Notícias de Educação - 19/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI


Leis e políticas

Lei garante oferta de cursos e programas de extensão a idosos em universidades

Instituições de ensino superior terão que ofertar cursos e programas de extensão aos idosos. É o que determina a Lei 13.535/2017, sancionada na última sexta-feira (15) e publicada nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial da União.

Senado

Opinião

STEM ou STEAM na escola. Isso está virando moda?

Quando estudei lá, no início dos anos 1990, a expressão STEM ainda não era utilizada. Hoje, o acrônimo é usado crescentemente em todo o mundo, cada vez mais com um “A” adicional. Mas o que significa STEM? STEM É um acrônimo que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (“Science, Technology, Engineering and Math” em inglês), ou seja, um conjunto de conhecimentos técnicos que são essenciais para os jovens que queiram conseguir uma boa posição no mercado de trabalho. No STEAM com “A”, adiciona-se Arte ao termo, incluindo uma espécie de “sensibilidade” necessária para fazer uma lógica matemática tornar-se mais humana.

O Estado de São Paulo

Educação e mobilidade social

O tema está na pauta, é instigante, mas muito complexo. Educação é instrumento de melhoria salarial e de mobilidade social. Mas isso não é automático. Não basta simplesmente mais anos de escolaridade para assegurar a mobilidade.

Veja

Estatística, pesquisas e estudos

Com aumento do desemprego, número de jovens ‘nem-nem’ volta a crescer no país

Depois de três anos de estabilidade, o desemprego causado pela recessão fez o percentual de jovens entre 16 e 29 anos que não estuda nem exerce qualquer atividade remunerada, os chamados “nem-nem”, aumentar de 22,7% em 2014 (10,2 milhões de pessoas) para 25,8% no ano passado (11,7 milhões), do total da população nessa faixa etária. Esse aumento foi generalizado no país. Jovens entre 18 e 24 anos, com menor nível de instrução, pretos ou pardos e mulheres são mais comuns nesse grupo. Os dados fazem parte da Síntese de Indicadores Sociais 2017, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira.

O Globo

Para 57% dos paulistas, Unicamp, USP e Unesp devem continuar gratuitas

Apesar da complicada situação financeira das três universidades de São Paulo, a maioria dos moradores do Estado afirma que USP, Unicamp e Unesp devem continuar gratuitas, inclusive para quem pode pagar. Essa avaliação é maior entre os mais jovens e aqueles com ensino superior completo.

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Governo federal reduz autonomia de universidades para gasto com obras

O Ministério da Educação (MEC) diminuiu a autonomia das 63 universidades federais do País em relação à execução de recursos para investimentos - como gastos com obras e compras de máquinas. O orçamento aprovado para 2018 define, pela primeira vez, que só metade da verba de investimento ficará disponível diretamente para as instituições. E o restante ficará a cargo do MEC, que decidirá caso a caso onde usar o dinheiro. O orçamento para o próximo ano prevê cerca de R$ 800 milhões para investimentos nas instituições.

O Estado de São Paulo

Faculdades particulares de SP podem fechar ano com 400 professores demitidos

O ano de 2017 pode terminar com cerca de 400 professores de ensino superior demitidos em pelo menos cinco faculdades privadas de São Paulo. As demissões mais significativas devem ocorrer na Estácio, que pretende demitir 196 docentes, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que pode demitir 80 profissionais, e na Universidade Metodista, que já dispensou 55 professores e deve demitir outros 60.

G1

Profissionais da Educação

Como seria a formação continuada em matemática ideal?

Para entender o que os professores de matemática em qualquer etapa da educação básica esperam de uma formação continuada, o Mathema, grupo especializado na criação de métodos pedagógicos, e a Rede Conhecimento Social, responsável por pesquisas para fins sociais, criaram a consulta Eu ensino Matemática: a formação continuada que quero.

Porvir

Consulta levanta opinião de professores sobre a formação continuada em matemática que eles desejam

Mathema

Eventos

MEC premia melhores projetos da educação básica de todo o país

Foram conhecidos nesta segunda-feira, 18, os grandes vencedores da etapa nacional da décima edição do Prêmio Professores do Brasil. O concurso seleciona projetos que, aplicados em sala de aula, contribuem para a melhoria da educação básica. Entre os 30 ganhadores da etapa regional, foram escolhidos seis projetos – um em cada categoria da premiação.

MEC

 

 

Voltar ao calendário