Notícias de Educação - 14/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Curso online apresenta metodologia da Escola da Ponte em 4 semanas

Com início no próximo dia 20 de novembro, o curso Fazer a Ponte apresenta a professores e demais interessados em questões que movem a educação os conceitos trabalhados na Escola da Ponte, em Portugal, que há 40 anos chama a atenção de especialistas do mundo todo ao oferecer uma metodologia alternativa de aprendizagem.
Com coordenação do professor Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, as aulas são ministradas por docentes da equipe da instituição portuguesa.

Porvir

Escolas estimulam habilidades que preparam para a vida real

(...) Ser capaz de analisar bem as informações e de ter pensamento crítico e saber resolver problemas, que Ricardo está aprendendo com esse projeto, são apenas duas das sete habilidades que Tony Wagner lista como fundamentais para o jovem chegar preparado aos mercados de trabalho e empresarial. As outras cinco são: colaboração entre redes, agilidade e adaptabilidade, curiosidade e imaginação, comunicação eficaz e empreendedorismo.

O Tempo

São Paulo vai pôr criatividade e empatia no currículo

As escolas municipais de São Paulo ensinarão a partir de 2018 as chamadas habilidades socioemocionais, que incluem criatividade, empatia e abertura à diversidade, por exemplo. O Estado teve acesso à parte introdutória do novo currículo da rede que está sendo finalizado pela Secretaria de Educação. Não haverá uma aula à parte para essas competências; elas devem permear todas as disciplinas já tradicionais da escola.

O Estado de São Paulo

Assustadora, ela está nas coisas mais simples da vida: a matemática

Mais de 4,5 milhões de candidatos fizeram, no domingo (12), a segunda etapa das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, questões de ciências exatas, como a matemática.
Ela tem fama de difícil e, por isso mesmo, talvez seja uma ciência injustiçada, vítima de muito preconceito, porque a matemática, tão temida pela complicação, está presente nas coisas mais simples da vida.

JN

Projeto leva estudantes da rede pública para aprender em museus

Com o objetivo de aliar cultura e educação, a visita faz parte do projeto “Conexões Culturais: museu, comunidade e escola”, que até dezembro pretende levar 4 mil estudantes da rede estadual de São Paulo e seus familiares a quatro museus localizados na capital paulista. Promovida pela Associação Parceiros da Educação, com apoio da Tomara Educação e Cultura, a iniciativa envolve turmas de anos finais do ensino fundamental e ensino médio de 20 escolas públicas.

Porvir

Avaliação

Com 32% de faltas, Enem 2017 tem a maior abstenção em sete anos

O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 teve 32% de abstenção, a maior desde 2010. Houve uma alta de 3 pontos percentuais em sete anos. Em 2010, o índice de ausentes foi 28,8%.

G1

Presidente do Inep discorda que Enem deste ano se tornou mais conteudista

O Globo

Enem ganhou 'cara de vestibular', avaliam professores

O Globo

Gestão

Três unidades da federação perdem recursos de fundo para a educação

Em 2017, a União liberou 5,9% a mais em recursos do Fundeb (a principal fonte de recursos da educação) para os estados mais o Distrito Federal, na comparação com o mesmo período de 2016. Mas a distribuição caiu em algmas partes do país.
Três unidades da federação (Alagoas, Distrito Federal e Mato Grosso) sofreram redução de recursos no período pesquisado em 2017 em comparação ao mesmo intervalo do ano anterior.

Gazeta do Povo

Leis e políticas

(Senado) Proposta assegura direito de faltar à aula por motivo religioso

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa projeto de lei que autoriza faltas escolares por questões religiosas. O PLC 130/2009 altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) para garantir aos estudantes o direito de não comparecer à aula ou prova marcada para dias em que sua religião proíba a realização de atividades.

Senado

Estatística, pesquisas e estudos

Estudantes brasileiros estão entre os mais estressados do mundo

Os estudantes brasileiros estão entre os mais estressados do mundo e com maiores níveis de ansiedade durante provas. De acordo com dados do Pisa 2015, 80,8% dos estudantes brasileiros se sentem ansiosos durante avaliações e 56% ficam tensos durante os estudos. A média de ansiedade entre os alunos dos países pesquisados é de 55,5%. Os níveis de ansiedade dos estudantes do Brasil ficam atrás somente da Costa Rica.

Gazeta do Povo

O mapa que registra projetos da Escola sem Partido no país

Discussões e propostas desse teor vêm acontecendo por todo o país nos últimos anos. Nos 27 estados, 15 têm projetos tramitando em Assembleias Legislativas que propõem “escola sem partido”, “escola livre” ou ainda, no caso de Pernambuco, a proibição de “qualquer temática relacionada a ideologia de gênero”. Os projetos em âmbito municipal somam 66, em cidades em 22 estados. Em todas as esferas, apenas nove já foram de fato aprovados.
As informações estão em um mapa colaborativo lançado pelo movimento Professores Contra o Escola sem Partido

Nexo

EAD

Programa de educação bilíngue investe R$ 4 milhões em plataforma digital

Sempre em busca de inovação e técnicas modernas de aprendizagem, o Systemic –programa de educação bilíngue, acaba de investir R$ 4 milhões no desenvolvimento de uma plataforma digital. Em parceria com o governo de Alagoas, a empresa direcionou o investimento para a contratação de sete desenvolvedores de TI, além de equipamentos de ponta e outros materiais. Os novos recursos tecnológicos, além de complementarem de forma motivadora e lúdica o processo de aquisição da língua inglesa, também apoiarão o desenvolvimento pedagógico dos professores. A expectativa é de que a plataforma esteja totalmente disponível aos alunos a partir do segundo semestre de 2018.

IP News

Educação de Jovens e Adultos

Mais de 1,5 milhão de estudantes farão o Encceja no domingo,19

Mais de 1,5 milhão de estudantes que vão prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017, marcado para 19 de novembro, estão na reta final. Direcionado aos alunos que não concluíram os estudos na idade adequada, a prova deste ano será feita por 301.583 candidatos do ensino fundamental e 1.272.279 do ensino médio. O exame abrange 564 municípios distribuídos em todos os estados.

MEC

Ensino Superior

Escolas de negócios apostam em novas metodologias

No esforço para ensinar os profissionais a inovar, muitos cursos de pós-graduação estão apostando em novas metodologias. A ideia é que o estudante experimente na academia práticas alternativas que possam ser transportadas para o ambiente de trabalho. Entre as novidades há interação com sistema de inteligência artificial, programa de vivências na floresta e meditação.

O Estado de São Paulo

MBAs entram no concorrido mercado da tecnologia

O Estado de São Paulo

Cursos se adaptam para formar líderes

O Estado de São Paulo

Crise impulsiona crescimento dos cursos de logística

O Estado de São Paulo

Alckmin escolhe novo reitor da USP, que propõe diversificar fontes de receita

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) escolheu nesta segunda-feira, 13, o professor da Escola Politécnica Vahan Agopyan como o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP)entre o ano que vem e 2022. Atual vice-reitor, ele havia sido o mais votado em eleição interna na instituição feita em outubro.

O Estado de São Paulo

Alunos de Medicina da USP iniciam greve por Hospital Universitário

Mais de 1 mil alunos do curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), segundo o centro acadêmico dos estudantes, iniciaram uma greve nesta segunda-feira, 13, em protesto à redução do quadro de médicos e do número de atendimento de pacientes do Hospital Universitário (HU). Os estudantes afirmam que o ato não prejudicará a população, pois o atendimento realizado por eles na unidade não será interrompido.

O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Funcionários da UFSCar entram em greve contra as reformas trabalhistas

Os servidores administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) entraram em greve nesta segunda-feira (13) contra as reformas trabalhistas propostas pelo governo do presidente Michel Temer. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da UFSCar (SintUFSCar), 70% dos quase 1,2 mil funcionários aderiram à paralisação.

G1

Outras do dia

Educação gratuita na Dinamarca criou "estudantes eternos" que nunca se formam

A Dinamarca garante liberdade e condições para seus cidadãos e outros europeus conseguirem estudar sem carregar o peso de dívidas ou sofrer com a pressão de entrar na vida adulta imediatamente. No país, os estudantes recebem uma ajuda de custo mensal do governo e não pagam mensalidade. Um ótimo incentivo, certo? Não exatamente. Nos últimos anos, a Dinamarca viu o número de pessoas que prolongam seus estudos além do tempo necessário aumentar. Criou até um termo para descrevê-las: evighedsstuderende ("os eternos estudantes", em dinamarquês).

Época Negócios

 

 

Voltar ao calendário