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A capacidade de imaginar situações originais ou de criar soluções para problemas concretos é inerente a todo ser humano. Nas crianças, a criatividade é um impulso natural e recorrente, que pode e deve ser estimulado na escola. O pensamento criativo está relacionado às intuições, emoções e habilidades práticas.
A criatividade é parte das competências socioemocionais, propostas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quanto tempo é necessário para alfabetizar? Qual a melhor maneira de ensinar a ler e a escrever? O que significa, no fim das contas, estar alfabetizado? Essas foram algumas das polêmicas sobre alfabetização levantadas durante a tramitação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Nova EscolaApesar do uso de internet estar presente na vida crianças e adolescentes crianças, a 8ª edição da pesquisa TIC Educação mostra que apenas 7% dos alunos têm permissão para se conectar pelo celular em sala de aula.
PorvirPara além das startups e outras grandes empresas, o Google tem concentrado esforços em uma vertical que se renovará inevitavelmente: a de educação. Entre as ofertas para o setor, a gigante de tecnologia conta com um pacote de serviços em nuvem, o G Suite for Education, que reúne ferramentas de produtividade - semelhante a um pacote Office - e colaboração para universidades e acadêmicos e que, no Brasil, se encontra em expansão. Segundo a empresa, 60% dos Institutos Federais de ensino brasileiro já adotaram o Google for Education. O caso mais recente é o da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), que começou a migrar em março seu serviço de e-mail para a plataforma do Google. A estimativa é que esta migração corte custos - cerca de R$ 1,5 milhão - que seriam investidos em novos servidores para toda a Universidade.
O caso da Unesp exemplifica a escala que a empresa de Mountain View propõe com o Google for Education.
Com o objetivo de entender como algumas práticas de gestão escolar estão relacionadas com a aprendizagem, pesquisadores da Universidade de Stanford entrevistaram diretores de 1800 escolas de Ensino Médio de oito países em 2015, entre eles Reino Unido, Canadá, Suécia, Brasil e Índia. Eles identificaram que, quanto mais altos os níveis de gestão, melhor o desempenho dos alunos em exames padronizados. No Brasil, por exemplo, foram avaliados os resultados do Enem e da Prova Brasil.
Gestão EscolarProfessores, educadores e entidades da sociedade civil querem que o ensino de arte siga obrigatório nas escolas, no ensino médio. Por meio do Movimento Arte na Escola, eles propõem ainda que haja duas aulas por semana de artes três anos do ensino médio. As demandas fazem parte de documento que está sendo debatido hoje (22) e amanhã (23) no Conselho Nacional de Educação (CNE).
UolPode ser votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) a criação do Programa Nacional de Incentivo à Educação Superior (Pronies), que permite a pessoas físicas e jurídicas deduzir do Imposto de Renda doações ou patrocínios diretos a projetos educacionais ou de pesquisa de instituições de ensino superior gratuitas.
SenadoCriado há 12 anos por líderes empresarias com o objetivo de contribuir para elevar a qualidade da aprendizagem nas escolas brasileiras, o Todos pela Educação lançou este ano uma mobilização para colocar a educação no centro do debate dos candidatos durante as eleições. Presidente-executiva do movimento, Priscila Cruz liderou discussões com candidatos à presidência e trabalhou na construção de um documento, chamado Educação Já, com propostas para mudar o patamar do ensino nos próximos 12 anos.
Zero HoraPesquisa mostra uso da tecnologia em escolas brasileiras e aponta diferenças entre rede pública e privada
Quatro em cada dez professores brasileiros já ajudaram alunos a enfrentarem situações problemáticas ocorridas na internet como bullying, discriminação, assédio e disseminação de imagens sem consentimento.
Educadora e consultora em Educação Andrea Ramal aponta desafios para a atuação dos docentes na solução de problemas encontrados por alunos na internet
Em entrevista ao Estado, a educadora e consultora em Educação Andrea Ramal diz que, para atuar com a tecnologia entre adolescentes e jovens, os professores, primeiro, precisam conhecê-la. "Os professores devem frequentar as redes sociais, se conectar, ser antenados", diz. A ampliação do tempo dos alunos na escola também ajudaria a identificar situações problemáticas.
Cobrança poderia ser uma saída para a crise das instituições, mas implicações e potencial da medida requerem análise profunda
O horizonte não traz boas perspectivas. A aprovação da Emenda Constitucional 95/2016, que congela o teto dos gastos públicos, reduziu a probabilidade de uma retomada nos patamares de receita. Assim, o país precisa encontrar soluções para equilibrar o quadro das IES estatais. Uma das medidas consideradas é a cobrança de mensalidades no ensino público superior. Controverso, o tema carece de aprofundamento e exige debates técnicos e conceituais.
Para especialistas, estudantes e gestores devem ser ouvidos na implementação de políticas públicas
Ações como o ProUni e a implementação de cotas ampliou o acesso ao ensino superior no Brasil nos últimos anos. O desafio, a partir de agora, segundo especialistas, é dar a oportunidade para que o jovem escolha adequadamente o curso e, mais importante ainda, permaneça na instituição para completar sua formação.
Com o aumento do fluxo de imigrantes venezuelanos este ano para o Brasil, o município de Pacaraima (RR), que faz fronteira com o país vizinho, passou a enfrentar o problema da superlotação nas salas de aula.
EBC