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Projetos de formação para professores, criação de espaços, implementação de metodologias ativas em escolas, articulação de redes para trocas entre educadores. Práticas e ideias para tornar a aprendizagem de crianças e jovens brasileiros criativa levaram um grupo de 11 educadores a uma jornada inspiradora e apaixonante, que também pode ser traduzida como “a concretização de um sonho”.
Nesta segunda-feira, dia 6 de maio, os autores de sete projetos selecionados pela terceira edição do Desafio de Aprendizagem Criativa, promovido pela Rede de Aprendizagem Criativa, começaram seu dia no Media Lab, do MIT
Um dos princípios do excelente Código de Defesa do Consumidor (CDC), a educação para o consumo, nunca saiu do papel. Em um país que despreza as salas de aula com força e método, esse descaso não surpreende.
Folha de São PauloJá sabemos que o gestor desempenha um papel fundamental numa instituição de ensino, pois, lidera e encaminha os professores e a sua equipe pedagógica, que ficam na linha da frente. Por isso, seja você um gestor da rede pública ou privada, do Ensino Superior ou da Educação Básica, é necessário estar sempre inovando, buscando soluções e alternativas para otimizar a rotina da sua escola. Vamos abordar quatro passos que podem contribuir e muito para alavancar os seus resultados enquanto gestor.
Gazeta do PovoO ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta terça-feira (7) em uma audiência na Comissão de Educação no Senado que não haverá corte no orçamento das universidades e instituições de ensino federais, mas sim um contingenciamento.
O ministro afirmou que o recurso poderá voltar a ser liberado se a reforma da Previdência for aprovada e se a economia do país melhorar no segundo semestre.
Prestes a vencer, Fundeb, que representa 40% dos gastos na etapa, vai a debate na Câmara a partir desta quarta
Um dos principais pontos a respeito da renovação do Fundeb, mecanismo central do financiamento da educação básica no país, é também aquele que representa a maior dúvida com relação à posição do governo Jair Bolsonaro (PSL): o aumento da complementação financeira por parte da União.
O Projeto de Lei 2401/19 regulamenta a educação domiciliar no País. De acordo com o texto, enviado à Câmara dos Deputados pelo Poder Executivo, os pais que optarem pelo ensino domiciliar terão que formalizar a escolha junto ao Ministério da Educação.
CâmaraO Projeto de Decreto Legislativo 72/19 susta os efeitos de portaria do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que institui comissão para avaliar o conteúdo das questões do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
CâmaraDescontentes com o corte de 30% nos orçamentos nas universidades e institutos federais anunciados pelo Ministério da Educação, partidos contrários ao governo Bolsonaro marcaram posição e decidiram obstruir as votações desta terça-feira (05). PT, PSB, PDT, PSol, PCdoB e Avante se juntaram ao protesto.
CâmaraPessoas que estudam mais envelhecem melhor. Em linhas gerais, é isso que estuda Elisa Resende, neurologista do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A especialista tem se dedicado a investigar qual o impacto que a Educação pode ter na prevenção dos sintomas da demência, ligada à doença de Alzheimer.
Nova EscolaÀs 21h40 desta terça-feira, 7 de maio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 superou a marca de dois milhões de inscritos. O número foi alcançado quase 36 horas após a abertura do prazo, na manhã da última segunda-feira, 6. Os maiores registros ocorrem nos estados de São Paulo (15,72%), Minas Gerais (9,72%), Bahia (8,55%), Rio de Janeiro (7,05%) e Ceará (6,67%), que somam 47,71% das inscrições. Os estados com menos inscrições realizadas até o momento são Roraima (0,27%), Acre (0,75%), Amapá (0,84%) e Tocantins (0,84%).
InepA combinação de desemprego, desalento juvenil e balbúrdia no MEC criam cenário explosivo
Hoje, nós estamos perdendo uma geração de jovens e adolescentes. As escolas têm sido incapazes de competir pelo tempo e pela atenção das pessoas que mais precisam dela. Estudar sempre faz diferença. Para os mais pobres, a diferença é ainda maior. E, especialmente entre eles, o abandono é grande. Hoje, no Brasil, 40% dos jovens de até 19 anos não concluíram o ensino médio. É muita gente.
É razoável constatar a necessidade de realocar as verbas do MEC de forma racional, independentemente da recessão. Assim como admitir que a área de Humanas está inchada e despejando milhares de jovens sem qualificação e empregabilidade.
Isso além da grave crise do ensino médio. E também das demandas ancestrais da educação fundamental. Tantas urgências.
O fato é que tudo de mais nefasto, irresponsável, equivocado e obtuso veio à tona em postagens e declarações apressadas repletas de preconceito e reducionismo. Um desperdício. O estrago está feito.
A jornalista Sabine Righetti propôs um tuitaço com a hastag #oquevinauniversidadepublica, para expor, afinal, o que acontece nas universidades que vivem dos recursos do Estado. Em um momento em que vários protestos contra os cortes e o desmanche da educação estão sendo organizados em várias cidades, inclusive nesta quarta, as respostas de estudantes e professores ajudam a derrubar mitos sobre as universidades públicas no Brasil.
El PaísA Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) anunciou nesta terça-feira (7), por meio de nota, que ingressou com pedido de recuperação judicial. O objetivo é renegociar uma dívida de R$ 2,4 bilhões, mas o total devido pela instituição é R$ 8,2 bilhões.
G1A denúncia do MP colocou as três principais universidades públicas de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) na mira da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado). Os parlamentares paulistas instauraram uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar como funcionários públicos ainda recebem acima do teto definido em lei — que é de R$23.048,59, o salário atual do governador — mesmo com o país tendo de enfrentar o difícil debate sobre a reforma da Previdência, com seus privilégios reservados às elites do funcionalismo. Nesta quarta (8) acontece a primeira reunião de trabalho da CPI.
R7As diretrizes e programas prioritários do Ministério da Educação foram apresentados pelo ministro Abraham Weintraub à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (7). Ele fez uma análise da pré-escola no Brasil, disse que 10% das crianças ainda estão desassistidas e ressaltou a importância do contato com atividades lúdicas, antes mesmo de elas entrarem na escola.
Ao destacar a necessidade de participação dos pais no processo educativo antes de os filhos serem matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, o ministro ponderou que o aprendizado iniciado cedo tem mais chances de sucesso.
Os sons de tiros e de helicóptero encobriram aos poucos as notas tocadas em violoncelos por crianças. Em poucos minutos, os alunos da escola municipal Medalhista Olímpico Lukas Saatkamp, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio de Janeiro, estariam aglomerados no corredor, em busca de refúgio longe das janelas.
Houve pânico e mais de duas horas de correria, na manhã de segunda-feira (6/5), em mais uma operação policial na Maré.
Nas redes sociais, internautas reagiram ao erro de Weintraub com risos, piadas ou com compreensão; ministro queria se citar o escritor Franz Kafka
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, cometeu uma gafe em encontro com senadores nesta terça-feira (7). Durante sua explanação aos parlamentares, em audiência na Comissão de Educação do Senado, o ministro confundiu o nome do escritor Franz Kafka com a nomenclatura dada ao espeto típico da culinária árabe, a kafta.