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O uso da tecnologia pode ajudar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), acredita o estudante universitário Claudean Araújo. Cursando o último período do curso de história, o jovem de 25 anos decidiu, depois de passar um tempo em salas de aula por conta do estágio curricular, criar um canal no YouTube para dar dicas sobre história geral e do Brasil.
G1O GitHub, famoso repositório de código aberto que foi recentemente comprado pela Microsoft, já oferece pacotes destinados aos desenvolvedores do futuro desde 2012. Em 2015, esse projeto evoluiu para o GitHub Classroom, uma edição destinada aos professores. Neste ano, o programa incluiu o Campus Advisor, que oferece treinamento para os tutores. Agora, tudo isso foi compilado em uma só frente, chamada de GitHub Education, distribuída gratuitamente para instituições educacionais.
TecMundo“Meu amor, tome cuidado para não cair.” “Filhinho, coma o salame devagar para não engasgar.” Frases desse tipo, em princípio inocentes, podem ser prejudiciais para as crianças da casa se usadas com frequência excessiva. Trata-se de uma atitude coloquialmente conhecida como paternidade-helicóptero, ou seja, aqueles pais e mães que sempre estão de olho nos seus filhos. Esse comportamento superprotetor pode ser muito nocivo para eles, segundo um novo estudo elaborado pela Universidade de Minnesota e publicado na revista Developmental Psychology.
El PaísSegundo professor, um plano político pedagógico democrático, que garanta a participação de todos, aumenta o engajamento com a atividade educacional
A definição de que o projeto político pedagógico das escolas deve contemplar a participação de professores e demais integrantes das comunidades escolares é garantida por Lei. O professor da Faculdade de Educação da USP, Elie Ghanem, relembra que a participação popular na definição das políticas educacionais está garantida pela Constituição Federal que trata, em sua seção de educação, da gestão democrática do ensino público e também pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que considera a construção das propostas pedagógicas em parceria com os atores escolares.
Um deles foi o Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil). Tinha metas arrojadas. Foram R$ 6,4 bilhões repassados, um investimento notável. No entanto, tinha fragilidades e foi alvo de críticas em sua implementação.
Apesar de não ter uma ligação direta com o Proinfância, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é uma política também com a premissa de melhorar a qualidade desta fase do desenvolvimento. O programa investe na formação inicial de professores que não possuem formação específica na área em que atuam na sala de aula. De 2013 para cá, o orçamento investido no programa caiu.
Após reforma, a Escola de Ensino Médio Johnson, localizada no bairro Guararapes, se tornou a primeira do Estado a funcionar com energia solar. Segundo o governador Camilo Santana, o projeto deve ser ampliado para outras unidades. Ao todo, serão 17 “ecologicamente corretas” com utilização de energia solar e reúso de água.
O PovoDois meses depois de ser vendida para a rede de ensino Kroton num negócio de 4,6 bilhões de reais, a Somos Educação saiu às compras.
Num processo de aquisição como esse, que depende da aprovação do Conselho de Defesa Econômica (Cade), a empresa comprada costuma ser proibida de manter uma rotina de aquisições até o aval definitivo. Mas, no contrato entre as partes, uma cláusula foi estipulada para permitir à Somos continuar tocando as compras com parte do próprio caixa — o valor disponível é de 315 milhões de reais.
É comum ouvir de professores que o dia a dia da sala de aula é um trabalho solitário. Muitos estudos associam essa percepção ao fato deles passarem grande parte da sua jornada sozinhos e com pouco contato com outros integrantes do corpo docente. Mas ainda bem que existe a internet para promover o intercâmbio de ideias e a avaliação de atividades em sala de aula.
PorvirO Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) decidirá em assembleia, na próxima sexta-feira (22), os rumos da paralisação dos funcionários, devido à retirada do apoio do corpo docente e de parte dos estudantes à greve na USP. Segundo o diretor do Sintusp, Magno Carvalho, a reitoria da universidade já foi notificada sobre as exigências do sindicato para que a greve seja encerrada.
EBC“Índice era de 23,9% antes da mudança. Aprimoramento possibilita debate social qualificado sobre políticas públicas e é imprescindível para a universalização do acesso à Educação Básica”, afirmam Lailla Micas, Liliane Garcez e Luiz Henrique de Paula Conceição
A grande novidade aparece no percentual das pessoas com deficiência no Brasil. Utilizando a mesma base de dados do Censo 2010, o IBGE aponta que a proporção das pessoas com deficiência na população é de 6,7%, bem inferior aos 23,9% anteriores. Quais as explicações para essa redução drástica?
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (20) proposta que inclui alunos bolsistas de escolas beneficentes de assistência social entre os que têm direito a reserva de vagas em universidades públicas
SenadoA Comissão de Educação aprovou proposta que regulamenta a aplicação de provas e a atribuição de frequência a alunos impossibilitados de comparecer à determinada atividade em razão de crença religiosa ou liberdade de consciência.
O texto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A rejeição ao texto foi por incompatibilidade e pela inadequação orçamentária e financeira. Este tipo de rejeição implica o arquivamento do projeto, mas cabe recurso ao Plenário da Câmara.
CâmaraCom o Plenário lotado, como em poucas vezes em sua história, a Câmara de Vitória realizou na noite dessa segunda-feira (18) a primeira das três audiências públicas previstas sobre o projeto de lei Escola Sem Partido (PL 225/2017), de autoria do vereador Davi Esmael (PSB).
Sécuklo DiárioA Comissão de Educação da Câmara e a Frente Parlamentar em Defesa da Implantação do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovaram uma carta a ser entregue aos candidatos à Presidência da República para que eles se comprometam a cumprir as metas do plano. O documento foi assinado em seminário para discutir os quatro anos de vigência do PNE.
CâmaraEm ambos os países, a renda é altamente concentrada. A Rússia tem 101 bilionários – mais que o dobro do Brasil –, e 20 milhões estão abaixo da linha de pobreza.
Apesar da desigualdade elevada, contudo, o país tem desempenho compatível com o de países europeus nos rankings internacionais de avaliações de alunos, como o Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) – uma diferença marcante, já que o Brasil ocupa as últimas posições da lista e tem o pior resultado quando se leva em consideração os testes de matemática.
Os desafios impostos pelo avanço tecnológico são enormes tanto no ensino básico como no superior, mas as faculdades e as universidades estão sendo mais lentas em reconhecê-los
Sabemos que não podemos continuar educando e formando jovens para uma realidade que já não existe mais. No ensino básico, este é um assunto que vem sendo discutido há alguns anos, apesar de as transformações ainda não terem chegado às salas de aula de forma sistêmica. No entanto, muito pouco se fala do impacto dessa tsunami tecnológica no ensino superior. “As faculdades estão tão preocupadas com o avanço do aprendizado on-line que se esquecem de se preocupar com a questão fundamental: como podem preparar os estudantes para suas vidas profissionais quando as próprias profissões estão desaparecendo?
Professor só merece respeito (e olhe lá) se for docente universitário, com titulação e, de preferência, com cursos concluídos no exterior. Esses ainda não têm vergonha de serem professores, pois, em geral, vêm de um estrato social que lhes permitiu o tempo e as provisões necessárias para dedicar-se aos estudos complementares e fora do país.
Folha de São PauloO Conselho Nacional de Educação (CNE) promoveu, nesta quinta-feira, 21, na sede do Conselho Estadual de Educação (CEE) de Goiás, em Goiânia, a primeira de uma série de três reuniões entre a Comissão Para Educação das Relações Étnico-Raciais e especialistas, representantes de comunidades indígenas e quilombolas e membros dos conselhos estaduais de educação.
MEC