Notícias de Educação - 09/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Avaliação

Segundo dia da segunda fase da Fuvest 2018 tem menor índice de abstenção da década

A abstenção do segundo dia de provas da segunda fase da Fuvest foi de 8,1%, segundo informações divulgadas pela fundação na tarde desta segunda-feira (8). De acordo com dados da Fuvest, essa foi a menor abstenção da década, perdendo apenas para a edição de 2009, quando o índice ficou em 6,2%.

G1

Segunda prova da segunda fase da Fuvest teve menos questões interdisciplinares e exatas mais difíceis, dizem professores

G1

2º dia da 2ª fase da Fuvest tem David Bowie, Nobel e xadrez

O Estado de São Paulo

ENEM: STF mantém decisão e redações que “ferirem” direitos humanos não poderão ser zeradas

A ministra do STF Cármen Lúcia manteve a decisão no pedido de Suspensão de Liminar da PGR (Procuradoria Geral da República), que suspendeu a regra do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que zera a redação dos candidatos que violarem os direitos humanos. Na prática, isso significa que nenhuma redação do último Enem poderá ser zerada por suposto desrespeito aos “direitos humanos”.

Gazeta do Povo

Inclusão

PR: Educação fortalece políticas étnico-raciais na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento da Diversidade (Dedi), promoveu em 2017 diversas ações para fortalecer políticas étnico-raciais na rede estadual de ensino. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo departamento estão a formação continuada às equipes multidisciplinares das escolas, simpósios e ações de combate ao racismo e promoção de igualdade racial.

Diário dos Campos

Leis e políticas

Proposta determina que escolas divulguem resultados de avaliações educacionais

A Câmara analisa proposta que obriga instituições de ensino públicas e privadas a exibir, em local visível e de fácil acesso, os resultados obtidos em avaliações educacionais oficiais. O texto (PL 8812/17) acrescenta dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394/96).

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

É só construção? Biologia ajuda a explicar escolhas de homens e mulheres na universidade

O último Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra mais uma vez a concentração de mulheres e homens em diferentes cursos de graduação.
Parte da explicação para isso tem origem em constatações biológicas. Um grupo de estudo liderado pelo pesquisador e professor da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, Simon Baron-Coehn publicou novas descobertas de genes relacionados à empatia - habilidade que as mulheres, em média, são superiores aos homens, o que poderia explicar a predileção do sexo feminino por cursos que exigem maior relação interpessoal, como Serviço Social.

Gazeta do Povo

Outras do dia

EUA terão faculdade conservadora, cristã e de baixo custo

Uma nova faculdade cristã - e com valores conservadores – deve ser inaugurada nos Estados Unidos neste ano. O objetivo da Sattler College é oferecer educação cristã a baixo custo.
A Sattler College será baseada em três valores principais, chamados de “3 C’s”: currículo, caráter cristão e custos baixos. Já a política de respeito à diversidade é o ensinamento bíblico “amar o próximo como a si mesmo”.

Gazeta do Povo

O país que proibiu o ensino de inglês na educação fundamental

Segundo estimativas do linguista britânico David Crystal, existem hoje entre 1,5 e 2 bilhões de pessoas capazes de se comunicar em inglês, sendo o idioma mais lecionado como língua estrangeira no mundo.
Apesar disso, o governo iraniano anunciou, no fim de semana, que vai banir o estudo de inglês no ensino fundamental. O motivo? Evitar que o país seja "invadido pela cultura ocidental".

BBC

 

 

Voltar ao calendário