Notícias de Educação - 17/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Nossa palavra

Ensino Fundamental II - 1ª parte

Como educar adolescentes? Um início de conversa sobre este segmento, muitas vezes esquecido por todos... Confira!

Focando Educação

Sala de aula

Escola no contraturno usa metodologias ativas para formar pequenos inventores

Em cursos que recebem o nome de grandes cientistas, como Galileu Galilei, Arquimedes e Isaac Asimov, crianças e jovens aprendem matemática, ciências, robótica, programação e pensamento computacional. Tudo isso enquanto solucionam desafios e colocam a mão na massa. Essa é a proposta da Escola do Inventor, uma startup educacional de Ribeirão Preto (SP) que usa métodos ativos de aprendizagem para estimular o desenvolvimento de competências e habilidades do século 21.

Porvir

Glossário: Design Thinking

Metodologia para propor soluções criativas e inovadoras para problemas que utiliza a forma de pensar dos designers. O presidente-executivo da empresa americana de design IDEO, Tim Brown, afirma que: “O design thinking é uma abordagem centrada no ser humano, que parte do kit de ferramentas do designer para integrar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e as exigências do sucesso comercial”.

Porvir

A educação financeira começa na infância

Como viver, consumir e poupar adequadamente? Como se educar para não se atolar em dívidas? A resposta está na educação financeira e que deve começar na infância. É preciso preparar as crianças para lidar com o dinheiro. Sendo o consumo mais emocional que racional, é importante ensina-las a fazer uma avaliação da real necessidade daquilo que se quer comprar.

G1

Base do currículo escolar inclui a educação financeira

Amanhã

Avaliação

Como é o vestibular em outros países?

Ao iniciar o Ensino Médio, a maioria dos estudantes já tem um certo medo que os assombra e que está cada vez mais próximo: o vestibular. É preciso se preparar com antecedência se quiser estudar nas universidades mais renomadas do país. Mas como isso funciona em outros lugares do mundo? A Gazeta do Povo selecionou 10 países e explica o método exigido em cada um deles. Enquanto a maior parte aplica algum tipo de exame, em outros locais nenhuma prova é exigida.

Gazeta do Povo

Gestão

MEC libera R$ 190 milhões para universidades e institutos federais

O Ministério da Educação liberou na última segunda-feira, 15, R$ 190,45 milhões em recursos financeiros às instituições federais de ensino vinculadas à pasta. Os valores serão aplicados na manutenção, custeio e pagamento de assistência estudantil, entre outros.

MEC

Leis e políticas

PEC estabelece conteúdo mínimo para o ensino médio

Conteúdos mínimos que assegurem a formação básica comum e o respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais, podem se tornar obrigatórios no ensino médio. A proposta (PEC 48/2007) que trata do assunto está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Hoje, a Constituição determina um conteúdo mínimo fixo apenas para o ensino fundamental.

Senado

Alfabetização será concluída até o 2º ano,define nova base curricular

A antecipação da conclusão do ciclo de alfabetização na rede pública do Brasil foi definida ontem pelo Ministério da Educação (MEC), em reunião no Ceará. Hoje, o teste de Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) é dirigido aos estudantes do 3º ano do ensino fundamental e, em 2019, passará a ser feito entre estudantes do 2º ano.

O Povo

Opinião

8 passos para levar ferramentas digitais para sala de aula

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, que traz o uso das tecnologias como uma das competências de ensino, estamos próximos de garantir recursos necessários, principalmente formação para que professores estreitem os laços com as tecnologias. Mas é possível? Eu acredito que sim e a seguir enumero oito passos para agregar essas ferramentas na sala de aula.

Nova Escola

Ensino Superior

Capes descredencia cursos em universidades de ponta

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) analisou 4.175 programas de mestrados e doutorados em funcionamento há pelo menos um ano, atribuindo notas de 0 a 7 para cada um. Aqueles que ganham notas 0, 1 e 2 são descredenciados da Capes – responsável, entre outras atribuições, pela distribuição de bolsas de estudo – e recebem recomendação para fechar; cursos com nota 3 e 4 são classificados como médios e estão credenciados; 5 e 6 como muito bons e de excelência nacional, e 7 são os cursos de excelência, atendendo padrões internacionais de avaliação.
Na Avaliação Quadrienal 2017, a Capes descredenciou 119 programas, o que corresponde a 2,8% do total em andamento. Alguns deles em universidades de ponta.

Carta Educação

Eventos

Garoto de 7 anos escreve livros bilíngues, cria jogo eletrônico e é premiado pela Nasa

O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu nesta terça-feira, 16, o estudante João Paulo Guerra Barrera, de 7 anos, autor de dois livros bilíngues – português e inglês – sobre planetas e espaço. E assistiu ao jogo eletrônico, criado pelo garoto, com o tema do primeiro livro, No Mundo da Lua e dos Planetas, que foi premiado pela National Aeronautics and Space Administration (Nasa), agência espacial norte-americana. João Paulo nasceu em São Paulo, em 31 de março de 2010.

MEC

Presidente sanciona lei que cria Dia Nacional do Ensino a Distância

O presidente da República, Michel Temer, sancionou a Lei 13.620 que institui a data de 27 de novembro como o Dia Nacional de Educação a Distância. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira, 15.

MEC

Outras do dia

Pais terão que pagar por dano causado pelos filhos em escolas do MS

A partir de agora, os pais serão obrigados a pagar pelos danos cometidos pelos filhos nas escolas estaduais de Mato Grosso do Sul.
A regra faz parte da lei Lei nº. 5.156 , aprovada pela Assembleia Legislativa do estado em 20 de dezembro e promulgada pela governadora em exercício, Rosa Modesto, nesta segunda-feira.

Gazeta do Povo

 

 

Voltar ao calendário