Notícias de Educação - 12/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Avaliação

Vestibular da UFRGS termina com abstenção de 18,93%; listão sai até 20 de janeiro

O vestibular 2018 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) terminou na quarta-feira (10) com abstenção de 18,93%. Dos 32.438 inscritos, 26.299 compareceram, e 6.139 faltaram. A instituição informa que o listão dos aprovados sai até o dia 20 de janeiro.

G1

Gestão

Creches não devem ser escolhidas só por aspectos físicos, diz especialista

Mais do que um ambiente para recreação, as creches são um local de aprendizado. Sem falar que são imprescindíveis para os pais que trabalham e não têm com quem deixar os filhos pequenos. “A família não pode escolher apenas por ser um local lindo e colorido. É o início da aprendizagem. São os anos mais importantes da criança em sociedade”, salienta Paola Aragão, especialista em comportamento educacional e professora lotada da Secretaria de Educação.

Correio Braziliense

Pais reclamam de creches inacabadas onde Prefeitura matriculou crianças em SP

Pais de filhos matriculados em creches na cidade de São Paulo têm reclamado pelo fato de, a poucos dias do início do ano letivo, muitas das unidades estarem ainda em construção.

G1

Escolas estaduais de SP terão consultas de matrículas e transferência online

A partir desta sexta-feira (12), será possível consultar a efetivação das matrículas e dos pedidos de transferência dos 3,8 milhões de alunos matriculados na rede pública do estado. Esse é o primeiro ano que os pais e responsáveis poderão fazer a consulta utilizando a Secretaria Escolar Digital. Para ter acesso ao sistema, basta preencher o Registro do Aluno (RA) e a data de nascimento do estudante. A consulta também pode ser feita na unidade escolar onde foi realizada a inscrição.

G1

São Paulo cria plataforma e robô no Facebook para cardápio escolar

Porvir

A cartilha das creches

Secretaria de Educação de Rio Preto cria manual para orientar professores e demais funcionários quanto às práticas em relação às crianças nas 103 unidades de ensino infantil municipais e conveniadas

Diário da Região

Inclusão

1/3 das federais tem denúncia em cota racial; governo quer avaliação visual

Uma em cada três universidades federais do País já investigou a matrícula de estudantes por suspeita de terem fraudado o sistema de cotas raciais. É o que mostra um levantamento do Estado nos processos administrativos instaurados pelas instituições, todos obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. A maior parte das denúncias vem de movimentos negros. Para reduzir as fraudes, o governo federal quer formatar uma comissão para orientar análise visual dos alunos.

O Estado de São Paulo

Governo reativa grupo de trabalho para dar base a aferições

O Povo

‘Vagas eram ocupadas, mas não se viam negros’

O Estado de São Paulo

Depoimento: ‘Nunca tive privilégio nenhum de branco’

O Estado de São Paulo

Análise: Incertezas jurídicas e racismo à brasileira

O Estado de São Paulo

5 lições sobre bullying e inclusão de “Extraordinário”

Todo mundo já viveu essa situação: você tenta aproveitar as férias, vai ao cinema e esbarra em um filme que faz você lembrar o tempo inteiro sobre a vida na escola, a rotina com os alunos e ter milhões de ideias. Foi isso que aconteceu quando algumas pessoas da equipe de NOVA ESCOLA foram assistir Extraordinário – inspirado no livro de mesmo nome do autor R. J. Palacio – e que está em cartaz nas salas de cinema.

Nova Escola

UFABC abre vagas exclusivas para trans e travestis na Escola Preparatória

A Universidade Federal do ABC lançou nesta segunda-feira 8 edital que destina 627 vagas para a Escola Preparatória, curso presencial que aborda conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Pela primeira vez, além de vagas exclusivas para negros, pardos e indígenas, a universidade destinou 6 vagas para pessoas transexuais e travestis e 6 vagas para refugiados.

Carta Educação

Leis e políticas

Cinco temas do PNE que precisam de mais atenção em 2018

Prestes a completar quatro anos de vigência, o Plano Nacional de Educação (PNE) sinaliza, com base nos dados mais recentes das metas, alguns tópicos que precisam ser prioritários neste ano. Ainda há muitos desafios até 2024, ano final do plano, mas alguns pontos já estão com prazos vencidos ou próximos do vencimento, e alertam para a urgência em finalmente pautá-los para acompanhar seu andamento.

O Estado de São Paulo

GO: Juiz suspende ‘escola sem partido’ em Jataí

O juiz Thiago Castelliano Lucena de Castro suspendeu ontem, em Jataí, na região sudoeste, lei municipal que colocava em vigor o Programa Escola sem Partido e proibia professores de tecer comentários sobre religião, política e assuntos ligados à moralidade nas escolas da rede pública. Na sentença, o magistrado disse que o município não possui responsabilidades acerca da atuação do educador no âmbito escolar.

O Hoje

SP: Lei que permite celular em aula dá 'trégua' para professores e alunos

Depois de anos de discussão foi aprovada uma lei estadual que terminou com a era da proibição do uso de celulares em salas de aula e permitiu seu emprego em atividades didáticas. Seus efeitos? Basta uma visita, ainda que rápida, a uma escola para perceber que a lei é quase nada diante de uma realidade conspícua –e, sobretudo, tensa.

Folha de São Paulo

Opinião

Valorização do professor

O ano começou com uma boa notícia para os professores da educação básica. Um aumento de 6,81% na chamada Lei do Piso (LP), bem acima da inflação. Contudo, quando analisamos os dados relativos à meta 17 do PNE, fornecidos pelo Observatório do PNE (www.opne.org.br), verificamos que para alcançá-la será preciso um esforço muito maior do que o realizado até aqui. Em 2015, o rendimento médio dos professores da rede pública da educação básica em relação aos demais profissionais com nível superior era de 52,5%. Esse percentual não vem apresentando uma variação significativa de 2002 para cá.

IstoÉ

Outras do dia

Ing: Escola só para garotas vai parar de usar a palavra... “garotas”

Uma escola exclusiva para meninas em Manchester, na Inglaterra, anunciou que adotará linguagem de gênero neutro para as estudantes. Os funcionários e alunas da escola não poderão mais se referir a elas como “garotas”.

Gazeta do Povo

Universidades da Coreia do Sul têm cursos de namoro para aumentar natalidade no país

O Black Mirror não está nem um pouco longe da nossa realidade! Duas universidades da Coreia do Sul, Dongguk University e Kyung Hee University, agora oferecem cursos sobre relacionamento, amor e casamento com o objetivo principal de aumentar a taxa de natalidade do país.

Brasil Escola

China: A história por trás da comovente imagem do menino que chega congelado à escola

Uma camada de neve cobre o cabelo, as mãos e a sobrancelha de Wang Fuman, um menino de oito anos que caminha todo dia uma hora e meia para ir à escola. Fuman mora na localidade de Zhaotong, na zona rural da província de Yunnan, sul da China. Nos dias de aula, o menor percorre 4,5 quilômetros sob uma temperatura de nove graus abaixo de zero. Graças a seu professor, as imagens foram divulgadas ao mundo através das redes sociais.

El País

 

 

Voltar ao calendário