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Design thinking, ensino híbrido, sala de aula invertida, metodologias STEM, maker, aprendizagem baseada em projetos…
Essas metodologias ativas, como são conhecidas, trazem inúmeras vantagens nos processos de ensino e aprendizagem, como a autonomia e o protagonismo do aluno, flexibilidade, personalização do ensino, engajamento, aprofundamento e ampliação na abordagem de conceitos, possibilidade de transdisciplinaridade, otimização do tempo disponível, possibilidade de debates, colaboração, trabalho em grupo… A lista de vantagens é grande.
País europeu tem inovado no ensino público escolar com a ajuda da iniciativa governamental Education Endowment Foundation; desafio é fazer com que os professores coloquem em prática o que já aprenderam na teoria
A expressão “educação de primeiro mundo” ganhou um novo sentido com a aposta da Inglaterra em unir ensino escolar e pesquisa científica voltada para a educação. Tudo começou em 2011, quando surgiu a iniciativa governamental Education Endowment Foundation (EEF), uma espécie de laboratório que fornece às escolas públicas as informações mais atualizadas sobre quais métodos educativos e de aprendizado funcionam dentro e fora da sala de aula.
Os aplicativos de comunicação não servem apenas para informar ou entreter. Eles também são ótimas ferramentas de aprendizado. Alunos do 1º e 3º do Instituto de Educação Secundária Celia Viñas, em Almería, na Espanha, usam o Telegram (concorrente do WhatsApp) graças à iniciativa do professor de biologia e geologia José Luis Castillo.
PorvirEspecialistas acreditam que a união entre educação e tecnologia seja determinante para melhorar os índices do país nas próximas décadas. Com problemas na educação infantil e índices preocupantes nos ensinos fundamental e médio, o Brasil mostra pouca evolução na qualidade de preparação de crianças e adolescentes para a vida adulta e o mercado de trabalho.
Jovem PanAumento da conta de energia, Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e mudança no Código Tributário Municipal estão entre os fatores que puxam a alta da mensalidade de escolas privadas no Ceará para 2019. Com isso, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) diz que o reajuste poderá ser parcelado pelos próximos três anos. Porém, fica a critério de cada colégio a aplicação.
O PovoAlunos da universidade Imperial College, em Londres, vão ter aulas com 'professores holográficos'
A universidade Imperial College, em Londres, vai oferecer aulas com "professores holográficos".
A Imperial College vai limitar inicialmente as aulas com hologramas à Escola de Negócios, mas espera que o uso da tecnologia possa se tornar frequente.
A comissão especial que analisa o projeto de lei da chamada Escola sem Partido (PL 7180/14) volta a se reunir nesta quarta-feira (7) para discutir o substitutivo do relator, deputado Flavinho (PSC-SP).
O texto sugere algumas mudanças em relação ao parecer anterior, entre elas a inclusão de artigo determinando que o Poder Público não se intrometerá no processo de amadurecimento sexual dos alunos nem permitirá qualquer forma de dogmatismo ou tentativa de conversão na abordagem das questões de gênero.
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (31) proposta que permite a renegociação de dívidas de instituições públicas de educação superior com a Receita Federal e com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Comentário do deputado eleito com recorde de votos, filho de Jair Bolsonaro, foi feito após publicação de foto que mostra questão do Enem sobre 'dialeto secreto' usado pela comunidade LGBTI+ e conceito de patrimônio linguístico
Em sua conta oficial do Twitter, o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL) ironizou, nesta segunda-feira, 5, uma questão da prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira aplicação ocorreu neste domingo, 4. O deputado federal, eleito com recorde histórico ao somar mais de 1,8 milhão de votos em São Paulo, disse não ser preciso para ser ministro da Educação saber sobre dicionário dos (sic) travestis ou feminismo’.
O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), tem priorizado o que considera acenos ao eleitorado evangélico , decisivo para sua vitória nas urnas. Em tramitação na Câmara, o projeto de lei da “ Escola Sem Partido ” — que determina a afixação de cartazes em salas de aula delimitando a atuação dos professores, para coibir suposta “doutrinação” ideológica — será um dos principais focos do governo e de sua base aliada no Congresso. Além disso, líderes evangélicos que o apoiaram na eleição veem como fundamental a nomeação do futuro ministro da Educação.
O GloboJovens brasileiros que estão estudando em universidades no exterior em cursos de graduação e pós-graduação dizem que gostariam de retornar ao país, mas têm muita dúvida se deveriam de fato arrumar as malas e fazer o caminho de volta. Pesam nessa decisão as oportunidades profissionais melhores e a qualidade de vida em outros países. "Eles estão insatisfeitos com a violência e com a situação econômica e social no Brasil", diz Danilca Galdini, diretora de pesquisa da Cia de Talentos, que conduziu o levantamento junto a 780 alunos e ex-alunos de universidades estrangeiras.
ValorPresidente eleito disse que não vai acabar com exame, mas tratará da questão de outra forma
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) criticou nesta segunda-feira (5) uma questão da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tratava do "dialeto secreto" utilizado por gays e travestis e disse que sua gestão no Ministério da Educação "não tratará de assuntos dessa forma". No último domingo, cerca de 5,5 milhões de candidatos prestaram o exame em todo o país.
Ao contrário do que pregam os defensores do escola sem partido, não percebi doutrinação na prova: sim, teve feminismo e ditadura militar, pautas mais ligadas à esquerda. Mas também houve questões sobre os prejuízos da relação entre União Soviética e Cuba. Teve São Tomás de Aquino e Santo Agostinho.
O Globo“A proposta do ENEM é, em si, fadada ao fracasso. Você jamais conseguirá reunir em exame único de abrangência nacional aspectos científicos e/ou culturais de uma nação de dimensões continentais”, avalia Dennys Garcia Xavier, professor Associado de Filosofia Antiga, Política e Ética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutor em Storia della Filosofia pela Università degli Studi di Macerata.
Para ele, uma mera questão isolada em um exame pode parecer pouco, mas reflete uma tendência maior: é consequência direta da confusão entre Estado, agenda e escola, uma prática comum nos últimos anos em que o aparelhamento do setor público se tornou norma.
Soa muito suspeito o fato de que um professor falar sobre pobreza, solidariedade, equanimidade ou ensinar a história do nosso país seja interpretado como discurso ideológico da “esquerda comunista comedora de criancinha”.
Mais suspeito ainda é uma deputada, defensora da Escola sem Partido, tirar fotos em sala de aula vestida com a camisa do seu candidato.
É comum que estudantes universitários atravessem os anos da sua graduação sem qualquer contato com uma figura mais experiente a não ser na sala de aula. O apoio conhecido como mentoria tem valor profissional e emocional, mas a prática ainda é pouco difundida.
As universidades brasileiras que buscam eliminar esse distanciamento vêm criando canais para o contato extra-aula com professores ou profissionais da área.
A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) publicará, nesta terça-feira (6), o estudo “Educação em Pauta – Uma agenda para o país”. O documento apresentado é fruto de temas discutidos coletivamente, buscando um ambiente de convergências, com textos autorais de especialistas e apresentando sugestões de prioridades na educação para os próximos governos brasileiros. O lançamento ocorrerá às 18h30, no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.
Correio BrazilienseA Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados realiza na quarta-feira (7) o seminário Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. No evento, que terá participação da Comissão de Educação da Câmara, haverá debates sobre as perspectivas de especialistas, do governo e da sociedade civil.
CâmaraA Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara debate nesta quarta-feira (7) a situação econômica da área de ciência e tecnologia e a crise das universidades brasileiras. O debate atende a requerimento do deputado Celso Pansera (PT-RJ), e é subscrito pelos deputados Sandro Alex (PSD-PR) e André Figueiredo (PDT-CE). Pansera vê como “trágicas” as perspectivas para a ciência brasileira.
CâmaraA Comissão de Educação da Câmara discute nesta terça-feira (6) o uso das tecnologias no ambiente escolar em que alunos e professores estão conectados às redes sociais. O debate atende a requerimento da deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO).
Ela alerta que o emaranhado de informações contidas na internet, que pode disseminar um rico e vasto conhecimento, também pode transmitir informações inverossímeis.
Em uma escola de ensino médio da Califórnia, nos Estados Unidos, o professor de música Marston Riley, de 64 anos, socou um aluno, de 14, na última sexta-feira (2). A emissora CNN divulgou o vídeo que mostra trechos na briga, ocorrida dentro da sala de aula, em frente aos demais estudantes da turma.
G1