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Ao usar elementos de jogos nas aulas, o aprendizado se torna mais envolvente e promove uma postura mais exploratória e ativa dos estudantes
A gamificação permite que o aprendizado seja prazeroso, significativo e envolvente. Isso porque se utiliza de elementos dos jogos (os famosos “games”), como forma de engajar as pessoas a atingir um objetivo. Mas, além de funcionar como uma estratégia pedagógica que engaja, Paula Carolei, professora e coordenadora da graduação em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), também aponta que a gamificação pode promover uma postura mais exploratória e autoral por parte dos alunos. “Por isso, o professor deve criar bons desafios, coerentes com as competências que se espera desenvolver no aluno, quanto mais ações e reflexões o desafios demandarem, mais significativo será o aprendizado”, diz Paula.
Mesmo com a promessa do governador Romeu Zema (Novo) de regularizar os repasses constitucionais aos municípios mineiros até a próxima semana, prefeitos do Triângulo Mineiro decidiram, ontem, durante assembleia promovida pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap), em Uberlândia, adiar o início das aulas nas escolas infantis e de ensino fundamental para o dia 11 de março, após o Carnaval. A medida já havia sido recomendada aos prefeitos pela Associação Mineira de Municípios (AMM) devido à falta de recursos para a manutenção dos serviços e vai afetar, pelo menos, 22 cidades da região.
O TempoDez servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNED), incluindo Rogério Fernando Lot, que respondia interinamente pela presidência do órgão, foram exonerados pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.
EBCAs propostas e a metodologia do Programa de Modernização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foram apresentadas nesta quarta-feira, 30 de janeiro, na sede da autarquia, em Brasília (DF), para os diretores e coordenadores. O presidente do Inep, Marcus Vinícius Rodrigues, apresentou seis programas com foco em ações estratégicas, operacionais, comportamentais e estruturais. O objetivo do Programa de Modernização é garantir que o novo modelo de transformação organizacional apresentado seja implantado de forma conjunta entre os especialistas e gestores do Inep. A base será a formação, o compartilhamento de tecnologias e de conhecimentos.
InepO governo anunciou na terça-feira (29) que os servidores da Educação que ganham até R$ 2,7 mil líquido vão receber o salário atrasado de dezembro em 1º de fevereiro. O dinheiro virá do tesouro direto e do fundo para a educação.
G1O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) encaminhou à Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e à Secretaria Municipal da Educação (SME) solicitação de busca ativa de crianças e adolescentes com deficiência que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão fora da escola.
O PovoNova bandeira do governo Bolsonaro, anunciada como prioridade dos cem dias de gestão, a permissão para pais substituírem a escola regular pelo ensino em casa dos filhos foi adotada pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos por influência da Associação Nacional de Educação Domiciliar (Aned). O diretor jurídico da entidade, Alexandre Magno Fernandes Moreira, é secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Proteção Global do ministério desde o último dia 14.
Moreira disse que o texto da Medida Provisória que o governo pretende enviar ao Congresso foi, de fato, elaborado pela Aned, mas que ainda sofrerá modificações.
O Ministério Público do Paraná emitiu uma nota, nesta quarta-feira (30), repudiando a proposta “Escola sem Partido” - projeto de lei que acabou sendo arquivado na Câmara dos Deputados, em 2018, por falta de quórum mínimo no dia da votação.
Gazeta do PovoEm 2018, os bilionários mundiais aumentaram suas fortunas em cerca de 12%, o que equivale a um aumento de US$ 2,5 bilhões por dia. Já os mais pobres tiveram sua renda reduzida em 11%, o que em termos práticos significa uma redução de US$ 500 milhões por dia. Os dados são da ONG Oxfam.
“Uma taxa extra de apenas 0,5% sobre a riqueza dos bilionários que fazem parte do 1% mais rico do planeta arrecadaria mais do que o suficiente para educar as 262 milhões de crianças que estão fora da escola hoje no mundo, e também providenciar serviços de saúde que poderiam salvar a vida de mais de 3 milhões de pessoas”, defende o relatório da Oxfam, intitulado Bem público ou riqueza privada?
Vem aí mais um ano letivo e os professores já se preparam para voltar às escolas e receber seus alunos com atenção e carinho. No entanto, muitos ainda não perceberam os estragos que um inimigo invisível pode causar: o barulho em sala de aula! Pesquisa realizada pela Academy at University of Gothenburg, na Suécia, revelou que sete em cada dez professores da Educação Infantil já têm dificuldades de audição. O mal afeta principalmente professoras jovens, entre 18 e 44 anos.
N10Os dados mostram que há sérios problemas com a alfabetização na idade certa, as crianças e jovens não aprendem o que é esperado, a evasão escolar no ensino médio é grave e não há um projeto estruturado para a formação e a carreira docente. Esse cenário crítico é fruto de décadas de descaso, em um país que nunca colocou a Educação entre as prioridades da agenda política nacional. Esse é o legado que fica para 2019 e que o novo governo tem o desafio de modificar. A prioridade que o novo governo pretende dar à Educação Básica parece estar no rumo certo.
Nova EscolaNova nota técnica considera ilegal votação paritária nas universidades, o que diminui a representatividade da comunidade acadêmica na escolha dos reitores
As universidades federais correm o risco de perder autonomia na escolha de seus reitores. Uma nota técnica assinada pelo Ministério da Educação no dia 13 de dezembro de 2018, na transição entre governos, considera irregular a votação paritária, método comum à maioria das instituições para nomearem seus representantes.
O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, defendeu nesta quarta-feira, 30, que o ensino básico, que vai da educação infantil até o ensino médio, deve ser de qualidade para permitir aos estudantes, que desejam, ingressar na universidade. A declaração foi grande repercussão de uma entrevista que deu ao jornal Valor Econômico em que disse que a "ideia de universidade para todos não existe".
O Estado de São Paulo