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Fazer a imersão dos alunos em ambientes e situações em que eles possam vivenciá-los de forma real, porém, sem sair da escola. Este é um dos usos da Realidade Virtual (RV) e parte do objeto de estudo da pesquisadora brasileira Anna Carolina Muller Queiroz, que se dedica a investigar o uso de tecnologias na educação.
Folha de LondrinaEspecialista em liberdade na educação, Jan De Groof opina sobre o homeschooling e os diferentes aspectos de doutrinação no ensino básico e superior.
Gazeta do PovoO Instituto Palavra Aberta e a Fundação Alberto Vanzolini lançaram o curso Educação Midiática e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que tem como objetivo capacitar pessoas sobre o campo de atuação do jornalismo e o papel da mídia. O treinamento é online, gratuito e não tem cronograma fixo, ou seja, pode ser feito quando o participante desejar. Apesar de ser voltado para professores de escolas públicas e particulares, qualquer pessoa pode acessar o curso por meio do site.
Comunique-seSistema Solar, Cometas, Constelações, Estrelas, Planeta Anão, Stephen Hawking e Missões Apolo são alguns dos nomes dos poemas que compõem o “Astronomia em Versos: Um olhar dos anos finais para o ensino de Astronomia”, escrito por alunos da Escola Estadual Maria Aparecida Félix Porto, sob a coordenação do professor Flávio Borges do Nascimento.
A obra foi publicada por uma editora independente e os custos foram bancados pela associação de pais e mestres da escola.
Portugal se tornou referência mundial em melhoria na educação e pedagogias inovadoras.
Aos 38 anos, o bioquímico Tiago Brandão Rodrigues (Paredes de Coura, 1977) abandonou de vez seu posto na Universidade Cambridge para se tornar o ministro da Educação mais jovem da história de Portugal. Não tinha experiência política, nem carteirinha socialista, mas um forte compromisso social. A imprensa internacional descreve hoje Portugal como a "estrela emergente na educação" pelos seus avanços no Relatório PISA.
O tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira foi cortado do Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (18) após um vai e vem de cargos. A exoneração está no Diário Oficial da União.
G1Rede pública paga salários baixos, carece de condições materiais para uma boa educação e convive com um número excessivo de trabalhadores temporários
Se existe uma profissão desprestigiada hoje no Brasil é a de professor. Não se trata exatamente de um problema atual, mas de uma situação que se arrasta e não se resolve. Passam-se os anos e nada é feito para valorizar os profissionais do ensino. Além de sofrerem frequentes humilhações e violências em sala de aula, serem acusados, em tempos recentes, de doutrinação ideológica, ainda têm de conviver com uma baixa remuneração, que não corresponde à importância de seu trabalho. A hora aula de um professor da rede pública estadual de São Paulo, que está próxima da média nacional, atualmente gira em torno de 12 reais. Se der 40 horas aula por semana, 8 horas por dia, um professor iniciante concursado vai ter rendimentos de cerca de R$ 2,4 mil. O salário médio dos professores não é muito diferente do obtido, por exemplo, por uma empregada diarista, que, em São Paulo, cobra, em média, R$ 100 reais por dia. E está abaixo do piso salarial de um garçom, cuja remuneração base é de R$ 2,8 mil. Por questão de formação e conhecimento e pelo que significam para o futuro das crianças e adolescentes, os professores deveriam ganhar muito mais.
O Governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (18) pagamento do bônus por merecimento a 187.655 mil professores e servidores da Secretaria da Educação do Estado. O valor a ser pago é de R$ 425,4 milhões, superior à quantia de 2018 (R$ 315,3 milhões). Desse total, a maioria (152.194) é do magistério e receberá R$ 375,5 milhões.
R7Maritana é uma dos 56,7 mil indígenas matriculados no ensino superior do país, número que representa 0,68% do total de 8,3 milhões de estudantes matriculados nessa etapa, de acordo com o último Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2017. Assim como Maritana, a maioria dos indígenas (42,8 mil) está matriculada em instituições particulares de ensino superior.
R7Este é o segundo ano em que a USP adota a reserva de vagas. A reserva vem sendo feita de forma escalonada: no ingresso de 2018, foram reservadas 37% das vagas de cada Unidade de Ensino e Pesquisa; em 2019, a porcentagem é de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação; para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%; e no ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.
Os números apontam uma mudança no perfil da USP, que busca ser mais inclusiva e aposta na diversidade.
“A escola não é só um prédio com parede e teto. É um ponto de encontro, de construção de conhecimento. É um espaço em que se articulam os diferentes grupos e possibilidades de se construir algo comum a partir das culturas, das pessoas e do território”, sustenta Edneia Gonçalves.
Para a socióloga e educadora, os 100 primeiros dias de governo Bolsonaro apresentaram uma repulsa pelo caráter agregador da escola e nenhum avanço nas políticas educacionais. “Não é possível ver nenhum ganho, nem para o acesso, nem para a permanência, nem para a qualidade da educação”, analisa.
O MEC (Ministério da Educação) está finalizando um caderno que explicará as diretrizes, os princípios e os objetivos da Política Nacional de Alfabetização (PNA). A intenção é que as escolas passem a alfabetizar as crianças no primeiro ano do ensino fundamental, ou seja, geralmente aos 6 anos de idade.
R7No projeto de lei apresentado por Jair Bolsonaro, pais podem cadastrar seus filhos na modalidade de educação domiciliar e apresentar plano pedagógico individual via internet
O “plano pedagógico individual” citado no projeto de lei deverá estar alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Assim, o “plano pedagógico individual” se assemelha a um projeto político pedagógico, o chamado PPP.
Quando olhamos para todas as grandes potências mundiais, vemos que a educação financeira básica é algo que faz parte do dia a dia das pessoas desde os primeiros anos do colégio. Indo além dos outros abismos (econômicos e sociais), que nos separam dessa realidade, é claro que esse movimento tem impacto profundo na realidade do mercado financeiro desses países.
No Brasil, o ensino do tema Finanças só foi instituído formalmente em 2018, com prazo até 2020 para que as escolas realmente o implementem. Mesmo começando a existir na esfera pública, sabemos que o mais provável é que sua implementação fique há anos luz do ideal.
Com 19 votos favoráveis e nenhum contrário, a Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária de terça-feira, o Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que inclui a atuação profissional de assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e técnicos em nutrição no processo educacional da rede pública de ensino estadual.
Diário da AmazôniaProjeto de Lei que visa a tornar obrigatória a disciplina de Educação Física na educação básica no Estado de Goiás foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta quarta-feira, 17. Caso aprovado, o PL nº 1904/19 se aplicará ao sistema público e particular do Estado.
OpçãoEntre os principais aspectos que compõem o ambiente escolar, os professores são os mais bem avaliados pelos estudantes. Em contrapartida, o uso de tecnologia na escola está entre o pior item analisado pelos adolescentes e jovens que responderam à segunda fase da pesquisa Nossa Escola em (Re)Construção, realizada pelo Porvir, em parceria com a Rede Conhecimento Social e a Inketa.
PorvirO resultado de uma pesquisa recente feita pelo Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) chama a atenção: alunos do curso de Engenharia de Produção cometem menos erros de português do que estudantes de Letras.
Mais de 9 mil acadêmicos participaram do teste - era preciso completar uma sentença com 30 palavras consideradas 'do cotidiano'. Desses, 50,3% ficaram abaixo do nível tolerado, cometendo mais de sete deslizes na ortografia. Em última colocação, estão os alunos de Rádio e TV. Cerca de 74% desses acadêmicos foram reprovados no teste.
De fato, muitos estados realizam suas próprias avaliações, com objetivos diferentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), vinculado ao Ministério da Educação. Saiba como essas provas funcionam em seis estados.
Gazeta do PovoPara associações, barrar registro profissional a cursos autorizados pelo MEC é ilegal
O Semesp (entidade das instituições de ensino superior de São Paulo) e a Abed (de ensino a distância) acionaram na Justiça três dos conselhos profissionais que aprovaram, em março, resoluções que impediam que egressos de graduações feitas a distância pudessem conseguir o registro.
Desde sua origem até a contemporaneidade, a instituição universitária apresenta como traço indelével e elemento definidor de sua essência a vocação em transpassar as fronteiras geográficas e as fronteiras do conhecimento. A efetivação desta vocação exige dos membros da academia aquele espírito desbravador, livre de antolhos, liberto de preconceitos, desafeto de dogmas, independente das agendas de quaisquer agremiações externas à academia. Um espírito que estima o método científico, intelectualmente autônomo, intrépido, perspicaz, questionador. Enfim, o verdadeiro espírito da mãe que nutre os estudos.
Gazeta do PovoO investimento em educação profissional é imprescindível para o aumento da competitividade do país, para a retomada do crescimento da economia num ritmo mais vigoroso e para a criação de melhores oportunidades de emprego.
Folha de São Paulo'Mutirão' na gestão de Vélez Rodríguez desengavetou processos parados na pasta havia anos; secretaria responsável por autorizar novas faculdades é vista como local de barganhas com o Congresso e se tornou alvo de disputa dentro do governo.
TerraUm dos países com mais advogados no mundo, o Brasil vive uma expansão acelerada de cursos de direito após o Ministério da Educação facilitar a abertura de graduações na área.
A ampliação tem gerado crítica em relação à qualidade da formação e à empregabilidade dos alunos.
Novos mercados e formas elevam demanda por educação no mundo e o Estado, sozinho, não tem como fornecer
O setor privado passa por um ressurgimento. A matrícula em escolas privadas aumentou globalmente nos últimos 15 anos, de 10% para 17% no nível primário e de 19% para 27% no secundário; os aumentos estão acontecendo não só no mundo rico como nos países de renda baixa e média. E as pessoas estão investindo mais em educação. Quatro fatores levam ao aumento.
Seis mulheres e uma missão: representar o Brasil na 8ª Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO, na sigla em inglês), que aconteceu de 7 a 13 de abril, em Kiev, na Ucrânia. A disputa entre 196 estudantes de 49 países rendeu ao Brasil um feito inédito: uma medalha de ouro, conquistada pela estudante gaúcha Mariana Groff, de 17 anos, e a 20ª colocação geral.
G1A escola pública Táber, de Barcelona, está no centro de uma polêmica na Espanha após decidir retirar da sua biblioteca infantil 200 livros para crianças de até seis anos por “reproduzirem padrões sexistas ocultos” e, portanto, serem considerados “tóxicos”. Entre as publicações removidas estão “Chapeuzinho vermelho”, “A Bela Adormecida” e “Cinderela”.
Gazeta do PovoUm centro espacial educativo foi aberto ao público nesta semana em um lugar remoto do Deserto de Gobi, na China, com o objetivo de explicar aos visitantes como seria a vida no planeta vermelho
El País