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Já está claro que resiliência é fundamental para a aprendizagem, mas para desenvolver essa mentalidade, é preciso esforço e mudança de atitude
Segundo definição da Sociedade Norte-Americana de Psicologia, a resiliência é definida como a capacidade psicológica de se adaptar às circunstâncias estressantes e se recuperar de eventos adversos.
Primeira atualização após sua publicação há 13 anos, os Parâmetros Nacionais são referência do que é Educação Infantil de qualidade
Oito áreas focais, 21 princípios e 239 direcionamentos. Assim estão estruturados os Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil, atualizados e recém-lançados pelo Ministério da Educação (MEC) com o intuito de orientar o sistema de ensino com os padrões de referência e organização, gestão e funcionamento de creches e pré-escolas de todo o país. Construído em parceria com diversas entidades ligadas à Educação Infantil e baseado em estudos e relatórios de especialistas, o documento é classificado como um norteador para implementar e avaliar políticas públicas educacionais para crianças de 0 até 5 anos de idade.
Segundo dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), das 5.197 instituições de ensino apenas 431 estão em dia com a documentação que atesta condições de segurança dos prédios.
G1Mais 22 escolas no Estado passaram a ser de tempo integral. Com isso, há agora 252 instituições de ensino com esse caráter, 34,6% do total da rede estadual. O acréscimo beneficiará 3.925 alunos de Itaitinga, Aquiraz, Trairi, Granja, Ipu, Sobral, Iracema, Quixeramobim, Crateús (2), Senador Pompeu, Caririaçu, Forquilha, Ocara e Farias Brito, além de Fortaleza (7).
O investimento total para ampliação da jornada em 19 Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTIs) e três Escolas Estaduais de Ensino Profissional (EEEPs) é de R$ 354,8 milhões. A rede estadual possui 727 instituições.
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) divulgou o resultado da verificação da autodeclaração de raça/cor dos candidatos aprovados pelo Sisu e que optaram pelo ingresso por reserva de vagas. Dos 317 estudantes que se declararam pretos ou pardos, 33 tiveram suas candidaturas indefinidas, o que corresponde a 10,4% dos candidatos.
G1Genérico e enigmático, apenas manifestações de intenções e ainda sem clareza sobre possíveis mudanças. Foi desta forma que especialistas consultados pela NOVA ESCOLA classificaram o documento entregue pelo governo de Jair Bolsonaro no início da semana, o “Mensagem ao Congresso”.
Nova EscolaO Ministério da Educação, em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação e Desporto de Roraima, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boa Vista e a Universidade Federal de Roraima (UFRR), realizou, em janeiro, uma força-tarefa para normalizar a documentação escolar de crianças venezuelanas que necessitem realizar matrículas em escolas brasileiras. Por meio de uma prova simulada, as crianças puderam ser avaliadas e niveladas para ingressar na rede de ensino brasileira.
MECO Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Modalidades Especializadas da Educação (Semesp), lançou na última terça-feira, 5, em Sumaré (SP), o projeto-piloto de Libras nas Cidades. O objetivo é ampliar a formação dos tradutores de libras e a qualificação dos servidores públicos municipais, para que possam atender a população de deficientes auditivos da cidade.
MECLíderes partidários da Câmara Legislativa do Distrito Federal fecharam acordo para votar, na próxima terça-feira (12), um projeto de decreto legislativo para suspender o modelo de educação militar em quatro escolas públicas.
G1Os sistemas educacionais ao redor do mundo têm sido testados e redefinidos para produzir bons resultados acadêmicos e formar cidadãos mais preparados. Onde quer que esteja localizada a sua escola, sem dúvida ela é influenciada pelo mindset e a cultura do seu país. Apesar de nenhum dos sistemas ser perfeito, existem algumas nações que tiveram ótimos ganhos e resultados acadêmicos com seus sistemas de ensino, além de habilidades pessoais que ajudaram os alunos a se destacarem na vida e no mercado de trabalho.
UniversiaAssertiva do ministro da Educação, Ricardo Vélez, criou certa celeuma
A assertiva do ministro Ricardo Vélez de que a universidade não é para todos criou certa celeuma, embora apenas registrasse o que ocorre na maior parte dos países, inclusive os desenvolvidos, onde a opção pelo ensino técnico e profissional —como alternativa à universidade, e não como passo inicial para ter acesso a ela— é muito mais disseminada.
O Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo entrou nesta quarta-feira (6), com uma representação, com pedido de medida cautelar, para que as três universidades estaduais paulistas (USP, Unesp e Unicamp) parem de pagar salários acima do teto imediatamente, com devolução dos valores pagos irregularmente, sob pena de afastar os três reitores das instituições.
G1A inadimplência nas escolas particulares em São Paulo ficou estável em 2018, após haver recuado no ano anterior, segundo o Sieeesp (sindicato dos colégios).
A taxa média no estado foi de 8,16% no ano passado, a mesma de 2017. Na capital, o índice também se manteve no patamar dos 12%.
A Petrobras informou que terá um novo foco para posicionar sua marca, que será determinante na escolha dos projetos que vai patrocinar daqui para frente. Entre os temas que considera mais relevantes para isso está a "educação, principalmente infantil". Também é prioridade o tema ciência e tecnologia.
UolA edição de 2019 da Campus Party Brasil promete muitos debates e oficinas para quem está interessado em ampliar os conhecimentos em tecnologia e educação. Na lista abaixo, selecionamos palestras que tratam de movimento maker, futuro da educação, empreendedorismo, criatividade.
PorvirPortugal é o país da Europa que mais cresceu no ranking internacional de avaliação de educação. O esforço começou nos anos 2000 e perdurou nos anos seguintes, sem interrupção com as trocas de governo ou a crise econômica.
O governo português investiu na elaboração de um currículo nacional exigente e na capacitação dos professores. Bem preparados, os docentes têm maior habilidade para adaptar o currículo conforme a necessidade de cada grupo de alunos. A flexibilidade permite inovações que aumentam a autonomia do aluno e traz maturidade aos estudantes.