Notícias de Educação - 22/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Inclusão

Justiça suspende nomeação de seis brancos que usaram cotas raciais no Itamaraty

O juiz Ed Lyra Leal, da 22ª Vara Federal de Brasília, proibiu o Ministério das Relações Exteriores (MRE) de nomear, dar posse ou oferecer curso de formação a seis pessoas que passaram em concurso público para diplomata por meio de cotas. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), autor da ação, eles não são negros e foram inscritos indevidamente.

O Globo

Estatística, pesquisas e estudos

IBGE: Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos; metade está no Nordeste

O Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Esse contingente representa 7,2% da população de 15 anos ou mais de idade, a chamada taxa de analfabetismo.
A pesquisa mostra padrões conhecidos sobre o perfil do analfabetismo no país. Está concentrado, sobretudo, na população com 60 anos ou mais de idade e na região Nordeste, especialmente no interior. O quadro está ligado ao problema histórico do acesso à educação verificado no meio rural do país.

Valor

Analfabetismo entre pessoas pretas e pardas é mais que o dobro do que entre as brancas, diz IBGE

G1

IBGE: 25 mi de pessoas de 14 a 29 anos não frequentam escola

Terra

País tem menos estudantes na pré-escola e no ensino médio do que meta do Plano Nacional de Educação

O Estado de São Paulo

5 em cada 10 adultos brasileiros não frequentaram escola além do ensino fundamental, diz IBGE

O Estado de São Paulo

IBGE: ensino básico tem 73% dos alunos em escolas públicas

Terra

As habilidades e profissões que serão tendência em 2030

Em recente entrevista ao Porvir, Amar Kurnar, vice-presidente da área de pesquisas da Pearson, lembrou que é mais importante estudar e trabalhar habilidades consideradas essencialmente humanas do que se preocupar com a extinção das profissões. Mas quais seriam essas habilidades? A pesquisa The Future Skills (O Futuro das Habilidades) traz uma lista do que será tendência para Estados Unidos e Reino Unido e pode servir como pista do que vai influenciar o mercado de trabalho brasileiro de 2030. Afinal, como comentou Kurnar naquela ocasião, a globalização tende a diminuir as distâncias geográficas.

Porvir

Técnico e Profissionalizante

Instituto Federal do Amazonas inova ao adotar língua indígena

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) inovou no acesso dos indígenas à educação profissional e tecnológica em 2017. Em uma ação inédita no Brasil, candidatos indígenas de Maués e São Gabriel da Cachoeira – municípios respectivamente distantes 253 km e 851 km de Manaus – tiveram a oportunidade de fazer a redação do processo seletivo do Ifam em sua língua materna.

MEC

Ensino Superior

Capes recomenda descredenciamento de 43 cursos de mestrado e doutorado no País

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recomendou o descredenciamento de 43 cursos de mestrado ou doutorado no País. A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de Brasília (UNB) foram as instituições com o maior número de recomendações de suspensão, 5 e 4, respectivamente.

O Estado de São Paulo

Governo do Rio será obrigado a pagar valor mínimo de manutenção da Uerj

A partir de 2018, o governo do Rio será obrigado a pagar, todo mês, o orçamento de manutenção das universidades estaduais, entre elas, a Uerj (Universidade do Estado do Rio), instituição de referência em crise por falta de repasses há mais de um ano.

Folha de São Paulo

 

 

Voltar ao calendário