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Na Educação, nós vivemos as primeiras mudanças com ferramentas de colaboração que trabalham a linguagem de programação, inteligência artificial, entre outras, mas a principal mudança está na concepção learning by doing que é aprender junto, através da experimentação, construção de projetos e muita mão na massa. A Educação 4.0 parte da ideia de que vamos aprender coisas diferentes de maneiras diferentes, uns com os outros.
Nova EscolaComo se mede o encanto de uma criança? “Não se mede, documenta-se de forma ampla”, afirma Peter Moss, pesquisador especializado em Educação Infantil.
Em entrevista, o professor da University College London lembra de algumas histórias de Loris Malaguzzi (1920-1994), educador italiano e um dos líderes da rede de Reggio Emilia. “Malaguzzi perguntava aos seus professores: ‘O que te encantou hoje?’. Esse encanto nos deixa mais humildes também porque deveríamos ter mais fé nas crianças”, afirma Moss
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta terça-feira que escritórios de advocacia cobram honorários de 30% em cima de recursos destinados à educação, e que o Ministério Público não deve permitir a destinação do dinheiro a essas bancas de advogados. A afirmação de Dodge foi feita na sede da Procuradoria Geral da República (PGR), num evento que reuniu todos os procuradores-gerais de Justiça — os chefes dos MPs estaduais — e procuradores da República.
O GloboA ideia de adotar o modelo de aulas online para todos os alunos não está sepultada. O Planalto nega a possibilidade, mas as discussões sobre o assunto seguem firmes no Conselho Nacional de Educação (CNE) e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A proposta está em consonância com a Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017.
No projeto, o tempo de aula é dividido, com as disciplinas obrigatórias tomando 60% da carga horária e aplicadas de modo presencial. Os outros 40% integram o chamado itinerário formativo, no qual o aluno opta por aprofundar temas de alguma área de conhecimento específica – seria nesta especialização que entraria em campo o formato EAD.
A mais recente edição da pesquisa Juventude Conectada, realizada pela Fundação Telefônica Vivo em parceria com IBOPE Inteligência e Rede Conhecimento Social e divulgada nesta segunda-feira (21), mostra que a maior parte dos jovens não resume o empreendedorismo ao ganho financeiro ou a ser empresário, mas sim à possibilidade de gerar impacto social.
Porvir