Notícias de Educação - 28/dezembro/2017

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Retrospectiva 2017

Crise, ideologia e uma heroína: a educação em 2017

Com frequência, a educação esteve no primeiro plano do noticiário durante 2017 – nem sempre por boas razões. Este foi o ano em que a nova Base Nacional Comum Curricular foi finalmente aprovada; foi também em 2017 que os debates sobre a Escola Sem Partido e a ideologia de gênero em sala de aula se acirraram. Em um ano marcado por uma tragédia, o país também conheceu uma heroína. Veja o que de mais importante aconteceu em 2017 no campo da educação.

Gazeta do Povo

Artigo: O ano em que a educação parou

No balanço de 2017 realizado pelo presidente Michel Temer em pronunciamento na véspera do Natal, só uma referência à educação: ele afirma que era seu dever pessoal “resgatar o Financiamento Estudantil”. Ainda assim, a reestruturação do Fies só vale a partir do ano que vem e resta ver como funcionará na prática. O que temos hoje é queda no número de matrículas no ensino superior, pela primeira vez em 25 anos. O próprio número de contratos do Fies caiu para menos da metade com relação a 2014.
Nenhuma palavra do presidente sobre a melhora da escola pública, o investimento na qualificação dos professores, as ações para reduzir a violência no entorno das escolas ou novas políticas para a qualidade da educação. O silêncio não surpreende: afinal, 2017 foi um ano em que a educação parou.

G1

Gestão

Vaga em creche eleva empregabilidade das mulheres

A oportunidade de matricular os filhos em creche está fortemente associada à inserção das mulheres em empregos de mais qualidade, com maiores salários e carteira assinada, comprova estudo encomendado ao Ibope Inteligência pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, dedicada a estimular políticas públicas para a primeira infância. A pesquisa "Primeiríssima Infância - Creche", entrevistou e mapeou o comportamento e a opinião de 991 adultos responsáveis por uma criança de zero a três anos em relação às creches. Em 89% dos casos, esse responsável era a mãe. As entrevistas foram realizadas pessoalmente e online, entre os dias 6 e 26 de julho de 2016.

Valor

Inclusão

Inclusão demanda avaliação cada vez mais personalizada

Em um modelo educacional que valoriza o percurso pedagógico do estudante, as avaliações padronizadas passam a fazer cada vez menos sentido, principalmente quando o educador precisa identificar quais são as habilidades e dificuldades individuais. No lugar das provas, ganham espaço os testes adaptativos e os instrumentos de acompanhamento que permitem apontar com maior exatidão o estágio de desenvolvimento de cada criança ou adolescente.

Porvir

Opinião

Tecnologia na educação: instantâneo ou duradouro

Interatividade e instantaneidade a um toque da tela do celular parecem não combinar com práticas de aprendizagem que requerem investimento de tempo em leituras, escutas participativas e diálogos que admitem inclusive o silêncio da reflexão.
Mas se o instantâneo virou bem de primeira necessidade, não se pode esquecer que a vida e a aprendizagem acontecem na duração.
Não se trata de negar que instantes marcam nossa trajetória de vida e muita informação nos esclarece a mente como que repentinamente. A vida, porém, é mais do que amontoado de instantes e a aprendizagem é mais do que consumo rápido de informações.

Gazeta Online

EAD

Os cursos online mais procurados no mundo em 2017

Sob impacto da intolerância e da enorme circulação de notícias falsas nas redes sociais e na mídia tradicional, os três cursos online mais procurados na plataforma Coursera em 2017 tratam de análise e construção de discurso. No edX, algo mais tradicional, como preparação para certificados TOEFL, IELTS e curso de gramática. Já na Udacity, predomimam os cursos de tecnologia.

Porvir

Estes são os cursos on-line mais procurados em todo o mundo

El País

Ensino Superior

Kroton compra Instituto Camillo Filho, de Teresina

A Kroton fechou no dia 21 de dezembro a compra do Instituto Camillo Filho (ICF), instituição de ensino superior localizada em Teresina, com aproximadamente 2,2 mil alunos e cursos nas áreas de direito, arquitetura e urbanismo, engenharia civil, design de interiores, enfermagem, serviço social e administração. O valor do negócio foi mantido em sigilo pelas companhias.

G1

Profissionais da Educação

MG: Servidores da educação fazem manifestação pelo 13º e prometem greve em 2018

Os servidores da educação de Minas Gerais prometem radicalizar e entrar 2018 em greve. Um grupo de representantes da categoria fez manifestação contra o governo do estado na manhã desta quarta-feira (27) na Praça da Liberdade, de onde seguiu em caminhada para a Praça Sete. Com palavras de ordem, eles cobraram o pagamento do 13º salário ainda este ano e o reajuste devido para os educadores mineiros receberem o piso nacional.

Estado de Minas

 

 

Voltar ao calendário