Notícias de Educação - 28/novembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Em inversão de papéis, alunos dão aulas de tecnologia a professores na Finlândia

No pouco ortodoxo modelo de ensino que levou a Finlândia ao topo dos rankings globais de educação, uma inovadora inversão de papéis começa a tomar corpo: alunos estão dando aulas aos professores, para ensinar os mestres a otimizar o uso de tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

BBC

Usar notebooks durante a aula pode prejudicar o aprendizado, dizem estudos

Uma matéria publicada recentemente no New York Times revelou uma série de estudos que apontam para efeitos negativos do uso de notebooks durante a aula sobre o aprendizado. A matéria era assinada por uma professora que, com base nos dados desses estudos, bania o uso de dispositivos eletrônicos em suas aulas.

Olhar Digital

CE: Cordel sobre física usa literatura popular em sala de aula

A literatura de cordel passou a ser usada para falar sobre a Lei de Newton, conteúdos da física moderna, a Teoria da Relatividade de Einstein. Um dos símbolos da tradição popular nordestina, os versos rimados dos folhetos, colocados em cordas para a venda, agora são usados como ferramenta de ensino. O Folhetos de Cordel Científicos – um catálogo e uma sequência de ensino, lançado na última sexta, 24, é um exemplo de como a literatura popular pode ser útil na sala de aula.

O Povo

Avaliação

Pergunta sobre transexuais no Enade gera crítica por viés ideológico

Uma questão discursiva do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), realizado neste domingo, gerou críticas por seu direcionamento ideológico.
Depois de alguns trechos de textos sobre a situação de pessoas transexuais, o enunciado pede: “Com base nessas falas, discorra sobre a importância do nome para as pessoas transgêneras, e, nesse contexto, proponha uma medida, no âmbito das políticas públicas, que tenha como objetivo facilitar o acesso dessas pessoas à cidadania”.

Gazeta do Povo

ENADE 2017: Provas do exame foram aplicadas para 84% dos estudantes inscritos

As provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017 foram aplicadas para 451.517 participantes neste domingo, 26. Esse número equivale a 84% dos 537.388 inscritos. A abstenção, de 16%, é menor que a de 2014, de 17,8%, quando o exame foi aplicado para áreas semelhantes à da edição de 2017. Já a taxa de preenchimento do questionário do estudante foi uma das maiores das últimas edições: 87%.

MEC

Gestão

SESI compra objetos eróticos para “aula de sexologia”

O SESI de Pato Branco (PR) iniciou um processo de compra para adquirir itens de sex shop. A entidade, que mantém uma escola de ensino médio na cidade, abriu concorrência para adquirir os produtos com a justificativa de usá-los em “aulas de sexologia”.

Gazeta do Povo

Inclusão

Estudante acusada de fraudar cotas raciais em mestrado na UFMG diz que 'cometeu um erro'

A estudante Ana Carolina Andrade, 27 anos, acusada de fraudar as cotas raciais no processo seletivo de mestrado em comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) reconheceu, nesta segunda-feira (27), que “fez mau uso” das ações afirmativas reservadas à candidatos que se autodeclaram negros.

Hoje em Dia

Leis e políticas

Incentivo à alfabetização de adultos pode ser votado na Comissão de Educação

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa, na reunião de terça-feira (28), projeto que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo entre os cidadãos com 15 anos ou mais. A proposta cria o “Quinquênio da Alfabetização”, assegurando um auxílio financeiro aos que conseguirem ser alfabetizados.

Senado

Educação estimula ações culturais nas instituições públicas de ensino

A Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei 4824/16, do Senado, que estimula a realização de apresentações dos Pontos de Cultura — entidades da sociedade civil que desenvolvem ações culturais nas comunidades — dentro das instituições públicas de ensino.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Câmara

Opinião

Ainda sobre os desafios de ser professor no Brasil

A qualidade do professor é fator decisivo para o sucesso escolar dos alunos. Esta afirmação é corroborada por décadas de pesquisas sobre o tema. Lógico que isso só se aplica ao contexto escolar – as pessoas podem aprender sozinhas ou com o uso de tecnologia.
Neste post, tentaremos responder três perguntas: (1) em que consiste a qualidade do professor, (2) como formar e (3) como atrair professores de qualidade em um país como o Brasil.

Veja

Sobre violência e convivência ética nas escolas

Violência na escola: eis a chamada que se repete em jornais, na televisão, nas redes sociais, indicando o quanto os educadores já não sabem o que fazer com o problema crescente. Certamente, se já conseguimos inserir toda criança na escola – ou pelo menos a maior parte delas -, e pensar a estrutura e o funcionamento do ensino brasileiro para as matemáticas, a linguagem e as ciências, ainda nos falta superar o que parece ser nosso “calcanhar de Aquiles”: os problemas que emergem na convivência entre crianças e adolescentes, entre pares ou com seus professores.

Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

UFRGS é a melhor federal do Brasil no índice geral do MEC

Com o primeiro curso criado em 1895, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é atualmente a melhor universidade federal do Brasil, segundo dados divulgados nesta segunda pelo Ministério da Educação (MEC). A UFRGS ocupa o primeiro lugar, entre as federais, no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2016 na faixa máxima de pontuação, na escala que vai de um a cinco. A UFRGS somou 4,29 pontos, na frente da federal de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Veja

Letramento digital e tecnologias analíticas são temas urgentes, aponta NMC

Letramento digital e tecnologias analíticas são temas que ganharam importância no NMC/CoSN Horizon Report: Edição 2017 para a educação básica em relação aos anos anteriores. Aprendizagem em dispositivos móveis deixa de fazer parte expressa do estudo, segundo Samantha Adams Becker, diretora sênior de Publicações e Comunicações do New Media Consortium (NMC), que edita o levantamento anual em parceria com o Consortium for School Networking (CoSN) desde 2012. O relatório examina tecnologias emergentes por seu potencial impacto e uso no ensino, aprendizagem e pesquisa criativa nas escolas.

Porvir

Ensino Superior

Por que o governo pretende barrar novos cursos de medicina por 5 anos

As demandas na área da medicina, atendidas agora pelo governo federal, são feitas há quase duas décadas pelas entidades de classe regionais ou pelo CFM, o Conselho Federal de Medicina. Em 1999, matéria da Folha de S.Paulo reportava campanha criada pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, e apoiada pelo sindicato e pela associação estadual da classe, chamada “Novos cursos de medicina fazem mal à saúde”. Em 2004, o mesmo conselho lançou uma nova campanha com o apoio de diversas outras estruturas de classe médica, sob o mesmo mote: “Proteja-se. Lute pela proibição da abertura de novos cursos de Medicina”, dizia.
As entidades alegavam e continuam alegando que o número de cursos de medicina cresceu desordenadamente, o que levou os estudantes a se formarem sem o devido ensino e treinamento.

Nexo

Profissionais da Educação

Professores da UFSCar fazem paralisação de três dias, diz sindicato

Os professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) paralisaram as atividades nesta segunda-fera (27) e ficarão até quarta-feira (29) sem trabalhar. Os docentes são contra as reformas trabalhistas e da previdência que afetam o funcionalismo público, como o congelamento do salário e o aumento da contribuição previdenciária 11% para 14% e também contra o congelamento dos gastos públicos.

G1

Número de professores temporários na USP mais que triplica desde 2014

O número de professores temporários na Universidade de São Paulo (USP) aumentou mais de três vezes nos últimos três anos. Eram 65 docentes nesse regime de trabalho em 2014 e hoje são 216. Os temporários são professores com contratos de 12 horas de trabalho semanais e remuneração média de R$ 1,6 mil, o que equivale a menos de dois salários mínimos, mesmo com titulação de doutor.

O Estado de São Paulo

Eventos

Comissão de Educação debate o futuro das universidades comunitárias

A Comissão de Educação debate nesta quinta-feira (29) o futuro das universidades comunitárias e a valorização dos trabalhadores dessas instituições. De acordo com o deputado Pedro Uczai (PT-SC), que propôs o debate, em algumas regiões, como na região Sul, as universidades comunitárias possuem protagonismo na oferta do ensino superior, além de promover uma série de ações e serviços nas comunidades em que estão inseridas.

Câmara

Brasília reúne educadores que trabalham com altas habilidades

Começou nesta segunda-feira, 27, e continua até sexta-feira, 1º de dezembro, em Brasília, o Encontro Nacional de Formação Continuada para os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação (NAHHS). A ação é promovida pela Diretoria de Políticas Públicas de Educação Especial do Ministério da Educação.

MEC

Outras do dia

A vida "secreta" de quem avalia redações: como são treinados os corretores do Enem

Para que as notas dos candidatos sejam divulgadas no próximo dia 19 de janeiro, os corretores devem avaliar cerca de 6,7 milhões de redações até lá. O tempo é curto e a rotina de trabalho promete ser exaustiva: segundo apurou o UOL, cada profissional corrige quase 100 textos por dia.

Uol

 

 

Voltar ao calendário