Notícias de Educação - 10/novembro/2017

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Sala de aula

José Pacheco e a escola sem aula:“Prova não serve para nada”

José Pacheco era apenas mais um professor da Escola da Ponte, em Aveiro, Portugal, quando se inquietou com o fato de que muitos de seus alunos pareciam não progredir. Ao lado de duas colegas, ele idealizou um experimento radical: uma escola sem classes, turmas ou séries. Hoje, quatro décadas depois, a Escola da Ponte ganhou fama internacional – embora o método não seja um consenso. No Brasil desde que se aposentou, há cerca de cinco anos, Pacheco já plantou algumas sementes: o projeto Âncora, em Cotia (SP), foi um deles. Em Brasília, onde mora e se dedica à implementação de uma nova escola (”o projeto mais avançado do mundo”). Criador de um método pedagógico sem séries ou turmas (e que permanece controverso após quatro décadas), o português quer espalhar suas ideias pelo Brasil.

Gazeta do Povo

Avaliação

Mudanças na aplicação do Enem reduziram o número de candidatos eliminados

O número de eliminações no primeiro dia de prova deste ano foi bem menor do que no ano passado, quando 3,9 mil pessoas foram eliminadas no primeiro dia e 4,7 mil no segundo dia. O principal motivo das eliminações em 2016 (44,3%) foi a falta de marcação do tipo de prova recebida. Neste ano, como foi usada a prova personalizada, com os cadernos de questões identificados com nome e número de inscrição do participante, não foi preciso marcar o tipo de prova recebida.

EBC

Inep vai corrigir prova de candidato que esquecer frase do caderno do Enem

Os participantes que se esqueceram de transcrever a frase do caderno de questões para o cartão-resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terão as suas provas corrigidas. A decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, foi divulgada nesta quinta-feira (9).

iG

Gestão

Creche boa faz bem à criança

Os grandes pesquisadores do desenvolvimento infantil tiveram o mérito de mostrar que bons estímulos dados desde muito cedo são decisivos para os passos seguintes na vida. Do panteão acadêmico ao cotidiano doméstico, uma nova pesquisa feita pelo Ibope a pedido da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), voltada para a primeira infância, mostra que pais e mães estão cada vez mais cientes disso no Brasil, em todas as faixas de renda. O levantamento, de cobertura nacional, mostra que 70% reconhecem a importância de estabelecer um vínculo forte com a criança e de dedicar a ela cuidados que extrapolem o básico — alimentação, saúde e rotina. Também se encontram ali dados que ajudam a sanar uma dúvida recorrente: botar ou não o filho pequeno na creche? Resposta: se a creche for boa, sim.

Veja

Série do JN mostra retrato da educação básica na rede pública

O Jornal Nacional vai mostrar um retrato da educação básica na rede pública de ensino. É um balanço dos problemas e também a chance de conhecer exemplos de eficiência.
“Uma das características mais fortes da educação brasileira é a desigualdade”, disse a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

JN

Inclusão

Redução de 'novos surdos' e evasão explicam tema da redação do Enem

Tema da redação do Enem, o "desafio da formação educacional de surdos" foi ilustrado na prova com um gráfico indicando uma queda de matrículas entre esse público –algo que nem o Ministério da Educação soube explicar.
Agora, tabulações feitas pela Folha nos microdados do censo escolar jogam luz sobre o que de fato ocorreu. Mostrando uma redução de 23% no universo de estudantes surdos de 2011 a 2016, o gráfico dá a entender que esse público estaria deixando a escola.

Folha de São Paulo

Jovens surdos ficam acuados em escola com medo de chegar ao ensino médio

Folha de São Paulo

Câmara da Unicamp dá aval para propostas de cotas étnico-raciais e criação de vestibular indígena em 2019

A Câmara Deliberativa do Vestibular da Unicamp aprovou, nesta quinta-feira (9), as propostas para implementação das cotas étnico-raciais, reserva da vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a criação de um exame para indígenas, a partir de 2019. Elas foram elaboradas por um grupo presidido pelo coordenador executivo da Comvest, José Alves de Freitas Neto, e unidades de ensino.

G1

Veja algumas práticas inspiradoras para promover a inclusão

Mais do que ter um espaço físico adaptado ou garantir a participação dos estudantes com deficiência nas atividades cotidianas, a inclusão é fundamental para que todos aprendam a respeitar as diferenças. Uma Educação verdadeiramente inclusiva não isola o aluno com deficiência, mas garante que todos tenham os mesmos direitos. Quando alunos, professores e funcionários entendem a importância de acolher o outro, conseguem levar esse olhar empático para fora dos muros da escola.

Nova Escola

Leis e políticas

Conselho analisa 500 sugestões antes de fechar versão final da Base Nacional Curricular, que será votada em dezembro

Desde abril, quando foi divulgada pelo Ministério da Educação, a terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental recebeu mais de 500 contribuições da sociedade. Mas, segundo Rossieli Soares da Silva, secretário de Educação Básica do MEC, nem todas serão levadas em consideração.

G1

Religião nas escolas pode constar em texto final da base comum curricular

EBC

MEC sinaliza ajustes na Base de Português, Educação Infantil e Ensino Religioso

Nova Escola

MEC reconhece alterar base curricular, mas afirma que prazo está mantido

Folha de São Paulo

Base Nacional Comum Curricular entra na reta final com aperfeiçoamento da terceira versão

MEC

Escolas de São Paulo discordam de Base Nacional Curricular Comum

Escolas particulares de ponta em São Paulo dizem que não vão seguir a parte de alfabetização da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) caso não haja mudanças. O texto atual é considerado “ultrapassado” porque induziria as escolas a alfabetizar dando importância ao treino das letras e à memorização. A terceira versão da BNCC está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) desde abril e deve ser votada em dezembro.

O Estado de São Paulo

Câmara inclui na LDB a pedagogia da alternância para jovens do campo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (8) proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei 9.394/96) para incluir expressamente a pedagogia da alternância entre as metodologias adequadas à clientela da educação do campo.

Câmara

Opinião

A tirania do médio

Os seres humanos não se encaixam perfeitamente num único molde, mas somos o tempo todo descritos, classificados e selecionados de acordo com padrões pré-estabelecidos, principalmente nas escolas.

O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Entenda o que muda nas regras do Fies

A reformulação das regras para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi aprovada pelo Senado nesta quarta-feira 8. A Medida Provisória (MP) segue agora para a sanção do presidente Michel Temer, e muda o perfil do programa de crédito para os estudantes do ensino superior. Entenda o que muda com o novo regulamento.

Carta Educação

Profissionais da Educação

Educação inicia greve por tempo indeterminado em Cabo Frio, no RJ

Profissionais da Educação de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, iniciaram nesta quinta-feira (9) greve por tempo indeterminado para cobrar pagamentos atrasados. A rede pública tem 87 unidades escolares e 32 mil alunos, mas o Sepe Lagos não informou a adesão dos profissionais à greve para saber quantas escolas estão sem aulas.

G1

Outras do dia

Federal será investigada por usar recursos públicos em Centro de Difusão do Comunismo

A existência de um centro de propagação do comunismo na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) motivou a instauração de um inquérito policial aberto a pedido do Ministério Público Federal.
O argumento é de que o Centro de Difusão do Comunismo (CDC) está "utilizando recursos públicos da Ufop para divulgação e realização de eventos de cunho comunista, contrariando ordem judicial."

Gazeta do Povo

Sem consentimento dos pais, escolas de Delaware deixam estudantes escolherem raça e gênero

“Meninos brancos logo poderão se identificar como meninas negras em Delaware.” Assim começou como uma das últimas colunas de Todd Starnes, do Fox News, relatando o que os pais provavelmente desejam que fosse uma notícia falsa. Infelizmente essa realidade pode se tornar opcional para crianças nas escolas públicas de Delaware.

Gazeta do Povo

 

 

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