Notícias de Educação - 05/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Sala de aula

Projeto lança revista em quadrinhos e 10 mandamentos contra o cyberbullying

Os relatos de alunos de escolas públicas paulistas sobre o bullying vivenciado por eles nas redes sociais resultaram na publicação de uma revista em quadrinhos e na criação dos 10 Mandamentos contra o Cyberbullying. A iniciativa, que é do projeto Liga Acadêmica de Prevenção e Intervenção a Violência (Lapiv), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi lançada nesta semana.

EBC

6 tendências de educação para o futuro do trabalho

O futuro do trabalho nos mostra que trabalharemos mais anos e que nossos conhecimentos e habilidades já estarão obsoletos em cerca de cinco anos. Como iremos nos preparar para atuar nesse novo cenário, se grande parte do nosso modelo educacional ainda oferece um percurso formativo distante da nova realidade que se apresenta?
Foi essa pergunta que motivou o time do Grupo Cia de Talentos a realizar um estudo global, entre 2016 e 2017, lançado recentemente, em que levantamos seis tendências para o futuro da educação.

Exame

Plataforma irá reunir conteúdo pedagógico de educação para cidadania

Apesar das pesquisas já terem demonstrado que a educação tem um papel decisivo na formação de cidadãos confiantes, informados e engajados com a vida pública, isso não está contemplado no currículo de grande parte das escolas brasileiras. Com a proposta de mudar essa realidade, a startup Mobis, de Porto Alegre (RS), está em busca de recursos para desenvolver uma plataforma que reúne conteúdo pedagógico de educação para a cidadania. A ideia é transformar o conhecimento político dos estudantes para garantir que eles acompanhem ações públicas e cobrem atitudes dos seus representantes.

Porvir

Linguagens de programação para crianças completam meio século

Até não muito tempo atrás falar de informática e, mais concretamente, de programação, era algo reservado aos nerds e pesos pesados da tecnologia. Mas com o passar dos anos ficou comprovado que esta informação não é verdadeira, da mesma forma que os mais jovens parecem nascer ensinados digitalmente para utilizar as novas tecnologias. Em dezembro, as linguagens de programação infantil completam 50 anos.

El País

Gestão

Pais devem conhecer planilha que justifica aumento de mensalidade

Dezembro chegou, e com ele, além dos preparativos para as festas de fim de ano, se aproxima a hora de renovar – ou fazer – a matrícula escolar. No Estado, o reajuste das mensalidades nas escolas particulares deve ficar entre 6% e 10%, segundo o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG). Mas os que muitos pais – ou responsáveis financeiros – não sabem é que as escolas devem justificar, através de planilhas de custos, o aumento, segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). Já a entidade que representa as escolas diz que a prática não é obrigatória. Por isso, o assunto provoca polêmica.

O Tempo

BH: Prefeitura amplia vagas, mas reduz atendimento em Umeis

Crianças de 2 anos não poderão mais ser matriculadas em horário integral nas Unidades e Escolas Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte (Umeis e Emeis), que vão receber inscrições desta faixa etária somente em período parcial no próximo ano. Além disso, o horário de funcionamento das instituições será reduzido em 30 minutos em cada turno. Apesar da promessa de ampliação de vagas, as mudanças preocupam as famílias e os profissionais da educação.

O Tempo

Pais dormem na fila para conseguir fazer matrícula em escola municipal de Curitiba

A procura pelo colégio é grande porque, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2016 no Paraná, a instituição ficou em 2º lugar na categoria Ensino Fundamental Regular.
Segundo a direção da escola, há poucas vagas abertas. Caso os pais não consigam fazer matrícula nesse colégio, a prefeitura deve indicar outros colégios municipais a eles.

G1

Inclusão

O poder da tecnologia na inclusão de pessoas com deficiência

(...) Observar Gleison trabalhando é uma aula de como ferramentas tecnológicas variadas podem tornar acessível o uso de aplicativos, de software e da internet, a pessoas com diferentes deficiências (e, segundo um levantamento feito por IBGE e Ministério da Saúde em 2013, 6,2% da população brasileira, cerca de 12 milhões de pessoas, tem alguma deficiência auditiva, visual, intelectual ou física). A questão foi levantada no primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), 5 de novembro, no tema da redação: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. Felizmente, desenvolvedores de tecnologia no Brasil atentam para o problema. Projetos de software e aplicativos de diferentes partes do país trabalham pela acessibilidade e pela inclusão.

Época

Estudantes afastados por doença terão aula em casa em Sorocaba

Alunos de educação básica da rede municipal de ensino que estiverem afastados da escola por recomendação médica passarão a ter aulas em casa, a partir de fevereiro de 2018, em Sorocaba, no interior de São Paulo. O programa, anunciado nesta segunda-feira, 4, pelo município, vai valer inicialmente para alunos do ensino infantil e fundamental, na faixa etária de 6 a 10 anos. É preciso que o afastamento, atestado por médico, seja por período superior a 120 dias - tempo que, na prática, resultaria na perda do ano letivo.

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Novo currículo básico nacional pode ser aprovado nesta quarta; saiba o que muda

Após três anos de discussão, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) deve dar seu último passo rumo à homologação nesta semana. A terceira – e última – versão do documento está na pauta do Conselho Nacional de Educação, que se reúne na quarta e na quinta-feira.
Para que a BNCC seja avalizada, é preciso a aprovação de uma maioria simples dos presentes. O CNE é composto por 24 membros.

Gazeta do Povo

Veja o que mudou na Base Nacional Comum Curricular

Jeduca

Base Curricular é conservadora, privatizante e ameaça autonomia, avaliam especialistas

Unicamp

Ensino religioso trava Base Nacional Comum Curricular

O Estado de São Paulo

Jeduca cobra divulgação da Base Nacional Comum Curricular

Jeduca

Comissão debate programa de bolsas para futuros professores

A Comissão de Legislação Participativa debate em audiência pública nesta quinta-feira (7) o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

Câmara

Plenário pode votar PEC que obriga presidente a fazer pronunciamento anual sobre educação

O Plenário do Senado pode analisar nos próximos dias a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 80/2007) do senador Cristovam Buarque (PPS–DF) que obriga o presidente da República a fazer um pronunciamento sobre as metas para a educação no início de cada ano. O objetivo da proposta é apresentar à população, sempre na primeira quinzena de janeiro, um balanço das ações do governo na área.

Senado

Escolas deverão ter reserva de professores para substituição dos titulares em licença

As escolas públicas deverão tomar medidas administrativas, inclusive realizando concursos, para substituir professores afastados temporariamente. É o que estabelece projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PPS–DF) aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Senado

Opinião

Investir bem nos professores

No estudo Um Ajuste Justo: Análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil, feito a pedido do governo brasileiro, o Banco Mundial afirma que “a baixa qualidade dos professores é o principal fator que restringe a qualidade da educação”. O relatório reconhece ainda uma realidade bem conhecida dos brasileiros: o magistério é uma profissão desprestigiada e a formação oferecida pelos cursos de licenciatura é de baixa qualidade.

O Estado de São Paulo

Participação e participacionismo na construção da Base Nacional Comum Curricular

O grande estandarte do discurso oficial sobre a participação social no processo de construção da BNCC é o resultado da consulta pública à sua primeira versão, que registrou, segundo o MEC, impressionantes 12 milhões de contribuições. A informação oficial era a de que “mais de 300 mil cadastros foram registrados no Portal da Base. Dentre os cadastrados, 207 mil professores”. Há um problema de escala na afirmação de que as contribuições à consulta pública sobre a BNCC seriam numericamente iguais a 5,8% da população brasileira. É como se cada professor atuante no Brasil contribuísse mais de cinco vezes com a consulta.

Nexo

EAD

Governo oferecerá 6 milhões de vagas em 50 cursos online gratuitos

Já ouviu falar sobre a Escola do Trabalhador? O portal oferece 21 cursos online gratuitos em 12 eixos tecnológicos. Está previsto para até o final de 2018, ofertas que totalizarão em 6 milhões de vagas em 50 cursos para aprimoramento gratuito.

Canal do Ensino

Ensino Superior

Cinco vezes em que a disputa ideológica nas universidades terminou em agressão

A pluralidade ideológica nas universidades deveria ser bem-vinda: a divergência de ideias é parte essencial do processo de aprendizagem e da pesquisa. Mas, na prática, a discordância nem sempre é recebida de forma positiva. Com a ascensão de grupos de direita em um ambiente normalmente dominado pela esquerda, os embates se tornaram mais frequentes.

Gazeta do Povo

USP investiga suposta ameaça terrorista e pede "cuidado" a alunos

iG

Profissionais da Educação

Educação debate regulamentação da profissão de pedagogo

A Comissão de Educação debate nesta quinta-feira (7) a regulamentação do exercício da profissão de pedagogo, previsto no PL 6847/17, do deputado Goulart (PSD-SP).A proposta é que sejam instituídos, em todo o País, Conselhos Federal e Regionais de Pedagogia, os quais deverão dispor sobre as “atribuições, direitos, deveres, impedimentos, bem como sobre a jornada e o piso salarial do profissional de Pedagogia”.

Câmara

Eventos

Escola de Ituporanga, Santa Catarina, ganha Prêmio de Gestão Escolar

Cinco escolas foram as finalistas do Prêmio Gestão Escolar, que reconhece projetos inovadores em escolas públicas brasileiras desde 1998. O Prêmio Gestão Escolar é uma realização do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e tem apoio do Ministério da Educação, da Fundação Roberto Marinho e de outras instituições da iniciativa pública e privada.

JN

Outras do dia

Drag queen faz dança sensual ao som de Pabllo Vittar em escola pública

Uma escola de Salvador (BA) convocou uma drag queen para fazer uma dança sensual diante dos alunos. Após iniciar a apresentação usando um vestido, ela se despiu e prosseguiu usando apenas um collant e um espécie de biquini.

Gazeta do Povo

Pais de aluna trans participam de audiência de conciliação com escola

Uma audiência com os pais da estudante transexual Lara e o representante da escola Educar Sesc foi realizada na tarde de ontem no Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria Pública do Ceará. A audiência foi uma tentativa de conciliação para reparar danos moral e material sofridos pela família, que foi orientada a não efetuar a matrícula da aluna na mesma escola. Uma nova audiência ocorrerá no dia 14.

O Povo

 

 

Voltar ao calendário