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Desde 2016, as escolas da Finlândia contam com aulas de computação no lugar das antigas lições de caligrafia. No país nórdico, os tradicionais livros e cadernos deram lugar aos tablets e computadores. No Brasil, algumas escolas particulares já aderiram à ideia. Mas será que priorizar a tecnologia é positivo para a aprendizagem? Segundo estudos recentes, não.
Gazeta do PovoOs estudantes colocam, em um painel ao lado da lousa, emoticons usados na internet para externar seu estado de espírito e disposição para assistir às aulas.
Com base no resultado demonstrado pelo "painel das emoções" —se a maioria começou o dia triste, alegre, irritada, nervosa, tranquila etc— o professor pode mudar a estratégia programada, alterando conteúdos ou metodologia, ou ainda propor intervenções individuais.
Um dos passos para a aprovação em programas de graduação ou pós-graduação no exterior é comprovar o domínio da língua do país. Tanto para o acompanhamento das aulas na instituição estrangeira quanto para oportunidades de carreira no país escolhido, testes de proficiência atestam que o conhecimento do candidato está de acordo com o nível de exigência das oportunidades.
Gazeta do PovoComo a arquitetura e a organização física de uma escola pode influenciar o aprendizado dos alunos? Segundo Doris Kowaltowski, professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, o ambiente escolar funciona como o "terceiro professor". O espaço físico influencia a forma como as pessoas convivem nele e também estimula e facilita o ensino. Para Doris, o projeto arquitetônico deve dialogar com a pedagogia da escola e a construção dve ser feita em parceria com a comunidade escolar.
O Estado de São PauloTerminado no dia 30 de janeiro o prazo para os municípios prestarem contas dos gastos em Educação referentes ao sexto bimestre de 2017 ao FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (órgão do Ministério da Educação), apenas 15,5% dos municípios o fizeram – ou seja, pouco mais de 800 cidades brasileiras cumpriram o dever de casa.
Dia DiaCaso confirmada, a operação representa mais um avanço da Bahema no setor de educação. Em fevereiro de 2017, a holding comprou 80% da Escola da Vila, em São Paulo, e de 5% da Escola Parque, no Rio de Janeiro, por um valor total de R$ 42,2 milhões.
ValorA Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) vai debater com autoridades e especialistas a situação das creches que estão com as obras paralisadas ou abandonadas pelo Brasil. Segundo a presidente do colegiado, senadora Lúcia Vânia (PSB–GO), das cerca de três mil creches financiadas desde 2013 pelo governo federal em parceria com os municípios, apenas 100 foram entregues à população.
SenadoApós os casos de alunos brancos fraudando o sistema de cotas para entrar para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ganharem as páginas de jornais, cresceram as denúncias de ocorrências semelhantes na instituição. A comissão da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis apurou, no ano passado, 61 queixas – sobre pessoas diferentes – feitas formalmente à universidade antes e depois do escândalo. Porém, até hoje, cerca de cinco meses depois, nenhum dos acadêmicos foi afastado ou expulso, segundo movimentos negros e estudantis que acompanham os casos.
O TempoMães e pais de crianças que foram afetadas pela Síndrome Congênita do Zika Vírus estão tendo dificuldades para manter seus filhos em escolas da rede municipal de ensino. Eles alegam que os estabelecimentos de ensino não têm espaço adaptado para receber os pequenos, que chegaram este ano à idade escolar e precisam individualmente dos cuidados de um profissional de apoio.
A TardeO Ministério da Educação (MEC) deu o primeiro sinal de que pretende reconhecer a prática do ensino doméstico (ou homeschooling). O diretor de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Raph Gomes Alves, afirmou nesta quinta-feira (22) que MEC já está se mobilizando para sugerir a regulamentação da modalidade no Brasil. O diretor defendeu uma espécie de meio-termo: mesmo que o aluno seja adepto da educação domiciliar, precisaria estar matriculado em instituição de ensino, como preveem o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a LDB (Lei de Diretrizes Básicas da Educação).
Gazeta do PovoTramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8389/17 que garante a professores da rede pública, no mínimo, um terço da jornada de trabalho para atividades extracurriculares em educação e cultura. O tempo também poderá ser usado para participação voluntária em atividades pedagógicas na comunidade.
CâmaraInvestir em educação de qualidade para jovens de baixa renda é, para 36% dos paulistanos, a medida mais importante para diminuir a violência na cidade. O dado é do levantamento “Viver em São Paulo”, divulgado em janeiro pela Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope Inteligência.
Carta CapitalCriada a partir de experiências da pedagogia Waldorf, Faculdade Rudolf Steiner dá início a curso de pedagogia voltado para educação integral
PorvirCom a proposta de contrapor o discurso do movimento Escola sem Partido (ESP) e apoiar os professores que passam por ameaças em relação ao conteúdo de suas aulas, um grupo de organizações abriu um financiamento coletivo (crowfunding) para captar recursos para a elaboração de um Manual de Defesa para Docentes (ou Manual de Defesa Contra Censura).
Nova EscolaFoi lançado hoje (24) o Observatório Legislativo da Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (Olerj). A primeira reunião, que teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tratou do tema educação e debateu o assunto com secretários municipais.
Os gestores discutiram questões como evasão escolar, valorização dos professores, tempo integral e formas de tornar a escola mais atrativa para os estudantes, sem tratar diretamente da relação entre a intervenção e a educação.
Ser criança em favelas como a Rocinha, onde os bandidos dão as ordens, é ouvir tiroteio todo dia e não sair de casa — um exercício de sobrevivência desumano
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