeitiçados ou emburrecidos. O equivalente a entrar pelo cano?
Essa é chamada que a SEEDUC (Secretaria Estadual de Educação) faz para o início das matrículas para o ano letivo de 2018. A propaganda foi divulgada nas redes sociais, dia 31 de outubro.
A imagem me deu uma angústia. Uma sensação de morte. De fim. De desastre. Em se tratando da qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro, não deixa de ser, não é mesmo?

Extra

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil elimina disparidades entre homens e mulheres na educação e na saúde, mas política e economia derrubam país em ranking global

O Brasil é um dos países mais igualitários do mundo quando o assunto é o acesso de homens e mulheres à educação e saúde, mas figura entre aqueles onde mais imperam disparidades de gênero nos campos político e econômico.
A conclusão faz parte do "The Global Gender Gap Report 2017", um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial nesta quinta-feira, que revela o tamanho da desigualdade em 144 países e aponta quais seriam os ganhos com a reversão desse quadro.

BBC

EAD

Educação a distância segue em expansão no Brasil

A educação a distância (EAD) tem crescido em ritmo acelerado no Brasil. Entre 2014 e 2015, o ensino presencial cresceu 2,3%, enquanto a modalidade EAD aumentou 3,9%, segundo o último Censo da Educação Superior. E a previsão, segundo pesquisa feita pelas empresas Sagah e Educa Insights, é que o ensino a distância corresponda a 51% do mercado nos próximos cinco anos. O crescimento do setor tem suas razões.

Exame

Técnico e Profissionalizante

SP vai testar em escola técnica modelo inspirado na reforma do ensino médio

Um novo modelo de ensino integrado à educação profissional será testado em colégios técnicos (Etecs) do Estado de São Paulo a partir do 1.º semestre de 2018. O formato é baseado na reforma do ensino médio, em andamento no País. De caráter experimental, o projeto prevê carga horária menor do que a dos cursos do atual Ensino Médio Integrado ao Técnico (Etim), também oferecido pelo governo estadual. Há menos horas de disciplinas do currículo comum, como Física, Sociologia e Português. Responsável pelo ensino técnico estadual, o Centro Paula Souza (CPS) diz que a experiência deve ampliar a oferta de vagas.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Mercado enxerga formação insuficiente nas principais profissões

Apesar de os indicadores do MEC considerarem que apenas um pequeno número de IES e alunos têm um desempenho abaixo do satisfatório, os resultados de exames de conselhos de classe apontam para um problema generalizado de estudantes que terminam os cursos superiores sem os conhecimentos básicos para exercer suas profissões.

Gazeta do Povo

O que é possível comprar com as anuidades das faculdades particulares

São poucos aqueles que fazem uma projeção de retorno do valor gasto com a faculdade, baseada no salário estimado para os primeiros anos de carreira.
Saber em quanto tempo o diploma se paga é importante para escolher a instituição de ensino superior – cujas mensalidades variam muito de uma escola para outra.

Veja

Profissionais da Educação

O professor do futuro

Enquanto as escolas incorporam novas tecnologias de ensino para criar experiências que transcendam a tradicional aula expositiva, cabe aos docentes entender e superar os desafios dos alunos para manter o interesse no aprendizado

IstoÉ

Paulo Freire: não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino

Nas últimas duas décadas, o Brasil conseguiu ampliar o acesso à escola para a maioria das crianças e adolescentes. No entanto, ainda estamos longe de assegurar a todos o direito a uma Educação efetivamente de qualidade. Dificilmente o País conseguirá responder a esse desafio sem promover mudanças na estrutura, organização e, principalmente, nas práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. É na sala de aula, na relação entre educadores e estudantes, que a aprendizagem ocorre.
Nesse sentido, a formação de professores (inicial ou continuada) constitui-se como tema de extrema importância para as políticas públicas

O Estado de São Paulo

Eventos

Brasil reforça alinhamento com educação mundial

Em Paris (França), a secretária-executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, reuniu-se com o ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, para um balanço sobre a educação em Portugal e no Brasil. O encontro foi realizado durante a 39ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), evento do qual a secretária participa, junto a representantes de todos os 195 países membros da organização.

MEC

Outras do dia

Brasileira vence concurso de doutorados contados em videoclipes da revista Science

A pernambucana Natália Oliveira foi uma das vencedoras de um concurso da revista Science, uma das mais importantes publicações da área do mundo, que pediu a cientistas que explicassem suas teses de doutorado em videoclipes dançantes.
A brasileira ganhou na categoria Química e foi eleita a "escolha do público". Seu vídeo foi de longe o mais visto dentre os 12 finalistas da competição, com 78% de todas as visualizações.

BBC

‘Economia Feminista’: em breve em uma universidade perto de você

Se você ainda não ouviu falar em “economia feminista”, se prepare, porque economistas de esquerda, organizações políticas e grupos ativistas estão promovendo esse conceito como o próximo campo de batalha dos direitos das mulheres.
Porque condenar cantadas e “masculinidade tóxica” em termos culturais não são suficiente, elas agora têm como alvo políticas de governo e instituições que consideram opressivas e discriminatórias contra mulheres.

Gazeta do Povo

Universidade federal tem especialização em “Gênero e Diversidade na Escola”

Questões sobre gênero, no entanto, não são exigências da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) desde abril, quando o MEC retirou as menções às expressões de sua base curricular.
Para Jean Marie Lambert, doutor em Ciências Políticas, a especialização é um claro indício de que as universidades brasileiras defendem questões de gênero. “A ideologia de gênero reina no meio acadêmico”, critica.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário