Notícias de Educação - 18/janeiro/2018

Receba gratuitamente as notícias por e-mail, AQUI

Postagens antigas AQUI


Sala de aula

Disciplina positiva aposta na firmeza com gentileza na educação de crianças

Para além de manuais ou guias de boas práticas, há uma filosofia que pretende ajudar os pais e educadores na relação com as crianças. A disciplina positiva, baseada nos livros escritos por Jane Nelsen, aposta na firmeza com gentileza, sem punições ou recompensas, para educá-las.

HuffPost

Gestão

Diretor aproxima pais da escola e melhora aprendizado

Apesar de acumular diversas funções na escola, a principal tarefa do coordenador pedagógico é promover a formação dos professores, garantindo que os conteúdos trabalhados em sala de aula estejam conectados com as necessidades dos alunos.
Para fazer um bom planejamento, o coordenador precisa acompanhar o dia a dia da instituição, estar próximo da realidade das salas de aula e avaliar os materiais produzidos pelos alunos. Além disso, é essencial que ele troque informações e experiências com outros profissionais.

Gestão Escolar

Governo federal anuncia liberação de R$ 406 milhões para escola em tempo integral

O governo federal anunciou nesta quarta-feira (17) a liberação de R$ 406 milhões para a ampliação de vagas no ensino médio em tempo integral em escolas públicas pelo país. O anúncio da liberação dos recursos foi feito pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em cerimônia com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto.

G1

Ao lado de governador do PT, Temer libera recursos para educação

Valor

Inclusão

MEC homologa resolução que permite que transexuais e travestis usem o nome social nas escolas do Brasil

O ministro da Educação, Mendonça Filho, homologou nesta quarta-feira (17) o uso de nome social nas escolas de educação básica de todo o Brasil. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Educação na tarde desta quarta.
A nova norma, que havia sido aprovada em setembro de 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), e aguardava a homologação pelo MEC para entrar em vigor.

G1

CE: Universidade federal deve ter cotas para transexuais

Para concorrer por esse sistema, bastará a auto-declaração. Reserva de vagas deve ser implementada no mestrado e no doutorado
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), no Ceará, deu o primeiro passo para implementar cotas para candidatos transexuais e transgêneros na pós-graduação.

Gazeta do Povo

Técnico e Profissionalizante

33 escolas técnicas de São Paulo vão inaugurar modelo proposto pela reforma do ensino médio

Trinta e três escolas técnicas estaduais (Etecs) do Estado de São Paulo ligadas ao Centro Paula Souza vão oferecer, além dos cursos já estabelecidos, outras duas opções de cursos no formato baseado na reforma do ensino médio: o ensino médio com habilitação técnica profissional e o ensino médio com qualificação profissional.
A reforma do ensino médio foi aprovada em fevereiro do ano passado e ainda está em andamento no país. A modalidade formação técnica e profissional é um dos cinco itinerários formativos, previstos pela legislação, que as escolas podem oferecer aos alunos.

G1

Ensino Superior

O Brasil precisa mesmo de mais universidades públicas?

De fato, poucos brasileiros chegam a cursar uma faculdade. Apenas 14% dos adultos têm curso superior, o que é menos da metade do índice chileno. Portanto, é preciso aumentar o número de pessoas nas universidades.
Mas isso não significa que a expansão deva partir do governo. Uma das razões, talvez a mais óbvia, é o alto custo causado pela burocracia e pela corrupção. Cada grande obra traz em si um alto risco de desperdício. Além disso, o ensino superior é uma área em que o setor privado tem ampla capacidade de se articular para suprir a demanda do mercado, exceto em alguns casos especiais (cursos com baixa demanda mas alta relevância para o país). Na verdade, hoje, três quartos das vagas de ensino superior já estão em instituições privadas.

Gazeta do Povo

Reforma no Ensino Médio: como afeta o vestibular e o ensino superior?

Atualmente, esse é um dos assuntos mais importantes no mundo da educação pelos seus impactos. Um deles refere-se às grandes mudanças no dia a dia dos alunos e no jeito que as matérias serão abordadas nas escolas. Mas a Reforma vai mudar bem mais que apenas a rotina das escolas.
Neste artigo, ajudamos a entender a Reforma e o que ela pode mudar nos vestibulares e Ensino Superior.

Universia

Professores da Uerj decidem suspender greve

Em assembleia realizada na tarde desta quarta-feira (17), os professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram suspender a greve que perdurava desde o dia 3 de outubro do ano passado.

G1

Eventos

MEC inicia debates para implantar Base Nacional Comum Curricular

O Ministério da Educação (MEC) escolheu o Ceará para começar a elaborar as estratégias de implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil e o ensino fundamental. As diretrizes, que definem a aprendizagem essencial que todos os alunos, tanto na rede pública como particular, devem adquirir na escola, foram homologadas em dezembro e entram em vigor em janeiro de 2019.

EBC

MEC inicia discussão para implementação da Base Curricular com secretários estaduais e municipais

MEC

 

 

Voltar ao calendário