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A obrigatoriedade da filosofia e da sociologia no ensino médio prejudicou as notas de matemática dos alunos no Brasil. Isso porque, entre outros motivos, o estudo dessas duas disciplinas de humanas reduziu o tempo dedicado às exatas, concluiu um levantamento feito por pesquisadores do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que acaba de ser publicado.
Interessante pensar, por outro lado, que os grandes matemáticos da história utilizaram a filosofia para avançar em suas descobertas. Se no currículo “enciclopédico” do ensino médio brasileiro, de 13 matérias, faltou pesar melhor o tempo dedicado para cada disciplina nos últimos anos, talvez só eliminar a filosofia não seja o suficiente para tirar os estudantes do fundo do poço.
O que você faria quando um aluno que precisa de atenção especial chega a sua escola e desencadeia conflitos entre os professores, alunos e seus pais? E se uma aluna se recusar a refazer um trabalho após a revisão da professora? Sem apontar certo ou errado e com intenção de colocar o educador diante de dilemas reais, o Instituto Península e a professora Katherine Merseth, da Universidade de Harvard (Estados Unidos), reuniram experiências de 22 educadores de escolas rurais e urbanas no livro “Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro: 22 dilemas vividos por diretores, coordenadores e professores em escolas de todo o Brasil”.
PorvirSindicato dos professores havia pedido reajuste de 10,5% no vencimento inicial da carreira
A ministra deteve temporariamente uma decisão de primeira instância da Justiça de São Paulo, que havia estendido aos professores de todo o Estado uma parcela complementar que elevou esse vencimento, em abril do ano passado, até o piso salarial nacional. À princípio, o complemento, determinado por um decreto estadual, servia apenas aos funcionários com vencimento inferior ao estabelecido pelo piso nacional.
O substitutivo ao projeto da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) prevê que cada sala de aula terá um cartaz com seis deveres do professor. O relatório foi apresentado nesta terça-feira (9) pelo deputado Flavinho (PSC-SP) na comissão especial que analisa o tema e agora deverá ser discutido para ser votado.
O primeiro dever sugerido na proposta determina que o professor não poderá cooptar os alunos para nenhuma corrente política, ideológica ou partidária. O texto também altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para afastar a possibilidade de oferta de disciplinas com o conteúdo de "gênero" ou "orientação sexual".
Uma das propostas em tramitação no Congresso pode retirar 20% das receitas do Fundo Social do Pré-Sal, destinadas a investimentos em saúde e educação, para subsidiar a expansão da rede de gasodutos do País, por meio de um fundo batizado de Dutogas. A ideia, porém, seria inconstitucional, pois somente o Poder Executivo pode criar fundos, segundo nota técnica da Consultoria Legislativa do Senado sobre a Medida Provisória 814/2017, que diz respeito à privatização das distribuidoras da Eletrobrás.
IstoÉ DinheiroA cada minuto, várias crianças brasileiras completam 3 anos de idade. Encerra-se, nesse momento, a oportunidade de frequentar a creche, que objetiva desenvolvê-las física, psicológica, intelectual e socialmente.
O mesmo quadro se repete para as crianças que completam 5 anos e que não têm acesso à pré-escola, cujo propósito é prepará-las, por meio de jogos e atividades lúdicas e artísticas, para o aprendizado do currículo escolar propriamente dito.
A aquisição do SOMOS Educação pela Kroton evidencia mais uma consequência da equivocada política de desregulamentação da oferta educacional por grupos privados efetivada pelo governo brasileiro que induz a presença de corporações associadas ao capital financeiro como fornecedores prioritários, tanto da oferta direta da educação, quanto na de insumos educacionais, descaracterizando a educação como direito do cidadão e dever do Estado e alimentando a criação de mercados educacionais diversos.
Carta EducaçãoSegundo o estudo, critérios como violência, corrupção, custo de vida, poluição e desemprego determinaram a piora no desempenho das megalópoles brasileiras. Foram as duas únicas cidades da América Latina com performances inferiores em relação a 2017.
No ano passado, São Paulo ocupava a 69ª posição no ranking – em 2018, caiu para 70º lugar. Já o Rio de Janeiro teve uma queda mais abrupta: de 94º para 100º.
Universitários são contra o aumento no restaurante universitário. Universidade informou que valor é necessário para manter os serviços nos campus.
De acordo com Ana Carolina Bertolucci, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), o campus as aulas também foram suspensas.
Um aluno da UFSCar que preferiu não se identificar disse ao G1 que a insatisfação geral entre os estudantes é sobre como a universidade abordou o reajuste.
Os professores precisam de formação continuada. Esse foi o principal foco do Ciclo de Debates A Formação de professores no contexto da BNCC. Promovido pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Ayrton Senna, o evento foi concebido para discutir a formação de docentes no contexto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento homologado pelo governo brasileiro em dezembro de 2017 e que deverá orientar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros.
Correio BrazilienseA Importância da Educação Midiática na formação da cidadania e no combate às notícias falsas foi a pauta da 12ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, realizada na manhã de hoje (8), na Câmara dos Deputados, em Brasília.
EBCA Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) agendou para a próxima terça-feira (15), a partir das 10h, uma audiência pública interativa com o ministro da Educação, Rossieli Soares. Na pauta, as diretrizes e projetos a serem implementados até o final do ano, quando se encerrará o mandato de Michel Temer na Presidência da República.
SenadoUma pré-escola nos Estados Unidos proibiu o uso da expressão “melhor amigo” entre as crianças. O caso foi relatado pela mãe de uma aluna de quatro anos que teria chegado em casa chateada por não poder chamar nenhum colega de “melhor amigo”.
A decisão foi comunicada por meio de uma carta escrita pelo diretor da instituição, explicando que o uso da expressão poderia causar exclusão entre as crianças.