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Seja por um prêmio de US$ 500 mil ou pelo reconhecimento diante de toda a rede de ensino, os prêmios de educação valorizam o trabalho de professores que fazem diferente e ajudam a disseminar suas práticas.
Nos prêmios nacionais e internacionais de 2017, que reunimos abaixo, foi clara a mensagem dos organizadores em ressaltar o trabalho de educadores que se preocupam com a inclusão de todos os alunos, que buscam conectar suas aulas com o mundo real e que estendem a mão para trazer colegas para transformar a escola e a comunidade.
Em 2018, alunos da educação infantil (creche e pré-escola) e do 1º ao 9º ano (ensino fundamental) terão seus currículos adaptados de acordo com as competências estabelecidas nas diversas áreas do conhecimento, como matemática, língua portuguesa e geografia.
Entre as principais mudanças na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está a obrigatoriedade de se concluir a alfabetização até o 2º ano e a inclusão de critérios específicos para ensino religioso. As discussões sobre orientação sexual e ideologia de gênero ficaram de fora da última versão do texto.
Não é fácil ser criança hoje em dia: o dia letivo mudou muito desde quando os pais da atual geração de crianças estavam na escola. Com maior ênfase em tarefas escolares e provas, algo teve que desaparecer do dia letivo para dar lugar ao foco em interesses mais acadêmicos, como matemática, ciência e leitura. Para muitas crianças americanas, arte, música e recreio são partes do dia ameaçadas de extinção.
Isso significa mais tempo presas em carteiras e menos tempo se movimentando, menos oportunidades para criatividade livre e mais memorização por repetição. Não é surpreendente que professores experientes tenham notado que as crianças agora têm mais dificuldade para permanecerem sentadas.
Antes inquestionável como maior referência da educação brasileira, 2017 foi marcado por discussões sobre o real legado de Freire
Um dos pensadores de maior destaque na educação mundial, Paulo Freire (1921-1997), por muito tempo, foi um nome inquestionável no Brasil: para seus defensores, ele se tornou referência por seus esforços em corrigir os índices elevados de analfabetismo entre a população mais pobre durante meados do século passado. Mas apesar do seu papel para a pedagogia, hoje também é atribuído a Freire o papel de criador da doutrinação nas escolas.
A chegada das novas escolas com perfil internacional – e a possibilidade de outras que podem abrir em breve – tem feito os colégios tradicionais investirem. Um dos maiores focos é a intensificação do ensino do inglês, mesmo em instituições que não são bilíngues. Além disso, os colégios têm diversificado currículos e aulas.
O Estado de São PauloQue tal começar o ano com novas práticas? O início do ano letivo pode ser uma oportunidade para rever estratégias e apostar no potencial de cada aluno. Para inspirar essa mudança, nada melhor do que um caso de sucesso do Diário de Inovações. Em 2017, a publicação mais lida do Porvir foi a experiência da professora Sandra Cristina da Silva Cassiano, do Centro de Educação Integrada de Maracajaú, em Maxaranguape (RN), que criou um caderno de elogios para valorizar a autoestima dos alunos.
PorvirMesmo com um nome incomum para a maioria da população, a disgrafia é uma dificuldade enfrentada por diversas pessoas. Trata-se de um distúrbio que acarreta em transtornos de aprendizagem. De acordo com a psicopedagoga e psicanalista infantil, Deborah Ramos, o problema atinge, aproximadamente, 4% dos brasileiros. “Escrita manual extremamente pobre ou dificuldade de realização dos movimentos motores necessários à escrita”, são as principais definições do problema, segundo a especialista.
Estudo PráticoO tema da redação da segunda fase da Fuvest 2018 foi “Devem existir limites para a arte?”. Os estudantes que realizaram a prova neste domingo (7) tiveram como textos de apoio reportagens sobre a polêmica da Exposição Queermuseu , sobre diversidade sexual, que foi cancelada em setembro do ano passado após ser aberta ao público pelo Santander Cultural em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
iGNada de regras de crase, plurais de substantivos compostos rebuscados ou "pegadinhas" do novo acordo gramatical. As questões de português da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) deste domingo (7) consolidaram uma tradição de prova que exige pouca "gramática pela gramática" e foca na interpretação de texto e análise da língua.
UolO Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 5, a portaria nº 4/2018, que institui o Programa Mais Alfabetização. O objetivo é fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes de todas as turmas do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Entre as principais ações estão a garantia do assistente de alfabetização ao professor em sala. A expectativa é atender a 4,6 milhões de estudantes em 200 mil turmas em todo o país. O investimento será de R$ 523 milhões em 2018.
MECO fundo eleitoral bilionário criado para bancar as campanhas políticas com recursos públicos retirou R$ 472,3 milhões originalmente destinados pelos parlamentares para educação e saúde neste ano. Deputados federais e senadores, quando aprovaram a destinação de verbas para as eleições, haviam prometido poupar as duas áreas sociais de perdas.
O Estado de São PauloO Brasil Carinhoso, programa do governo federal criado em 2012 para ajudar os municípios a manter crianças pobres de 0 a 48 meses em creches, foi esvaziado. Depois de anos de quedas consecutivas no valor dos repasses, que chegou a 90% entre 2015 e 2017, o orçamento aprovado para 2018 é de R$ 6,5 milhões. Isso equivale a apenas 1% do orçamento aprovado quatro anos atrás, de R$ 642 milhões.
G1O presidente Michel Temer editou nesta sexta-feira uma medida provisória que libera 2 bilhões de reais a serem aplicados nas áreas de educação e saúde em municípios com dificuldades financeiras.
ExtraA escola de Sergipe tem características desafiadoras. São 1.200 alunos de ensino médio. Em 2016, havia 245 no 3º ano, e 216 fizeram o Enem.
(...) Os bons resultados no exame se repetem nos últimos três anos. Os alunos contam com orientação psicológica, discutem-se os planos de vida e profissional e há aulas de reforço aos sábados. Projetos de música, dança e esportes também têm papel importante. Os bons resultados têm atraído alunos da rede particular. Neste ano, 40 jovens migraram de duas escolas privadas para o Milton Dortas.
O governo é muitas vezes visto como o grande equalizador da sociedade. Na educação, nada poderia estar mais longe da verdade. Na verdade, é quase impossível imaginar um aspecto da sociedade com maiores desigualdades do que as existentes no sistema educacional.
Uma vez que as crianças são mandadas para escolas administradas pelo governo com base no seu CEP, e os bairros são segregados com base em raça e perfil socioeconômico, as escolas públicas tradicionais se tornam altamente segregadas.
O governo de Minas Gerais adiou o início do ano letivo no estado para depois do carnaval. A resolução com o novo calendário foi publicada no Minas Gerais desta sexta-feira (5) e, segundo a Secretaria de Educação, teve o objetivo de otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-Ute), que terminou o ano sinalizando uma greve para a volta às aulas por causa do atraso no pagamento do 13°, acusa o governo de tomar a medida para economizar nos gastos com a contratação de mais de 130 mil temporários.
Estado de MinasA Secretaria Municipal da Educação, da gestão João Doria (PSDB), está matriculando crianças de zero a três anos em uma creche que ainda está em construção. A CEI Maria de Lourdes, no Butantã (zona oeste), segundo informações de funcionários, deve ser inaugurada em fevereiro, mesmo mês do início das aulas. A capacidade é para 220 alunos.
Folha de São Paulo“Elxs, el@s, todxs, tod@s, meninxs, menin@s” – a tentativa de eliminar preconceitos se reflete também em uma tentativa de mudar a língua portuguesa. Em uma iniciativa impulsionada por movimentos sociais, os discursos que se referem a um grupo de pessoas são modificados para não usarem o plural masculino – “eles”, “todos”, “meninos” – mas sim uma marcação de gênero neutro que substitui a terminação “o” por “x” ou “@”.
Apesar das intenções de democratizar a língua portuguesa, o modelo quase não tem apoio científico. De acordo com a linguística: substituir masculino e feminino por um gênero neutro não é algo que funciona na língua portuguesa. Pelo menos não do modo como é discutido pelos movimentos sociais.
Enquanto as mulheres são 51,4% da população brasileira, nos cursos universitários na área de Tecnologia da Informação (TI) elas são minoria e no mercado de trabalho também: no Facebook, só 33% dos funcionários são mulheres e, no Google, 31%. Para tentar equilibrar essa realidade com uma maior presença feminina nas carreiras de TI, o programa Meninas Digitais incentiva estudantes de escolas públicas e de comunidades carentes a se aproximarem dos cursos superiores de computação. O projeto é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC),
VejaEm todo o país, existem mais de 7,8 mil turmas estudando embaixo de árvores, de acordo com dados de 2016. Como a média nacional é de 60 alunos por turma, isso dá mais de 400 mil alunos. A maioria deles da primeira fase do ensino primário, da 1ª à 5ª série - crianças de 6 a 10 anos.
BBCSe você pensa que existem carreiras elitistas, como a diplomacia e a magistratura, talvez deva considerar os inovadores. Estudos recentes revelam uma realidade bem diferente do estereótipo do gênio inventor que vive sem um tostão, encerrado numa garagem com seu talento e o suor de sua testa. A profissão de inventor é muito pouco igualitária, com injustos filtros que impedem o acesso de mulheres, minorias e, essencialmente, pessoas com famílias de poucos recursos. O principal talento necessário para ser um inovador de sucesso é ter pais com dinheiro.
El País(...) A aprovação deste tipo de legislação (projeto Escola Sem Partido) é danosa para a democracia, na opinião da professora de direito Amanda Costa Thomé Travincas, autora da tese de doutorado "A tutela jurídica da liberdade acadêmica no Brasil: a liberdade de ensinar e seus limites", defendida na PUC do Rio Grande do Sul e vencedora no final do ano passado do Grande Prêmio Capes de Tese, que contempla as melhores pesquisas de doutorado no país. Em seu trabalho, focado no ensino superior, ela discute os motivos da existência da liberdade de ensinar ser garantida aos professores e qual o limite de atuação do professor na sala de aula.
El PaísEstá pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a proposta que estabelece como responsabilidade da União o financiamento da educação básica pública.
A educação básica é formada pela educação infantil (para crianças até cinco anos), ensino fundamental e ensino médio. Hoje, os dois primeiros níveis são prioridade dos municípios e o terceiro, dos estados e do Distrito Federal.
A Comissão de Educação aprovou proposta que autoriza as instituições públicas de educação superior a ofertar gratuitamente, em suas sedes, cursos preparatórios para ingresso na educação superior na modalidade presencial ou a distância.
CâmaraNo que se refere às formas de ensinar, em 2018 o foco estará em como avançar na implementação das metodologias ativas, que são realidade em instituições de ponta dos EUA, Ásia e Europa. Nelas, os estudantes assumem um papel mais efetivo na gestão da própria aprendizagem. Fazem tarefas antes de cada lição e encontram-se com o professor para receber orientação em atividades mais sofisticadas, como estudos de casos e dinâmicas que requerem o domínio de conhecimentos prévios. O processo é personalizado, interativo e motivador. Em geral, resulta em melhor desempenho acadêmico. Quem mantiver somente as aulas tradicionais vai gastar mais tempo para ensinar e aprender as mesmas coisas, e acabará ficando para trás.
G1(...) Tivesse vivido até este século, a escritora e educadora Cecília Meireles (1901-1964) constataria que a "irrefletida negligência" acabou por prevalecer no tratamento da educação brasileira ao longo de mais de oito décadas, caminhando para o centenário. Com consequências, ateste-se, implacáveis. Qualquer que seja a fonte de pesquisa, todas apontam para a deficiência no rendimento do ensino básico público (níveis fundamental e médio) decorrente da baixa qualidade da educação nas escolas municipais e estaduais.
ValorPesquisadores de cinco universidades americanas acreditam que chegaram à resposta final para uma pergunta que há anos é debatida no meio acadêmico: educação infantil realmente funciona? Eles analisaram 22 estudos publicados entre 1960 e 2016, e concluíram que, sim, pode ser benéfica e seus impactos durarem por toda a vida escolar da criança. No entanto, o benefício depende da qualidade da educação ofertada. Dana McCoy, professora da Escola de Educação da Universidade Harvard, liderou a pesquisa que identificou que crianças com acesso à educação infantil de qualidade tiveram menos necessidade de reforço escolar, menor índice de repetência e mais chances de se formarem no ensino médio.
O Estado de São PauloUm estudo organizado pelo Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), com base em dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) de 2015, mostra que o Brasil tem a segunda pior conectividade nas escolas entre os países que participaram do levantamento.
Segundo a análise, 28,3% dos estudantes do Brasil afirmaram que têm acesso a computadores com internet nas escolas. A porcentagem perde apenas para a República Dominicana, com 28,18%. A média de conexão dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é de 55,9%.
A inflação da classe C ficou acumulada em 2,07% em 2017, segundo o IPC-C1 (Índice de Preços ao Consumidor — Classe 1).
A categoria educação, leitura e recreação foi a que mais puxou a inflação para o consumidor da classe C, registrando variação de 5,14%. Logo em seguida aparecem os transportes (4,72%), habitação (4,49%) e saúde e cuidados pessoais (4,49%).
Um total de 56.065 alunos cursaram o ensino fundamental em tempo integral em Fortaleza em 2017. O número faz da Capital a terceira cidade do País em quantidade de alunos matriculados em regime estendido de horas, entre o 1º e o 9º ano. Disparado em primeiro lugar, o Rio de Janeiro recebeu 207.072 matrículas. Em, segundo, vem a cidade de São Paulo, com 80.509.
O PovoO Ministério da Educação publicou nesta quinta-feira, 4, portaria que cria a Plataforma Nilo Peçanha (PNP) e a Rede de Coleta, Validação e Disseminação das Estatísticas (Revalide). O objetivo é reunir os dados completos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com mais de 640 unidades de ensino, e assim subsidiar a avaliação dos processos educacionais, de forma a promover a qualidade educacional e tornar mais eficiente a gestão dos programas e das políticas públicas em educação profissional e tecnológica. Tudo será realizado de forma colaborativa com integrantes da própria Rede e coordenado pelo MEC.
MECEm tempos de polarização política, universidades brasileiras registraram em 2017 casos que vão de confrontos nos campi a brigas na Justiça, ameaça de morte e até utilização de explosivo.
Embora tenham diferentes contextos, boa parte dos incidentes se desenvolve em torno de duas questões: de um lado, estudos e eventos sobre gênero e, de outro, a exibição do documentário "O Jardim das Aflições", sobre a obra do filósofo Olavo de Carvalho.
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) proferiu nesta sexta-feira (29) uma decisão em caráter liminar determinando que a Universidade Estadual Paulista (Unesp) pague integralmente o 13º salário de seus servidores estatutários.
O atraso no pagamento chegou a provocar paralisações e protestos em alguns campi. Em unidades que não pararam, com a de Bauru, houve protestos de funcionários.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, de São Paulo (SP), ficou em segundo lugar no Edumission, iniciativa da empresa de impacto social israelense Education Cities para criação de uma rede de escolas inovadoras de diferentes cantos do mundo que, por meio da troca de experiências e ideias, consigam encorajar outras instituições a transformarem suas práticas. A vencedora foi a No Bell School, da Polônia e, em terceiro lugar, ficou a Little Forest Folk, da Inglaterra.
PorvirUm professor de uma escola primária nos Estados Unidos foi demitido e investigado pela polícia por expor obras de arte com nudez aos seus alunos. Mateo Rueda, professor de artes na Lincoln Elementary School, em Utah, sofreu punição após realizar uma atividade com alunos do sexto ano em que eles teriam que analisar cartões postais com reproduções de obras de arte, duas das quais continham nudez.
Gazeta do Povo