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Como uma espécie de cardápio, o site oferece sugestões para redes e escolas construírem os currículos conforme suas necessidades e contexto local
Para apoiar redes e escolas que desejam integrar as 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) nos seus currículos, o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Integral do Movimento Pela Base, com parceria técnica do Instituto Somos, desenvolveu a Plataforma Competências na BNCC.
Dois terços nos alunos na Suíça optam pela 'formação de aprendizagem'
Na Suíça o sistema de formação de aprendizagem é amplamente estimulado, e cerca de dois terços dos estudantes optam por esse caminho, que se segue aos 11 anos de ensino compulsório, começando no jardim de infância, passando pela escola fundamental até a intermediária.
Mais de 250 profissões estão disponíveis por meio desse sistema de aprendizado, que propicia contato desde cedo com o mercado de trabalho. O tempo de formação depende da carreira escolhida, mas o mínimo é de dois anos, podendo chegar a quatro.
Na Escola Adriano Nobre, em Itapajé, alunos alternam aulas em sala com atividades em outros ambientes, como a biblioteca FOTOS Mateus Dantas
Como atingir bom desempenho no Ideb, em um cenário em que o próprio Ceará e o País não alcançaram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ensino médio em 2017, é uma das indagações que se erguem. Outra é como a escola consegue destaque, uma vez que integra o grupo de 119 EEEP uma das principais políticas educacionais do Estado que, em tese, possuem um modelo padronizado.
As escolas particulares do Distrito Federal evitam um reajuste expressivo para não perder alunos. O sindicato do setor aconselha manter um aumento de 5%, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Correio BrazilienseO atraso no repasse de verba do Fundeb do Estado para as cidades vai inviabilizar o pagamento em dia do 13º dos professores municipais em pelo menos 214 cidades de Minas, conforme levantamento da Associação Mineira de Municípios (AMM). O número representa 56% dos 382 prefeitos ouvidos pela associação. Além disso, 24% dos gestores afirmam que já estão atrasando o pagamento dos servidores. O confisco do Fundeb pelo governo do Estado, segundo levantamento da AMM, soma R$ 2,7 bilhões. Os demais atrasos acumulam cerca de R$ 7,9 bilhões.
Hoje em DiaA Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) foi ao Supremo Tribunal Federal questionar a validade da Lei estadual 8.030/2018 do Rio de Janeiro, que veda a utilização do termo “tutor” nas atividades de acompanhamento das disciplinas oferecidas na educação a distância (EAD). A relatoria é do ministro Luiz Edson Fachin.
ConJurO projeto ‘Forget Me Not’ (Não Me Esqueça), do diretor norte-americano Olivier Bernier, foi selecionado no edital internacional de filmes sobre educação inclusiva do Videocamp, plataforma brasileira online e gratuita de exibições públicas de filmes de impacto.
O Videocamp vai investir US$ 400 mil na produção do filme sobre educação inclusiva que contará a história de Bernier e Hilda, jovens pais que descobrem, no momento do parto, que seu filho Emilio tem síndrome de Down.
A opção pelas cotas no vestibular 2019 da Unicamp foi deixada de lado por 45% dos estudantes inscritos autodeclarados pretos e pardos, segundo a comissão organizadora (Comvest). O total representa 9,1 mil entre os 16,6 mil candidatos deste grupo, e 12% do total de 76,3 mil candidatos que buscam uma vaga na universidade. Este é o primeiro ano em que a instituição aplica esta e novas modalidades de ingresso que visam elevar a inclusão social nos cursos de graduação.
G1Nesta sexta-feira, 21, comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. No Distrito Federal, uma das instituições aliadas a esta causa é o Centro de Ensino Médio Ave Branca, onde se desenvolve um trabalho que é tema da semana do programa Trilhas da Educação, produzido e transmitido pela Rádio MEC. A escola atende a alunos com deficiência visual, deficiência múltipla (deficiência visual, e/ou intelectual e/ ou auditivo), deficiência intelectual, deficiência auditiva e deficiência física.
MECApós a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou ilegal o ensino domiciliar no Brasil, o deputado Lincoln Portela (PR-MG), autor de projeto (PL 3179/12) que regulariza esse tipo de ensino, pretende atuar mais pela aprovação da proposta. A decisão contrária do Supremo foi tomada por seis a cinco, mas o deputado ressaltou que vários ministros colocaram peso na ausência de previsão legal.
CâmaraA literatura de cordel foi reconhecido nesta quarta-feira (19) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). E pode também se tornar tema obrigatório dos currículos da educação básica. É o que determina o projeto (PLS 136/2018).
SenadoRecurso funcionaria como uma espécie de “ProUni” para a educação básica. Modelo é adotado em países como Estados Unidos e Chile
Que tal se, ao invés de colocar as crianças em escolas públicas, os pobres recebessem recursos para matricular os filhos nas instituições particulares que quisessem? Pode parecer uma ideia inviável, mas essa é a proposta do presidenciável João Amoêdo, do Partido Novo: implantar um sistema de “vouchers” escolares, seguindo modelos como os adotados em algumas regiões dos Estados dos Unidos ou em países como o Chile. Mas isso funcionaria no Brasil? Seria possível? Quais seriam os riscos?
O presidenciável Ciro Gomes sempre alardeou que sua terra ostentava o melhor modelo educacional do País, mas para a polícia os testes que comprovam esse bom desempenho podem ter sido fraudados
IstoÉA Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ) informou neste domingo, 23, que os alunos envolvidos no caso de agressão ao professor de Língua Portuguesa Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, começarão a ser ouvidos nos próximos dias.
De acordo com informações divulgadas pela polícia durante a semana passada, foram identificados quatro alunos, entre eles o autor do vídeo e um maior de idade, que podem ser indiciados por desacato, ameaça, constrangimento ilegal, tentativa de lesão corporal e dano ao patrimônio público.
O Indicador de Nível Socioeconômico das Escolas de Educação Básica (Inse) 2015 está disponível para consulta no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Indicador permite contextualizar o desempenho das escolas nas avaliações e exames realizados pelo Instituto. As bases para a construção do Inse foram os microdados dos questionários contextuais dos participantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015.
InepO Estado deve atuar como provedor de educação pública? Muitos defendem que sim, baseados na ideia de que ao prover educação para um indivíduo, externalidades positivas são produzidas; ou seja, não apenas aquele que recebe a educação é beneficiado, mas também a sociedade como um todo.
Uma dessas externalidades positivas seria uma sociedade mais produtiva, mais participativa politicamente e mais comprometida com o futuro da nação. Para os que defendem a educação pública, através da provisão estatal de escolarização, as externalidades positivas seriam tão impactantes que seria irresponsabilidade de um governo simplesmente se abster e delegar à iniciativa privada a função de construir e gerir escolas.
É muito interessante ver uma Edtech- startup com soluções para educação - brasileira entre as melhores do mundo.
A empresa é uma spinoff da Beenoculus, empresa de tecnologia voltada para desenvolvimento de soluções usando Realidade Virtual e Realidade Aumentada. A Beetools, claro, usa essas tecnologias no método de ensino. “Educação disruptiva com o uso de tecnologias ativas foi e será o foco permanente de nossa equipe de criativos, hoje estamos em franco desenvolvimento de ferramentas e soluções que vão impactar o globo”, explica José Terrabuio Júnior, fundador da Beenoculus.
A Saint John’s College, fundada em 1696 em Annapolis, Maryland, a terceira faculdade mais antiga dos EUA que, em todos os seus campi tem 775 alunos. É um fortalecimento cada vez mais exótico e importante contra muitas mudanças no ensino superior que foram longe demais – o estresse na formação profissional, o tratamento dos alunos como consumidores volúveis, a elevação do individualismo em detrimento de uma herança compartilhada. É uma guinada necessária na outra direção.
Gazeta do Povo