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(08/jul) O chileno Claudio Naranjo, há décadas, iniciou uma cruzada para conseguir que a educação seja mais humanista e permita o desenvolvimento integral da pessoa. Elabora esse propósito através de uma formação em autoconhecimento, que já foi oferecida a mais de 100.000 pessoas de 10 países nas últimas décadas. Sua paixão é promover a transformação do sistema educativo e passar do modelo atual – patriarcal e hierárquico, que confere primazia a tudo relacionado com o intelecto – a um sistema integral que fomente o humanismo. Mas ainda há um longo caminho a percorrer.
El País(04/jul) Assunto é novo nas escolas, mas pode ajudar na resolução de conflitos em todas as fases
Você já ouviu falar em Disciplina Positiva? O assunto ainda é novo nas escolas, mas tem se popularizado entre grupos de mães e pais nas redes sociais. Foi assim que tive meu primeiro contato com o tema, depois do nascimento do meu filho, mais precisamente no início da temida fase das birras (por volta dos dois anos de idade), encontrando na Disciplina Positiva caminhos para lidar com esse momento de estresse, sem usar de violência ou qualquer forma de punição.
(18/jul) As metodologias ativas são, segundo apontam várias pesquisas e especialistas, o melhor caminho para o aprendizado. Saiba do que se trata essa tendência do mundo da educação.
Como afirma o professor e pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), José Moran, no artigo “Mudando a educação com metodologias ativas”, a sociedade atual exige proatividade e colaboração e necessita de novos métodos de aprendizagem, já que os tradicionais – aqueles que privilegiam a mera exposição de informações dos professores para os alunos – só faziam sentido quando o acesso à informação era difícil.
(21/jul) O ensino híbrido, como se deixa entrever pelo próprio nome, é uma combinação de duas modalidades de ensino: online e presencial. Apesar de vivermos em uma época onde o ensino a distância encontra-se no auge, as melhores experiências educacionais estão vindo da combinação da modalidade online com o ensino tradicional.
Universia(23/jul) Esse modelo foi idealizado por Loris Malaguzzi, pedagogo e teatrólogo, responsável pela formulação teórica e prática da Pedagogia da Escuta e da Pedagogia Relacional implantada em Reggio Emilia.
Sua projeção começa a partir do interesse do estudante e, como a própria etimologia da palavra nos mostra, ela não tem um crescimento linear, valorizando o processo da aprendizagem, considerando os diferentes caminhos tomados ao longo dessas experiências. O educador documenta o processo através de registros escritos e fotos que, ao final do processo, serão expostos nas paredes das escolas.
(04/jul) O movimento punk lançou o grito de liberdade na década de 70: Do it yourself! (faça você mesmo). Décadas depois, o mesmo conceito reaparece com novo nome: cultura maker. A ideia é a mesma: utilizar o que se tem à disposição para dar um novo sentido prático, ou ainda transformar ideias em realidade, sempre através da iniciativa, autonomia e trabalho coletivo.
Universia(23/jul) Por quase trinta anos, o governo norte-americano financiou o que hoje é considerado o maior projeto educacional da história.
Os dados mais robustos, coletados na primeira década do projeto, compreendiam o período até 1977, e um dos modelos se destacava claramente dos demais: a instrução direta, também chamada “instrutivismo”, trazia resultados melhores que todas as outras em relação aos conhecimentos acadêmicos básicos, à capacidade de resolver problemas e, inclusive, à autoestima dos estudantes.
(23/jul) Quais fatores podem ser decisivos para transformar a prática docente? A partir de mais de 3 mil horas de entrevistas, a pesquisa Observatório do Professor, feita pelo Instituto Península em parceria com o a PS2P – Observatório de comportamento e cultura, identificou os elementos que interferem na prática do professor vão além da didática e do domínio do conteúdo.
Porvir(25/jun) O STEAM é conhecido como uma abordagem pedagógica que integra áreas e é baseada em projetos, tendo como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos para que desenvolvam diferentes habilidades, entre elas as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalhando questões socioemocionais e preparando nossos alunos para os desafios futuros.
As atividades guiadas na metodologia STEAM permitem que os alunos resolvam problemas ao conectar ideias que pareciam desconectadas, beneficiando o aprendizado interdisciplinar e trazendo os estudantes para o centro do processo cognitivo. Nesse processo, eles exercem a colaboração e aprendem uns com os outros.
O professor nesta metodologia é bem atuante, sendo responsável por oferecer mediação e apoio aos estudantes, sendo parte também desse esforço colaborativo.
(01/jul) As possibilidades da Internet das coisas são praticamente infinitas, pois no final a ideia é fazer com o que tudo o que existe no mundo e fora dele (âmbito virtual) esteja conectado. É a Internet elevada à quarta potência.
No espaço educacional, as tecnologias de informação e comunicação (TIC) já vêm sendo utilizadas. Mas evidentemente, com a IoT chegamos a um outro nível.
(26/jul) Alunos sentados em uma sala de aula, cada um com seu computador estudando matemática de forma interativa. Não há livros e nem papel, lápis ou caneta nas carteiras escolares. De frente para os alunos, ao invés de um professor presente, há um display multimídia através do qual a aula é ministrada por uma professora que não está fisicamente presente na sala de aula. Ao invés de instrutores ou assistentes humanos, há robôs circulando para a sala de aula. Em linhas gerais, essa é a descrição da imagem de Shigeru Komatsuzaki intitulada “A Ascensão da Escola Computadorizada”.
MSN(01/jul) Autor do livro ‘Esquadrão Curioso’ defende que os boatos sejam abordados nas escolas como forma de contribuir com o senso crítico dos alunos.
Carta Capital
(23/jul) O uso da produção audiovisual em sala de aula é uma excelente oportunidade para os alunos se desenvolverem a partir de uma perspectiva sociointeracionista, como defendida por Vygotsky, que promova a autorreflexão e o pensamento crítico.
Existem vários conhecimentos modernos da era digital envolvidos na produção audiovisual. Na realidade, muitos jovens já possuem conhecimento que adquiriram de forma autodidata na Internet, porque existem muitos vídeos tutoriais de acesso livre que ensinam como fazer várias coisas.
(04/jul) As discussões sobre mudanças curriculares no Brasil, no geral, trazem à tona o argumento de que inserir novas disciplinas na grade pode retirar o foco dos alunos.
Com mais disciplinas, eles ficariam com menos tempo para estudar matérias básicas, que sairiam prejudicadas. Um estudo publicado em junho de 2019 no Journal of Educational Psychology indica, no entanto, que, ao menos no caso do ensino da música, esse argumento pode não se aplicar. Isso porque o trabalho concluiu que alunos que estudavam mais música se saíram melhor nas disciplinas básicas: ciências, matemática e inglês (língua oficial dos estudantes pesquisados).
(25/jul) A alfabetização é bem-sucedida quando o professor sabe aplicar técnicas específicas, sintonizadas com o que a ciência cognitiva comprovou serem as mais eficazes. Em vídeo, o professor Luiz Carlos Faria da Silva, que integrou o Grupo de Estudos da Academia Brasileira de Ciências (ABC) sobre Aprendizagem Infantil, explica quais são as etapas necessárias para a alfabetização, as dificuldades enfrentadas no Brasil, as cartilhas - como o Caminho Suave - utilizadas até agora e soluções para o futuro.
Gazeta do Povo(22/jul) Há diversos razões para as crianças de hoje estarem longe da natureza. Crianças em áreas urbanas de baixa renda têm mais probabilidade da falta de acesso adequado aos espaços verdes. Paralelo a isso, acontece um processo de intoxicação digital.
Como a obesidade – e problemas associados a ela – tende a acompanhar as pessoas durante a vida adulta, brincar na natureza é uma questão de saúde pública.
(24/jul) Alunos enfrentam o método heterodoxo da escola, criada para formar engenheiros de software. No lugar de professores, aulas e diplomas, os alunos cumprem desafios de programação. Cada desafio consiste em um módulo – ao todo, são 21 deles, que ficam mais difíceis à medida que o aluno avança. No geral, o curso é completado ao longo de três anos, em uma média de oito horas diárias de estudo. Entrar na 42 também é um desafio.
MSN(04/jul) Em entrevista, Álvaro Luis Cruz, vice-presidente de Inovação Educacional da Positivo Tecnologia, afirma que a Educação 4.0 (que utiliza a tecnologia e a internet na dinamização dos processos que atendam à quarta revolução industrial) deve empoderar os alunos e transformar os professores em mediadores.
Diário de PernambucoEm um momento de implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e de construção de itinerários formativos para o Novo Ensino Médio, a plataforma Faz Sentido lança uma ferramenta de mentoria a distância para auxiliar professores, escolas e redes de todo o país que desejam encontrar novas soluções e promover o desenvolvimento integral dos alunos. Desenvolvida pelo Instituto Inspirare e Instituto Unibanco, em parceria com a Agência Tellus, a seção Mentoria Online oferece metodologia e ferramentas de apoio em formato de trilhas que ajudam a repensar as etapas do ensino fundamental 2 e médio.
Porvir(26/jul) Professor sofre. Muita responsabilidade, alunos indóceis, carga horária massacrante – e o salário, ó…, como dizia aquele personagem de Chico Anysio. Mas em O Professor Substituto, de Sébastien Marnier, vemos o personagem do título enfrentando uma missão para a qual nem mesmo os mestres mais devotados parecem estar preparados.
MSN(10/jul) Apaixonados pela tecnologia e pelo ensino a distância, professores desenvolvem projeto de Ambiente Virtual de Aprendendizagem em escola estadual de MG que atualmente é replicado pela rede
O projeto tem como objetivos específicos: incentivar a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação pelos professores; envolver a comunidade escolar veiculando as informações e acontecimentos mais importantes ocorridos tanto na comunidade quanto no mundo; promover a interação entre professores e alunos em um espaço compartilhado adequado às necessidades de cada educando, utilizando a ferramenta como um facilitador da aprendizagem e do compartilhamento de conhecimento em formato digital; promover a interdisciplinaridade e a aprendizagem colaborativa; fomentar a inclusão digital; facilitar a disseminação de conteúdos digitais pelos professores e pelos próprios alunos em um espaço próprio; Incentivar a aplicação de atividades avaliativas através do AVA como forma de desburocratização das atribuições dos docentes.
(11/jul) Um robozinho que se move de maneira autônoma, um carrinho improvisado controlado por aplicativo, caixas e mais caixas de materiais como fios coloridos e chips. Turma formada, em sua maioria, por adultos e, à frente, o professor vestindo uma camiseta com o logotipo da série Star Wars. É esse o cenário que é montado, semanalmente, nas sextas à noite, nas aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola pública de Alvorada.
Zero Hora(11/jul) O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira (11) uma “carta-compromisso” com objetivos para a educação básica até 2022, além de uma meta-geral para os próximos 12 anos. O texto foi chamado de “Compromisso Nacional pela Educação Básica”, e deverá ser usado como um plano estratégico para as políticas da pasta.
G1(30/jun/2019) Sete a cada dez empregos nas carreiras do ministro Abraham Weintraub e de seus oito secretários não têm relação direta com os cargos que ocupam hoje, conforme análise dos currículos
NSC(24/jul) O Instituto Unibanco divulgou, em 11 de julho, o boletim Aprendizagem em Foco nº 53, que aborda liderança distribuída e como ela pode melhorar a gestão da escola e diminuir a sobrecarga de trabalho dos diretores. De acordo com a publicação, "a falta de tempo para se dedicar a tarefas de gestão pedagógica é citada como um problema que prejudica a qualidade do ensino na escola por quase metade (49%) dos diretores brasileiros ouvidos na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem, divulgada em junho de 2019 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)".
Correio Braziliense(25/jul) Num contexto de significativas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais, perpassadas sobretudo por avanços tecnológicos, é cada vez mais complexo pensar os contornos e o sentido da escola contemporânea.
Não bastasse a velocidade das mudanças, que desafia educadores a superarem o gap existente entre sua formação acadêmica e as novas demandas que se lhe apresentam, é comum identificar nos ambientes educacionais um preocupante conjunto de características
(21/jul) Lousas digitais, robótica sustentável, provas em tablets, audiolivros e monitores interativos. O uso de novas tecnologias está expandindo o conhecimento de milhares de estudantes da rede municipal de ensino de Itanhaém e acabou virando referência nacional. O programa de inclusão digital ‘Aprendizado do Futuro’, que atende cerca de 16 mil estudantes e abrange todas essas ações tecnológicas, recebeu o Prêmio Inova Cidade 2019, voltado às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.
G1(30/jun/2019) Um sistema online que concentra os dados da rede de ensino de Santa Catarina é o mais novo aliado da Secretaria de Estado da Educação (SED) no suporte à gestão e à tomada de decisões. Por trás da tela inicial do sistema de inteligência de dados, que informa sobre matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar, estão mais de 10 milhões de registros processados a partir do uso de Big Data, tecnologia de processamento de grandes volumes de dados.
Engeplus(09/jul) Quase cinco anos desde que a ONU adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para serem cumpridos até 2030, as projeções da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) mostram que os países falharão em atingir as metas educacionais da agenda, o ODS número 4, se importantes progressos não ocorrerem ao longo da próxima década.
UNESCOSistema eletrônico substitui trâmites de documentos e impressão de papéis. Treinamento dos servidores começa no dia 17
A Secretaria da Educação irá eliminar trâmites de documentos e impressão de papéis a partir do dia 05 de agosto. A iniciativa é pioneira entre as pastas do Governo e faz parte do Programa SP Sem Papel, que tem como objetivo desburocratizar e melhorar a gestão em São Paulo.
(01/jul) Com mensalidades 20% mais caras, redes têm currículo bilíngue e reconhecido no exterior, o que ajuda jovens a tentarem universidade fora do País
Com o alto custo e a competição do mercado em São Paulo, grandes escolas internacionais passaram a focar seus investimentos em unidades no interior do País. Em troca das mensalidades 20% acima dos mais caros colégios do Nordeste ou de cidades médias paulistas, elas oferecem não só o ensino bilíngue como também um currículo diferenciado e reconhecido no exterior.
(05/jul) Vencedor do ‘Nobel da Educação’, Peter Tabichi defende a importância da autoestima na aprendizagem
O educador está no Brasil para participar, amanhã, do seminário “Professores que transformam e a valorização do docente”, organizado pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (Ceipe) da FGV, no Rio. Em entrevista ao GLOBO, Tabichi, que doa 80% do salário para a comunidade onde vive, defendeu a importância da família na educação e falou sobre como o professor pode ser um diferencial em meio à precariedade.
(01/jul) A valorização de quem está à frente da sala de aula deveria ser o carro-chefe da educação, mas se tornou um dos maiores desafios do país. Um dos principais sintomas da falta dela é o salário de quem dedica a vida a estabelecer os alicerces sobre os quais se formarão outros profissionais.
Estado de Minas(26/jul) No dia 10 de julho, o texto-base da reforma da Previdência foi aprovado pela Comissão Especial da Câmara e, agora, aguarda votação em segundo turno na Casa – prevista para agosto. Os deputados não acataram o destaque que pleiteava a exclusão de professores de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio da proposta.
Entretanto, o texto estipula regras mais brandas para a categoria, especialmente em relação a profissionais que já contribuem com o sistema.
(04/jul) As regras especiais para a aposentadoria dos professores brasileiros existe desde 1964, quando receberam uma benesse da ditadura militar. Um decreto do presidente Castello Branco os incluiu na categoria de “profissão penosa”. Embora a classe não seja mais considerada “penosa” desde os anos 1980, quando a legislação foi alterada e mudou esse entendimento, eles mantiveram as regras especiais. Uma das justificativas para isso seriam os possíveis efeitos nocivos do contato com o pó de giz e o desgaste físico da profissão. Mas o privilégio também serve como compensação salarial e sinal de valorização da profissão.
Gazeta do Povo(01/jul) Dezenas de professores da rede pública de São Paulo, que dão aula em escolas municipais e estaduais, solicitam diariamente afastamento do cargo por razões de saúde mental. Dois levantamentos publicados ao longo do mês de junho de 2019, um pelo SBT e outro pelo jornal Agora São Paulo, dão a dimensão do problema. As reportagens foram realizadas a partir de dados obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação.
Nexo(23/jul) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, quer separar o que considera o joio do trigo nas universidades brasileiras. Dois dias depois do anúncio de um novo programa para o ensino superior, Weintraub recebeu o UOL em seu gabinete para explicar pontos do projeto. Segundo ele, o novo projeto trará liberdades e autonomia para as instituições e diz estar aberto ao diálogo com a sociedade.
Folha de São Paulo(01/jul) A presença de negros no ensino superior tem tido alguns avanços recentes, mas nos melhores cursos do país o retrato racial é de uma desigualdade mais acentuada.
Dados do Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação, tabulados pela Folha mostram que o movimento de inclusão de alunos negros nos últimos anos não alcançou a parcela de cursos mais bem avaliada e de melhor reputação. O cenário inclui instituições públicas e particulares — ou seja: instituições com e sem cotas.
(28/jun) Os desafios do setor produtivo brasileiro na era da 4ª Revolução Industrial têm sido um tema recorrente. Marcada pela tecnologia da informação, inteligência artificial, internet das coisas e aprendizagem de máquinas, essa nova revolução tem como diferencial o uso massivo de dados para criar redes inteligentes em toda a cadeia produtiva, que não apenas a controlem, mas possuam a capacidade de aprender, adaptar e corrigir situações de ociosidade e falhas na produção.
É preciso pensar como as ferramentas tecnológicas disruptivas podem ser utilizadas para reduzir desigualdades sociais e de que modo a inovação pode contribuir para o aprimoramento das políticas públicas educacionais.
(25/jun) Está comprovado que a educação em escolas militares, tocadas por integrantes das Forças Armadas, apresenta bons resultados. Hoje, contudo, a tendência do governo Bolsonaro é adotar o modelo cívico-militar, com a utilização de mestres da rede pública, mas comandados por militares da reserva. Nessa linha, está em articulação junto ao Ministério da Educação (MEC) um projeto para se instituir esse sistema misto em escolas indígenas na região Norte do País. A iniciativa pioneira foi apresentada ao MEC pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR) e seu principal assessor – um dos homens fortes do governo federal – Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, primo dos filhos do presidente da República.
IstoÉ(11/jul) A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos de LGBTs pediram, nesta quinta-feira (11), para que o Supremo Tribunal Federal (STF) anule uma lei de Londrina, no Paraná, que proíbe o ensino da chamada "ideologia de gênero" nas escolas da cidade.
iG(10/jul) A Universidade da Integração da Lusofonia Agro-Brasileira (Unilab), com campi na Bahia e no Ceará, lançou edital (leia aqui), nesta terça-feira (9), de um vestibular específico para candidatos transgêneros e intersexuais.
Gazeta do Povo(05/jul) O ensino superior está cada vez mais inclusivo. Faculdades com infraestrutura acessível ajudam a explicar o crescimento de quase 70% nas matrículas de pessoas com limitações físicas e intelectuais em Minas, de 2012 a 2017, conforme o último censo do Ministério da Educação (MEC). O índice é ainda maior se comparado à média nacional, de 41%, no mesmo período.
Hoje em Dia(10/jul) Modelo inspirado pelo Ceará foi adotado por Pernambuco e está em estudo pela gestão Doria e por mais 2 estados
O governo Jair Bolsonaro (PSL) quer obrigar estados a criarem leis que condicionem a distribuição de recursos para os municípios aos resultados educacionais. A proposta prevê retenção de repasses para quem não se adequar.
(11/jul) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta quinta-feira (11) que irá buscar o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE), mas que pretende reduzir a meta de investir, até 2024, pelo menos o equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano em educação pública.
JC Online(25/jul) Em sua primeira atividade em Manaus, nesta quinta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro defendeu a “autoridade em sala de aula” ao entregar diplomas para alunos de escolas públicas administradas pela Polícia Militar do Estado do Amazonas.
“A educação realmente liberta. Investir na educação não são apenas recursos, como alguns pregam por aí. Investir na educação é dar meios para que o professor possa exercer a sua autoridade em sala de aula e, dessa forma, poder fazer com que o alunos realmente aprendam”, disse o presidente.
(28/jun) O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse hoje (28), que o governo deve promover a volta de educação moral e cívica aos currículos escolares, em discussão no Ministério da Educação. Para ele, o ministério tem sido “um local de combate”, mas que a volta da disciplina está no "radar" do presidente Jair Bolsonaro.
EBC(11/jul) Um decreto do presidente Jair Bolsonaro publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (11) permite que o ministro da Educação nomeie diretores-gerais dos Centros Federais de Educação Tecnológica, de Escolas Técnicas Federais e de Escolas Agrotécnicas Federais caso o cargo fique vago. O decreto estipula que a permissão é para designação temporária no hipótese de haver vacância do cargo.
G1(18/jul) O Ministério da Educação (MEC) deverá autorizar que faculdades particulares sejam responsáveis por parte do processo de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior. Hoje, somente universidades públicas podem executar todas as etapas da revalidação.
R7(09/jul) Foi aprovado nesta terça-feira (9), em turno suplementar, o substitutivo ao PLS 488/2015, votado na semana anterior na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Pelo texto, o diploma de licenciatura em educação física passa a ser obrigatório para professores da disciplina. O texto agora seguirá para a Câmara dos Deputados, se não houver recurso para análise em Plenário.
Senado(24/jul) A Proposta de Emenda à Constituição 96/19 propõe a execução orçamentária obrigatória das programações relativas à manutenção e desenvolvimento do ensino. O objetivo da proposta é proibir o contingenciamento das verbas para as políticas educacionais do Executivo.
Câmara(02/jul) A possibilidade está prevista em um documento aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) e prestes a ser homologado pela gestão João Doria (PSDB). O texto, chamado de indicação, traz orientações válidas tanto para escolas públicas como para as privadas.
Folha de São Paulo(02/jul) O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sancionou lei que permite a inclusão da Educação Financeira nos componentes curriculares das escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul.
Conforme o texto, as escolas poderão incluir o tema com conteúdo programático de informação e orientação na etapa do Ensino Médio, em caráter complementar.
(05/jul) Uma portaria da Secretaria de Educação que prevê a vistoria de pertences de alunos e proíbe a promoção de campanhas religiosas e político-partidárias nas escolas públicas virou alvo do Ministério Público de Contas do DF. O órgão pediu que o Tribunal de Contas do DF conceda medida cautelar para suspender os efeitos da portaria até que o plenário avalie a questão por entender que a norma afronta os princípios da legalidade, da dignidade e da liberdade de pensamento e de crença.
Correio Braziliense(02/jul) Com relatos de desprezo e maus tratos por colegas de esquerda, professores de direita de todo o país que já se reuniam em grupos virtuais estão a caminho de se tornar uma associação, a Docentes pela Liberdade (DPL).
Eles realizarão eventos nesta quarta (3) em Londrina e em ao menos oito cidades na quinta (4) para lançar oficialmente o movimento.
(19/jul) O advogado e procurador paulista Miguel Nagib anunciou que as atividades do Escola Sem Partido serão suspensas "por absoluta falta de apoio" a partir de 1.º de agosto. O líder do movimento, que diz ter como objetivo "dar visibilidade ao problema da doutrinação e da propaganda ideológica, política e partidária nas escolas", divulgou um depoimento em que se diz frustrado com o fato de o presidente Jair Bolsonaro não ter tocado mais no assunto. "Sem o apoio de Bolsonaro? Não me refiro ao governo, mas à liderança política do Presidente, o Escola sem Partido dificilmente conseguirá avançar", escreveu.
Terra(19/jul) Uma pesquisa obtida com exclusividade pelo G1 aponta que 58% dos entrevistados reprovam e 15% aprovam a atuação do governo federal na área de educação. Para 60%, a qualidade da educação no país é ruim ou péssima e 10% a consideram regular ou boa.
G1(02/jul) Indicador de Desigualdades e Aprendizagens aponta o nível de aprendizagem dos estudantes de cada município brasileira e a desigualdade de aprendizagem entre grupos sociais
A Fundação Tide Setubal e pesquisadores em educação lançam o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA). Para cada município brasileiro, ele aponta o nível de aprendizagem dos seus estudantes e, ao mesmo tempo, a desigualdade de aprendizagem entre grupos sociais, definidos por nível socioeconômico, raça, ou gênero. Os estudantes avaliados concluíram a primeira e segunda etapa do ensino fundamental (5° ao 9° ano).
(23/jul) Melhoria na equidade e nos salários, além de maior presença no ensino superior são alguns dos destaques de novo estudo sobre benefícios da escola integral para egressos da rede estadual
Porvir(22/jul) Usar aplicativos como um recurso didático e de fácil estímulo aos estudantes tem se tornado um importante aliado no processo de aprendizagem, segundo educadores. No entanto, a realidade brasileira mostra que é preciso investir mais na interação entre tecnologia e ensino. De acordo a pesquisa anual Tecnologia de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (TIC Brasil), entre 37% dos alunos de escolas públicas e 50% dos alunos de escolas particulares é comum o uso do computador e da internet para a realização de tarefas dentro do ambiente escolar.
Folha de Pernambuco(08/jul) A falta de acesso à tecnologia no Brasil pode dificultar os planos do MEC (Ministério da Educação) de aplicar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 100% por computadores até 2026.
Dados da Sinopse Estatística do Enem 2018 mostram que sete de cada dez pessoas que se inscreveram no exame no ano passado disseram não ter acesso à internet em casa. Foram mais de 5,5 milhões de inscritos no exame em 2018.
(18/jul) A falta de infraestrutura é um dos principais problemas apontados pelas escolas rurais do país para ter acesso à tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2018, feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e divulgada nesta semana, 43% dessas escolas disseram que não têm internet por falta de estrutura na região e 24% delas apontaram o alto custo da conexão.
G1(05/jul) Uma pesquisa com milhares de universitários americanos mostrou que aqueles que usavam o celular excessivamente também tinham maior propensão a ter mais parceiros sexuais, problemas com bebidas, notas mais baixas, além de ansiedade e depressão.
O estudo, conduzido por pesquisadores das universidades de Chicago, Cambridge e Minnesota, envolveu mais de 3.400 estudantes. Psiquiatras que não fazem parte da equipe mas avaliaram a publicação consideraram seus resultados "preocupantes".
(03/jul) O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai deixar de aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em papel a partir de 2026. A transição do papel para o computador vai começar em 2020 com um projeto-piloto para 50 mil candidatos de 15 capitais.
G1(28/jun) O PIRLS deverá ser uma das ferramentas adotadas pelo governo para mostrar que o método fônico é mais eficaz para a alfabetização e ensino da leitura se comparado a abordagens construtivistas. Foto: Albari Rosa | Gazeta do Povo.
O PIRLS deverá ser uma das ferramentas adotadas pelo governo para mostrar que o método fônico é mais eficaz para a alfabetização e ensino da leitura se comparado a abordagens construtivistas.
O PIRLS existe desde 2001 e, ao lado do Pisa (Programme for International Student Assessment) e do TIMSS (Trends in Internacional Mathematics and Science Study), é considerado um dos mais importantes medidores da qualidade da educação entre os países.
(03/jul) Município quer usar índice como critério para pagamento de bônus aos professores
A Prefeitura de São Paulo lança nesta quarta-feira, 3, um novo indicador para medir a qualidade do ensino nas escolas da rede municipal e quer usá-lo como um dos critérios para pagamento de bônus aos professores. O Índice de Desenvolvimento da Educação Paulistana (Idep) avaliou que, em média, o rendimento dos estudantes é de 4,9 nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e 4,7 nos anos finais (do 6º ao 9º ano), em uma escala de 0 a 10. A meta é elevar as médias até 2021 para 6 e 5,5, respectivamente.
(28/jul) Mensalidades menores e flexibilidade de horários de estudo atraem estudantes que também trabalham
O aluno brasileiro da educação a distância é mais velho do que seus pares do ensino presencial e divide seu tempo entre os estudos e o trabalho, na maioria.
(23/jul) Com o número de estudantes que optam pela Educação a Distância (EaD) cada vez maior, a quantidade de instituições que oferecem a modalidade também cresceu. Conforme o Censo da Educação Superior, 215 novos polos foram abertos em Minas em apenas cinco anos. Nesse período, no Estado, o aumento de 37% supera até a média nacional, de 29%.
Hoje em Dia(17/jul) O Ministério da Educação apresentou na quarta-feira (17) um programa para incentivar as universidades federais a captar recursos privados. Batizada de Future-se, a iniciativa propõe a realização de parcerias público-privadas, a constituição de fundos imobiliários para vender prédios ociosos e até a possibilidade de empresas comprarem o direito de dar nomes a prédios das instituições, como acontecem em estádios.
Nexo(01/jul) Representantes da pasta falaram em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara nesta terça-feira. Universidades temem, no entanto, descontinuidade de serviços de limpeza e segurança, por exemplo
Na audiência pública da Comissão de Educação nesta terça-feira (2) que discutiu os cortes orçamentários no Ensino Superior, os representantes do Ministério da Educação (MEC) preferiram falar em contingenciamento, porque, segundo eles, a interrupção na liberação dos recursos é provisória.
(23/jul) A taxa de evasão universitária preocupa. Na rede pública, ela permanece relativamente estável nos últimos anos, mas alta: em torno de 24% para cursos presenciais e mais de 30% para ensino a distância, de acordo com dados da pesquisa “Evasão no Ensino Superior Brasileiro”, feita pelo Instituto Lobo em 2016. Já nas instituições particulares, os números de desistência vêm crescendo.
Universia(21/jul) Pedro Damazio Franco está disposto a mexer num vespeiro. Graduado em Comunicação Social e mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ele está em busca de recursos e parceiros para iniciar um projeto de pesquisa com o objetivo de explicar por que, afinal, a universidade brasileira não é afeita à diversidade política. Em palestra realizada nas dependências da instituição em junho, ele já explicava suas motivações e lembrava que, nos Estados Unidos, o mesmo problema existe, mas vem sendo atacado de forma mais frontal.
Gazeta do Povo(01/jul) Inscrições em cursos de MBA estão em baixa. Faculdades de direito estão enfrentando dificuldades? Será que as instituições de pós-graduação estão passando por uma disrupção?
Sim e não. É importante lembrar que o ensino superior, e especialmente os programas de pós-graduação, são trilhas individuais para entrada em setores específicos do mercado de trabalho. Nós não estamos propensos a ter um grande fenômeno que abale o modelo de pós-graduação. Cada área enfrenta um conjunto específico de pressões.
(11/jul) O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quinta-feira (11) a autonomia das universidades federais e disse que tem evitado nomear reitores que tenham relação com partidos de esquerda.
Em café da manhã com a bancada evangélica, no Palácio do Planalto, ele afirmou que "coisas absurdas" têm ocorrido nos campi universitários, que viraram, segundo ele, "terras deles".
(09/jul) Nos países economicamente bem-sucedidos, as pesquisas científicas estão em sintonia com o desenvolvimento econômico e o crescimento das empresas – que geram lucros e empregos. No Brasil, os cursos de pós-graduação, em geral, replicam pesquisas estrangeiras e vivem em “looping”: formam doutores, para formar doutores, que formam doutores... Enquanto isso, os problemas estruturais do país continuam sem solução. Esse é o alerta de Silvio Meira.
Gazeta do Povo(04/jul) Apesar do número total de empresas ativas no Brasil, estarem reduzindo desde 2013, o mercado educacional tem caminhado em direção oposta
As empresas ligadas à Educação são classificadas em 3 grupos jurídicos: administração pública; entidades empresariais, ou seja, empresas privadas; e entidades sem fins lucrativos. Sendo que, segundo o IBGE, as três tiveram alta nos últimos 4 anos.
Contudo, dentre as três, as que tiveram crescimento mais expressivo foi as empresas sem fins lucrativos, com um crescimento de 124,1%. Enquanto as empresas públicas tiveram aumento de 28,6%, e as privadas alta de apenas 8,2%.
(24/jul) A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está sendo investigada pelo Ministério Público por ser suspeita de homologar ilegalmente, desde 2016, diplomas obtidos por estudantes no exterior. O procurador da República Fábio Aragão, que acolheu a representação, afirma "ter em mãos os maiores escândalos que envolvem uma universidade pública do Brasil". No último sábado (20), a instituição decidiu suspender, por 90 dias, o reconhecimento de diplomas expedidos no exterior.
Gazeta do Povo(08/jul) A execução de uma pesquisa de mestrado ou doutorado que varia de dois a quatro anos, respectivamente, pode ser reduzida para até 60 dias se encomendada em sites que vendem dissertações e teses prontas a alunos de pós-graduação. A comercialização é explicita e os valores são tabelados em até R$ 8 mil
Gazeta do Povo(04/jul) O ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou nesta quarta-feira (4) o fim de um acordo de cooperação técnica internacional suspeito de irregularidades. De acordo com Weintraub, o governo brasileiro enviou R$ 178 milhões à Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), desde 2008, para a contratação de consultores. Com a suspensão da parceria, foram dispensados 89 consultores que trabalhavam no Ministério da Educação (MEC) como se fossem servidores da pasta.
Gazeta do Povo(28/jul) Na última semana, por pelo menos cinco vezes o presidente Jair Bolsonaro questionou dados científicos produzidos por um instituto de pesquisa federal.
Para se posicionar diante desse cenário, um grupo de mais de 50 pesquisadores de todas as regiões do Brasil começou a se organizar para oferecer respostas baseadas no melhor do conhecimento científico de um modo acessível à população. Dessa articulação surgiu a Coalizão Ciência e Sociedade.