Notícias de Educação - 10/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Brincadeiras que dialogam com diferentes aspectos da educação integral

Ensino-aprendizagem no território; monitoria entre os pares; participação da comunidade; letramento e cultura digital e experimentação são alguns fundamentos da educação integral.
Sabendo da importância do brincar para o processo de ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões, o Centro de Referências em Educação Integral elencou brincadeiras e atividades que dialogam diretamente com estes princípios.

CR Educação Integral

12 projetos de jovens que usam a arte para a transformação social

Durante a Feira de Projetos da 12ª edição do Programa Jovens Urbanos, que aconteceu no último mês em São Paulo (SP), 12 grupos mostraram como a nova geração pode ser protagonista em projetos de transformação social. O programa trabalha a educação integral com jovens que moram na Cidade Tiradentes e São Miguel Paulista, no extremo leste da capital.

Porvir

Avaliação

Fuvest 2018 fecha segunda fase com menor abstenção desde 2009

A Fuvest divulgou, na tarde desta terça-feira (9), o índice de abstenção do terceiro e último dia de provas da segunda fase do vestibular 2018. Com número menor de vagas, devido à adesão parcial de todas as carreiras ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o vestibular deste ano também viu sua abstenção cair e atingir o menor nível desde 2009.

G1

Terceiro dia de Fuvest tem matemática difícil e temas atuais em geografia

Folha de São Paulo

Opinião

4 modos como as crianças são biologicamente programadas para se autoeducar

As crianças chegam ao mundo biologicamente programadas para se autoeducarem. A evidência vem de observar as incríveis capacidades de aprendizagem das crianças antes de começarem a frequentar a escola, as maneiras pelas quais crianças e adolescentes em culturas de caçadores e coletores se educam e as formas pelas quais as crianças de hoje se educam em escolas democráticas e em famílias não escolarizadas.

Gazeta do Povo

Melhor forma de combater a violência nas escolas é promover a paz

A escola pública é uma política de promoção da cidadania de caráter universal, inclusivo. Isso implica uma educação provedora, acolhedora e, sobretudo, transformadora para que o exercício pleno dos deveres e direitos seja de fato uma conquista de todos.

Carta Educação

2018: o ano da Educação

Entre o final e o início de cada ano, muita gente projeta os desejos e as metas para os próximos 12 meses. Que tal incluir uma resolução nova neste ano: fazer de 2018 o ano da Educação, o ano em que você inicia uma nova participação? Em geral, nós desejamos que nossa vida e a de quem amamos e nos importamos melhore. Todos os brasileiros importam para nossas vidas, porque todas nossas vidas estão conectadas.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

O gasto em educação por etapas de ensino no Brasil e no mundo

Brasil dispende três vezes mais no ensino superior do que no ensino fundamental. Veja dados comparados com outros países (gráficos)

Nexo

Profissionais da Educação

Justiça suspende demissões de professores da Universidade Metodista de SP

A Justiça do Trabalho determinou a suspensão da demissão de 50 professores da Universidade Metodista e mais 16 professores de educação básica do Grupo Metodista atendendo a um pedido de liminar do Sindicato dos Professores de Santo André (Sinpro ABC), suspendendo a dispensa dos empregados. Em dezembro, a Metodista dispensou os professores alegando cortes no orçamento.

G1

Outras do dia

Governo de Buenos Aires vai remover 7 mil professores sem formação

As autoridades educacionais da província de Buenos Aires anunciaram no último mês que acabarão com a contratação de professores que lecionam sem um diploma de ensino superior. Com a medida, cerca de sete mil professores serão retirados de seus cargos a partir de 28 de fevereiro.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário