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Na Lumineer Academy, uma escola do ensino fundamental aberta recentemente em Williamstown, Austrália, não há lição de casa. Não há salas de aula, nem uniformes ou notas tradicionais. Em vez disso, há "espaços do criador", sessões de "pensamento ensolarado" e "palcos de exposição".
Susan e sua equipe dizem ter criado um modelo para o ensino infantil, chamado Luminaria, que promete preparar as crianças para se tornarem arquitetas do mundo do futuro, e não apenas participantes dele.
Astros do cinema, ícones da música, atletas, modelos, influencers das redes sociais. O espectro de celebridades no mundo ampliou nos últimos anos por causa das redes sociais. O aumento provocou uma obsessão pela fama nos jovens? Qual a influência da “cultura das celebridades” nos jovens? Ela afeta as chances dos alunos de terem uma boa educação e conseguir um bom emprego?
O Estado de São PauloO quanto as jovens e as adolescentes brasileiras sabem sobre proteção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e gravidez não planejada? Essa foi a pergunta de partida de um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o laboratório Bayer, que ouviu 1,5 mil mulheres entre 16 e 25 anos em cinco capitais de quatro regiões do país. A ideia foi analisar a educação sexual que essas meninas recebem tanto nas escolas quanto em casa.
Zero HoraA brasileira Lucia Dellagnelo ajudou a escolher dois entre 143 projetos de tecnologia na educação que foram vencedores da mais recente edição do Prêmio Unesco, organismo da ONU para educação e cultura.
Em entrevista à BBC Brasil em São Paulo, Dellagnelo conta o que viu de mais inovador, entre tantas propostas mundo afora, para tornar a educação mais igualitária, contemporânea e qualificada usando a tecnologia. E opina sobre onde o Brasil vai bem e onde precisa melhorar.
A Kroton Educacional anunciou nesta sexta-feira (16) lucro líquido ajustado de R$ 2,23 bilhões em 2017, um salto de 12,9% em relação ao ano anterior, quando registrou lucro de R$ 1,97 bilhão. O ano foi marcado por uma queda da importância do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custeio das mensalidades dos alunos da empresa.
A empresa, líder no setor de educação superior privada no Brasil, obteve receita de R$ 5,54 bilhões no ano passado, um crescimento de 7% sobre o faturamento líquido de 2016.
O preconceito contra alunos bolsistas em universidades particulares foi denunciado pela formanda Michele Alves, na colação de grau da turma de direito da PUC. Em seu discurso, que fez sucesso nas redes sociais, ela reforçou como esses estudantes se sentem excluídos por colegas e professores. E afirmou que, apesar de não pagarem a mensalidade da faculdade, têm dificuldades em conseguir arcar com outras despesas decorrentes do curso.
O G1 ouviu estudantes que frequentam o ensino superior com a ajuda de bolsas governamentais ou privadas. De acordo com os relatos, o preconceito existe, não é padronizado, e pode ser combatido.
A Comissão de Educação (CE) analisa na terça-feira (20) proposta que torna lei a obrigatoriedade de aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas e privadas. Inicialmente criado por decreto e posteriormente vinculado ao Plano Nacional de Educação (PNE), o Ideb ganharia, com a aprovação do Projeto de Lei do Senado 299/2014, mais efetividade e sustentabilidade para sua execução. O projeto é terminativo na comissão.
SenadoAlison Gopnik é uma renomada psicóloga do desenvolvimento; sua pesquisa revela muito sobre as capacidades incríveis de aprendizagem e raciocínio de crianças pequenas, e ela talvez seja a maior intérprete deste mesmo estudo para o público geral.
Um tema persistente que emerge de tal pesquisa, conforme Gopnik explica, é que as crianças não aprendem absorvendo informações de modo passivo, mas se envolvendo ativamente com meios sociais e físicos e estabelecendo inerências lógicas com base no que elas veem, escutam e experimentam.
Uma pesquisa realizada em escolas públicas de Ensino Médio de São Paulo aponta que os estereótipos de gênero ainda estão bastante presentes na educação. Dos cerca de 1.000 estudantes e professores entrevistados, 45,7% deles disseram acreditar que há certos trabalhos que devem ser realizados só por homens, 60,8% que as mulheres precisam prestar atenção ao tipo de roupa que usam para ir a determinados lugares e 35,6% que a mulher é mais capacitada para o trabalho doméstico do que os homens. Quase três em cada dez também afirmam que em uma profissão exercida por uma maioria de homens, dificilmente uma mulher será bem-sucedida, mesmo sendo muito competente.
El PaísDe acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o país asiático aparece entre os oito primeiros colocados nas três aptidões avaliadas: matemática, leitura e ciência. Nessa última, o Japão ostenta a segunda colocação, somente atrás de Cingapura. Em Matemática, os nipônicos estão em 5.º, com 532 pontos, bem acima da média dos países da OCDE, que é de 490. O Brasil, para se ter uma ideia, somou 377 pontos nessa disciplina; é o quinto pior resultados entre todos.
E a diferença de desempenho escolar entre os dois países, segundo um estudo de pesquisadores brasileiros, também pode ser percebida em uma análise de ancestralidade dos estudantes nacionais.
A onda de criação de cursos que tratam o afastamento de Dilma Rousseff da presidência da república como um golpe de estado parece estar limitada às universidades públicas: até aqui, nenhuma instituição particular de ensino superior está ofertando disciplinas que partem da premissa de que o processo de impeachment da ex-presidente foi um “golpe”.
Caráter pouco científico e carregado de ideologia política é entrave para que cursos sobre “golpe” ganhem espaço em universidades particulares.
Como estimular o desenvolvimento contínuo dos professores? Quais incentivos de carreira devem ser oferecidos? Para Susan Furhman, diretora do Teachers College da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o apoio aos educadores passa inicialmente pela compreensão dos seus desafios. “Os professores precisam saber que nós entendemos o que eles passam e apreciamos o seu trabalho. Para dar o suporte que eles precisam, temos que mostrar que eles não estão sozinhos”, sugere.
PorvirO sonho do brasileiro Diego Mahfouz Faria Lima de ser eleito o ‘melhor educador do mundo’ foi adiado. A premiação, que aconteceu durante o Global Education & Skills Forum, realizado em Dubai, nos Emirados Árabes, consagrou a professora de artes britânica Andrea Zafirakou, que leva para Brent, uma das áreas mais pobres do Reino Unido, o prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,2 milhões).
G1Com o objetivo de apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais e na correta aplicação dos recursos no setor, o Ministério da Educação lançou nesta sexta-feira, 16, o programa Gestão para a Educação Municipal (GEM). Composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal – o programa está recebendo inscrições para o Curso GEM de aperfeiçoamento, o primeiro do programa.
MECMinistros da Educação de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe, países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), participaram nesta sexta-feira, 16, em Salvador, de uma reunião para assinar uma declaração de cooperação mútua na área educacional.
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