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A sala calmante (em inglês, calming room) onde Embaba pode se refugiar é um espaço recém-inaugurado pela Tilden Middle School, que abriga alunos de 10 a 15 anos no sudoeste da Filadélfia. Ali há sofás e pufes para leitura, uma mesa com livros e papéis de desenho e pintura, iPods carregados apenas de músicas tranquilas e um círculo de conversa.
O novo espaço vai permitir "breves descansos" para aliviar momentos de tensão dos alunos e ajudá-los a enfrentar traumas, a recuperar a concentração e a simplesmente refletir sobre suas emoções cotidianas.
Genuinamente brasileiro. Assim é o Programa Semente, que aborda sentimentos, pensamentos, comportamentos e relacionamentos. Trata-se de uma metodologia que ensina a entender a mente e a plantar um futuro melhor, preparando crianças e jovens para lidar com a aprendizagem socioemocional, por meio do domínio das emoções.
O TempoTer entre 14 e 17 anos e poder simular uma operação na bolsa de valores em uma disputa envolvendo 453 instituições em todo o mundo. Esse foi o desafio assumido por estudantes de colégios paulistanos, como Santa Cruz, no Alto de Pinheiros, e o Decisão, no Aeroporto. Eles se destacaram nas primeiras fases da disputa em que se busca o melhor plano de investimento para US$ 100 mil (R$ 347 mil). O dinheiro entregue a cada equipe é virtual, mas a disputa tem por base fatos reais.
O Estado de São PauloA abordagem engaja os alunos em atividades práticas que misturam diferentes conhecimentos e conduzem a uma aprendizagem criativa
“Mas o que eu faço com isso que aprendi?” Todo professor já ouviu ou ainda vai ouvir essa pergunta de seus alunos, diante de uma aula com muitos conceitos e conteúdos. Há maneiras de transformar as aulas em atividades mais práticas, que colocam os estudantes para testar suas hipóteses com a mão na massa. Uma delas é o STEM.
A Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais, que reúne material digital nos mais diversos formatos para o uso do professor, será ainda mais enriquecida a partir de agora, graças a um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e instituições reconhecidas pela produção desse material. A plataforma integra o Programa de Inovação Educação Conectada, que tem como foco apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.
MECEntre 2 e 30 de maio, 18 mil alunos serão avaliados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). O público-alvo são estudantes de 15 anos, nascidos no ano de 2002 e matriculados a partir do sétimo ano do ensino fundamental. A amostra definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) contempla até 33 estudantes de cada uma das 661 escolas brasileiras, públicas e particulares, escolhidas. O Pisa será aplicado em mais de 80 países.
MECRepresentantes de mais de 250 comunidades indígenas brasileiras que participam da 15ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizada na área ao redor do Museu da Memória dos Povos Indígenas, em Brasília, reuniram-se com o ministro da Educação, Rossieli Soares, para apresentar demandas da educação indígena no Brasil. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira, 25, no auditório do Ministério da Educação, e foi o primeiro contato do ministro com as etnias, desde que ele assumiu a pasta, no início deste mês.
MECA reforma do ensino médio aprovada pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 traz inúmeros desafios a serem implantados para que, de fato, tenhamos uma nova realidade na etapa final da educação básica.
Se pudéssemos tirar uma fotografia do atual ensino médio e fizéssemos uma comparação com uma outra registrada no final do século passado não perceberíamos praticamente nenhuma modificação.
Uma pesquisa recente mostrou que a insatisfação com a Educação pública aumentou no País nos últimos quatro anos. Segundo o estudo, realizado pelo Todos Pela Educação e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 26% da população considera o Ensino Médio ruim ou péssimo – em 2013, essa taxa era de 15%.
Ou seja: sabemos que há algo errado com a qualidade do ensino no Brasil. Mas por que não agimos? Se nada for feito agora, o que esperarmos do País no futuro?
Primeiro dia de greve teve participação de 600 educadores e atingiu 8.000 alunos, segundo Sinpro
A expectativa da entidade é que a paralisação dobre de tamanho nesta quinta (26), quando haverá uma audiência de conciliação entre profissionais e patrões, que vai definir os rumos do movimento. Já o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) minimizou a mobilização ao considerar que não houve adesão suficiente para caracterizar uma greve geral.
Os professores do Centro Universitário Metodista IPA paralisaram as atividades docentes após assembleia, em razão do não pagamento dos salários de março, de acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS). Os atrasos salariais vem acontecendo deste o semestre passado, segundo os professores, que também alegam insegurança quando às perspectivas da instituição.
G1Duas semanas após o início da ocupação da reitoria da Universidade de Brasília (UnB), o prédio continua interditado por estudantes nesta quinta-feira (26). O acesso aos corredores e às salas do Instituto Central de Ciências – principal edifício da instituição –, no entanto, foi liberado por volta das 10h da quinta.
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