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Aulas expositivas cedem lugar para uma participação mais ativa de estudante e professor serve como orientador
A aprendizagem ativa está sendo muito desenvolvida na Austrália, local onde várias aulas estão sendo gravadas. “O que acontece é que muitos alunos não estão assistindo às aulas por terem a oportunidade de ficar em casa e simplesmente não assistir às gravações”, contextualiza Isaías. Para ele, metodologias ativas promovem um tipo de aprendizado que interessa mais do que o tradicional, porque faz com que os alunos fiquem engajados e participativos: o conteúdo já não é tão exposto quanto antes e os próprios alunos têm que buscar seu conhecimento. Quanto às tecnologias digitais, elas servem como instrumentos para promover essa aprendizagem ativa de maneira mais interativa.
Visando familiarizar os jovens com as novas tecnologias e prepará-los para um mercado em crescimento, escolas têm incluído em suas grades curriculares as disciplinas de robótica e programação. A iniciativa tem partido, principalmente, de colégios particulares da região Sudeste.
As disciplinas de programação e robótica são oferecidas, na maioria das vezes, de forma optativa, o que não significa salas vazias.
A Editora do Brasil - empresa que trabalha com a produção de livros didáticos para a educação básica - está anunciando um curso completo sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em parceria com a Educa Brasil formação continuada l EAD. Com inscrições gratuitas, o curso é voltado para professores e gestores do Ensino Fundamental II, que ao final receberão um certificado de 40 horas.
Estado de MinasMinistério destinou R$ 800 milhões para a área em 2018. Governo quer ver como os recursos estão sendo gastos pelos Estados
O MEC (Ministério da Educação) está reavaliando o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. A intenção da pasta é verificar como os recursos estão sendo usados nos Estados para definir os próximos passos do incentivo, de acordo com o diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Arcione Ferreira Viagi.
Responsável pelo credenciamento de novas faculdades, a Seres tem grande visibilidade e, por isso, a indicação para o posto vinha sendo disputada dentro do governo
Último cargo vago no primeiro escalão do Ministério da Educação, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) será ocupada por Ataíde Alves, técnico que já ocupava cargo na pasta desde o governo passado
As professoras e os professores de todo o país se mobilizam para realizar a Greve Geral da Educação, comandada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). No dia 15 de maio a aula será de cidadania e de liberdade, pelas ruas e praças de todo o país.
Os docentes se mobilizam contra a ofensiva ultraconservadora que ataca incessantemente a educação pública e os profissionais da área.
A Lego Foundation, entidade criada pela empresa que fabrica blocos de montar, lançou na tarde desta quarta-feira (24) um projeto para a criação de peças de Lego customizadas para o braille, sistema de leitura no qual letras e números são caracterizados por pontos em relevo. Ele é usado como forma de comunicação por pessoas cegas ou com baixa visão.
O Brasil é um dos países envolvidos no projeto piloto realizado desde 2017, e que culminou com o anúncio desta quarta.
Mais de 3 mil escolas indígenas estão espalhadas por todo o país, com cerca de 18 mil professores e 254 mil alunos matriculados. Os impasses e desafios deste modelo diferenciado de ensino foram debatidos nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Educação da Câmara.
CâmaraA escola tem importância na convivência social e democrática e na proteção da criança e do adolescente. Despojar o estudante disso é destituí-lo do próprio direito à educação
A educação domiciliar traz consigo diversos retrocessos e perigos: fere o direito à socialização, essencial para o desenvolvimento socioafetivo de crianças e adolescentes; deixa crianças que sofrem abuso de qualquer natureza dentro de suas casas à mercê de seus abusadores; compromete o desenvolvimento intelectual dos estudantes, uma vez que esse é associado ao desenvolvimento social; representa mais uma medida de desprofissionalização do professor, substituindo um profissional com formação universitária e pedagógica obrigatória de no mínimo quatro anos por qualquer pessoa e/ou manual de aprendizagem.
O curso é baseado em casos clínicos hipotéticos que ajudam a ilustrar na prática os conteúdos e também aguçar a curiosidade dos estudantes
A dinâmica é diferente das aulas tradicionais; já que os alunos interpretam o papel dos médicos e eu do paciente. Ou seja, a aula é conduzida pelos estudantes, por meio de suas indagações a respeito do caso: Onde dói? Que tipo de dor? Qual é o histórico da paciente? Os estudantes têm total liberdade para expor suas visões e, no desenrolar de suas perguntas, descobrem juntos o diagnóstico e o tratamento da doença. Esse processo é importante porque eles vão construindo o conhecimento de forma ativa.
Olimpíadas femininas ajudam a combater barreiras como falta de incentivo, estereótipos de gênero e carência de modelos
Para o diretor do Impa, as olimpíadas femininas ajudam a combater os efeitos de gênero que impedem que garotas participem ou obtenham bons resultados nas competições, proporcionando incentivos adicionais e criando modelos inspiradores. As competições femininas podem encorajar meninas a descobrir seu potencial na disciplina e a cogitar seguir carreira na matemática.
O Tribunal de Contas da União (TCU) autorizou o Ministério da Educação (MEC) a contratar uma nova empresa para imprimir as provas do Enem deste ano, após a gráfica contratada para esse serviço ter declarado falência. A decisão permite a contratação de outra companhia melhor posicionada entre as demais participantes da licitação original.
O Estado de São Paulo