Um jardim da infância constante, por onde podemos circular livremente e onde nossos interesses sejam atiçados por estímulos visuais e sonoros que movimentem nossa criatividade. É assim que Mitchel Resnick, pesquisador do Massachusetts Institute of Technology (MIT, uma das principais universidades do mundo) imagina que os ambientes escolares deveriam ser ao longo de toda a vida. Para pesquisador americano, liberdade criativa e projetos coletivos são fundamentais para transformar a Educação.
Nova EscolaMediado pelo professor José Paulo Ferreira, o projeto acontece desde fevereiro e faz parte do programa Mais Educação, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa, por meio de atividades extracurriculares, ampliar a jornada escolar dos alunos para garantir, por exemplo, melhorias nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, conforme estabelecem as metas 6, e 7 do Plano Nacional de Educação (PNE), que tratam de Educação Integral e aprendizado adequado na idade certa, respectivamente.
O Estado de São PauloA pedagoga francesa Céline Alvarez, autora de livros como “As leis naturais das crianças” (“Les lois naturelles de l’enfant”), afirma que um dos motivos para que se busque uma nova abordagem educacional é que, atualmente, mesmo as crianças que alcançam boas notas se sentem desmotivadas, ao passar dias tendo que satisfazer questões impostas por adultos.
PorvirOnde está a matemática? Às vezes, a gente acha que ela é tão difícil que vive escondida nos lugares mais improváveis e, de repente, surpresa. Sem saber, você pode estar pisando na matemática todos os dias.
JNCrianças deveriam poder “brincar com os muitos mantos de identidade” nas escolas e não sofrer bullying ou repressão por motivos de gênero. A posição foi defendida pela maior autoridade religiosa da Igreja Anglicana: Justin Welby, o Arcebispo da Cantuária. O pronunciamento fez parte do anúncio de um conjunto de orientações dadas às cerca de 4.700 escolas primárias que a religião administra no Reino Unido. O objetivo é tentar coibir o bullying motivado por orientação sexual ou identidade de gênero.
Nexo(...) O caso do jovem é um exemplo de como o racismo está presente na escola: falhamos em matricular crianças negras, em garantir que elas permaneçam e, quando elas não largam os estudos, falhamos em fazer com que elas aprendam.
Nova EscolaA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara aprovou proposta que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) para estabelecer a prioridade de matrícula de pessoas com deficiência em instituições de ensino.
CâmaraA presidente chilena, Michelle Bachelet, promulgou nesta quinta-feira (16) um dos pilares de sua ambiciosa reforma educativa: a lei que cria o novo sistema de educação pública, que gradualmente tirará os colégios públicos da administração dos municípios.
Esta iniciativa faz parte do pacote de medidas implementadas por Bachelet para reformar o sistema educativo da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), que ao final de seu regime ditou uma leu que deixou em mãos dos municípios a administração das escolas públicas.
Muito tenho falado aqui sobre a reconstrução pela qual os professores terão que passar para dar conta de uma Educação que valha a pena para os alunos.
Nas experiências que eu tenho visto, seja em escolas, projetos especiais ou faculdades como o Singularidades, no sentido de despertar no professor essa vontade de mudar sua forma de dar aula, existe uma enorme similaridade.
Uma pesquisa do Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior) mostra que o número de alunos que ingressaram em cursos de licenciatura caiu 10% e o número concluintes caiu em 7,6% entre 2010 e 2016. Os dados fazem parte do Panorama de Empregabilidade dos Concluintes no ensino superior, e o estudo também mostra que apenas 39,5% dos formandos em licenciatura estão trabalhando na sua área de atuação.
PorvirO ranking foi divulgado nesta quarta-feira, 15, pela revista britânica "Times Higher Education". Na 75ª posição, a USP lidera o ranking na região, à frente do Instituto Tecnológico de Estudos Superiores de Monterrey, no 101º lugar, e a Universidade Nacional Autônoma do México, que ocupa a 141ª colocação.
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