Notícias de Educação - 15/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Nossa palavra

Santo e feliz Natal! Um grande 2018!

Com esta edição encerramos o clipping de 2017. Agradecemos a todos que estiveram conosco. E desejamos tudo de bom para o novo ano que se inicia.
Estaremos de volta dia 22 de janeiro. Mas enquanto isso podem acessar nossa página, que tem um resumo dos fatos mais importantes. Basta clicar no link abaixo.

Focando Educação

Sala de aula

“O professor deve ser um mentor”, diz educador Marc Prensky

O americano Marc Prensky, de 71 anos, é um otimista sobre o futuro da educação. Para Prensky, que estudou em universidades prestigiadas como Harvard e Yale e escreveu sete livros sobre o tema, hoje os professores devem trabalhar como mentores, estimulando as crianças a pensar em soluções criativas para os problemas da sociedade. Atualmente, segundo ele, um bom ensino é aquele que faz o aluno descobrir qual é seu propósito e aprender a usar as ferramentas para mudar o mundo.

Exame

Avaliação

Enem é cancelado em 13 prisões por causa de greve e rebelião

A aplicação das provas do Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua privação de liberdade) foi cancelada em 13 unidades prisionais por causa de greves de agentes penitenciários e de rebeliões de detentos. O Enem PPL foi realizado nos dias 12 e 13 de dezembro.

R7

Gestão

Gestão Doria se antecipa ao MEC com currículo que guiará aluno já em 2018

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão João Doria (PSDB), se adiantou à definição da Base Nacional Comum Curricular e lança nesta sexta (15) o novo currículo para as escolas de ensino fundamental da rede municipal.

Folha de São Paulo

Inclusão

Gênero e raça de estudantes do ensino superior no Brasil por curso e área

Dados do Censo Escolar de 2016 permitem visualizar que cursos, áreas e universidades têm maior proporção de alunos homens, mulheres, brancos, pretos, pardos, indígenas e amarelos.

Nexo

UFMG muda regra para inclusão de cotas e abre espaço para deficientes

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciou novas medidas: estudantes aprovados na modalidade de reserva de vagas étnico-raciais em cursos de graduação deverão redigir, de próprio punho, carta com os motivos que justificam sua autodeclaração de pertencimento nesse segmento. Outra novidade para cursos presenciais de graduação é a reserva de vagas para candidatos com deficiência. Conforme foi informado no site da instituição na noite desta quarta-feira, as medidas valerão a partir do primeiro semestre letivo de 2018.

O Tempo

Escolas britânicas buscam derrubar divisões entre gêneros

Com a ajuda de ativistas e alguns grupos de pais, cada vez mais escolas britânicas permitem que seus alunos explorem sua identidade sexual, para serem mais inclusivas e acabar com o assédio moral sobre esta questão.

Exame

Escola e família da aluna transexual fazem acordo

Familiares da menina transexual Lara, de 13 anos, e a Escola Educar Sesc chegaram a um acordo sobre a discriminação da adolescente na instituição. Como ressarcimento aos danos morais, o Sistema Fecomércio-CE se comprometeu a pagar a formação da aluna até o ensino médio, independentemente de onde ela decidir estudar.

O Povo

Leis e políticas

Novo ensino médio deixará legado para a educação

Temas como educação integral, ensino técnico e a busca por uma escola mais atraente não são novos, mas à luz da reforma do ensino médio, passaram a ser encarados de uma maneira diferenciada: estão cada vez mais integrados. Educação de qualidade deixará de ser algo celebrado de forma isolada a partir de iniciativas que vêm tendo bons resultados em estados como Pernambuco, Goiás, Amazonas e Rio de Janeiro. Com as propostas que o Ministério da Educação (MEC) vem tirando do papel após a sanção da Lei Federal 13.415, que instituiu o novo ensino médio, em fevereiro de 2017, levar um ensino digno e condizente com os anseios dos jovens será uma visão de País, um projeto de nação. O legado está sendo construído etapa por etapa.

Folha PE

Paulo Freire segue como patrono da educação

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal rejeitou na manhã desta quinta-feira 14 a Sugestão Legislativa que pretendia retirar do educador recifense Paulo Freire o título de patrono da educação brasileira.
O pedido para arquivar o projeto foi feito pela senadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra. Junto da senadora durante a sessão estava Daniel Cara, como representante do Coletivo Paulo Freire por uma Educação Democrática, principal articulador na campanha pela manutenção do nome de Freire.

Carta Educação

O Projeto da Escola Sem Partido foi arquivado no Congresso? Sim e não

Nos últimos dias, circulou nas redes sociais a informação de que o projeto de lei da Escola Sem Partido havia sido arquivado no Congresso – e que, portanto, a proposta já não tinha chance de aprovação. Será verdade? Sim e não.

Gazeta do Povo

Decisão de ampliação do Fundeb é positiva, mas precisamos ir além

Ao longo das duas últimas semanas, um conjunto de parlamentares e consultores legislativos liderou uma articulação para ampliar os investimentos federais na Educação Básica de estados mais pobres em 2018. Após debates, o Congresso Nacional definiu ontem, 13/12, por um adicional de R$ 1,5 bilhão para a complementação da União ao Fundeb, o que significa que pela primeira vez essa complementação superará seu valor mínimo definido por Lei.

O Estado de São Paulo

Catanduva (SP): Vereadores aprovam projeto que prevê restrições em formação política e educação sexual de alunos

Por 10 votos a dois, os vereadores de Catanduva (SP) aprovaram o projeto de lei que proíbe, com restrições, a interferência de professores e demais servidores públicos no processo de formação política e educação sexual dos alunos, na sessão de câmara realizada na última terça-feira (12).

G1

Lei contra ensino de ideologia de gênero é aprovada na Câmara de Santa Rita, PB

A Câmara de Santa Rita, município da Grande João Pessoa, aprovou um projeto de lei que proíbe o ensino da ideologia de gênero nas escolas das redes pública e privada da cidade. O projeto é do vereador Carlos Pereira Junior (PSB) e foi aprovado com 18 votos a favor e uma abstenção, nesta terça-feira (12).

G1

Opinião

Alfabetização na BNCC: mais um retrocesso na educação

Um grupo de pesquisadores das áreas de psicologia, psicolinguística, linguística e neurociências encaminhou ao Conselho Nacional de Educação uma nota na qual se analisa a proposta do MEC para o currículo de alfabetização. A nota, escrita em linguagem profissional, simples e objetiva, é devastadora – não fica pedra sobre pedra. Altamente qualificado, o grupo é formado por pessoas com publicações em revistas científicas internacionais de alto prestígio, sendo que algumas delas também têm enorme experiência prática na área. O que vai acontecer? Nada. O CNE não vai considerar a nota. O MEC não vai corrigir o que fez errado – sequer vai reconhecer o erro. E em breve, a BNCC – Base Nacional Comum Curricular será aprovada e festejada com pompa e circunstância. Depois ainda há quem pergunte por que a educação no Brasil é tão ruim.

Veja

Inovação não é só tecnologia: é pensar e agir diferente

Inovação virou palavra comum nas escolas, na boca de educadores e entre os profissionais de Educação porque todos sabem: se a Educação não mudar, não vamos a lugar algum. Mas quais inovações fazem a diferença, de verdade, na vida das crianças e dos jovens que estamos formando para entregar como adultos a esse país que queremos construir?

O Estado de São aulo

Ensino Superior

Universidade Metodista fecha cursos e demite ao menos 45 professores no ABC, diz sindicato

O Sindicato dos Professores do ABC (Sinpro ABC) estima que ao menos 45 professores foram demitidos pela Universidade Metodista de São Paulo neste semestre, quando uma nova cúpula assumiu a gestão da instituição de ensino. Os cursos mais afetados são de pós-graduação, segundo alunos e professores.

G1

Por "perseguição política", Metodista demite 50 professores, diz sindicato

Uol

Após Metodista demitir professores, alunos protestam

O Estado de São Paulo

Unimep pode ter corte de 15% dos funcionários e vai abrir novos cursos em Piracicaba

G1

Eventos

4 experiências de educação integral para se inspirar

Durante a terceira edição do Seminário Internacional de Educação Integral, representantes de redes, escolas e organizações apresentaram quatro experiências concretas de educação integral que estão alcançando resultados educacionais positivos nas suas comunidades. Realizado pela Fundação SM e pela Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Referências em Educação Integral e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), o evento aconteceu nos dias 12 e 13 de dezembro, em São Paulo.

Porvir

Olimpíada de matemática também descobre professores de excelência

Uma avaliação comprovou que escolas com envolvimento ativo na Obmep apresentam uma melhora média de 26 pontos na Prova Brasil. É como se oferecessem a seus alunos 1,5 ano extra de escolaridade!
Por outro lado, o papel da Olimpíada como ação de capacitação de professores tem sido muito menos destacado e merece uma análise cuidadosa.

Folha de São Paulo

Experimento de alunos brasileiros será enviado para estação espacial

Um experimento concebido por estudantes brasileiros do ensino fundamental será enviado no ano que vem à Estação Espacial Internacional (ISS) para ser executado por astronautas.

Folha de São Paulo

Outras do dia

Professor é suspenso após “errar” gênero de aluno e processa escola

Um professor de uma escola de ensino médio em Oxford, na Inglaterra, foi suspenso após se referir como “menina” a uma aluna que se identifica como garoto.
A suspensão ocorreu depois que a mãe da criança se queixou à administração da insituição, e o professor Joshua Sutcliffe corre risco de demissão. Em resposta, Sutcliffe está processando a escola.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário