Notícias de Educação - 16/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Escolas parque: por que o modelo pensado por Anísio Teixeira não deu certo

A construção de uma nova capital parecia a oportunidade perfeita para a implementação de um modelo educacional inovador. Junto com Brasília, deveria surgir uma nova forma de educar. Mas o modelo de ensino integral pensado por Anísio Teixeira nunca passou da fase embrionária.

Gazeta do Povo

(Portugal) "Os alunos têm mais a dizer do que as pessoas pensam"

Esta segunda-feira será diferente nas escolas do ensino básico e secundário de Caneças. Para marcar o “Dia do Perfil do Aluno”, o agrupamento optou por colocar em contacto os alunos mais velhos, do 12.º ano, e os mais novos, do 5.º, 6.º e 7.º, e promover o debate sobre o que pode ser feito para fomentar a aquisição de competências que devem orientar a aprendizagem.

Público.pt

Gestão

4 riscos do uso incorreto das tecnologias nas escolas

O maior medo dos pais e professores é que a indústria tecnológica queira substituir professores por computadores. Eles temem que os líderes empresariais desejam reduzir os custos ao substituir seres humanos caros por máquinas baratas, que nunca requerem cuidados de saúde ou uma previdência social. Eles acreditam que a educação requer interação humana. Eles preferem experiência, sabedoria, julgamento, sensibilidade, sensatez e compaixão dentro da sala de aula do que a frieza e a estática superioridade das máquinas

Porvir

MEC libera R$ 981,4 milhões para o pagamento da parcela do salário-educação relativa a dezembro

O Ministério da Educação liberou na última sexta-feira, 12, R$ 981,4 milhões para o pagamento de parcela do salário-educação referente ao mês de dezembro de 2017. Os valores serão repassados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, que efetuará o repasse aos estados, municípios e Distrito Federal até o dia 20 deste mês. Os recursos serão aplicados no financiamento de programas, projetos e ações voltados para a educação básica.

MEC

Olhar ‘verde’ une escola e profissão

(...) Assim como o Colégio Cervantes, que passou a incluir a preocupação ambiental na sua cultura institucional, cada vez mais empresas vêm ampliando sua atuação com foco em sustentabilidade ambiental, social e econômica, garante Helen Camargo de Almeida, docente da área de Meio Ambiente do Senac São Paulo.

O Estado de São Paulo

EAD

Cursos a distância cada vez mais perto dos estudantes

Fazer um curso, seja de graduação, técnico, pós, preparatório para concursos ou de idiomas, é possível mesmo sem frequentar uma sala de aula. Basta o interessado escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado dos cursos da modalidade EAD – ensino a distância. O Censo de Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirma o crescimento desse tipo de curso no país. Entre 2015 e 2016, o número de matrículas em cursos de graduação a distância teve alta de 7,2%, enquanto que na modalidade presencial diminuiu 1,2%.

O Tempo

Ensino Superior

MEC divulga calendário do ProUni: inscrições começam no dia 6 de fevereiro

Aos ansiosos de plantão que almejam uma bolsa em uma universidade, o Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira o edital e o calendário do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os estudantes interessados em participar da seleção para as bolsas oferecidas no primeiro semestre de 2018 terão do dia 6 às 23h e 59 minutos do dia 9 de fevereiro para se inscreverem. A candidatura deverá ser feita pela internet.

iG

 

 

Voltar ao calendário