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No geral, o movimento cria espaços para as crianças colocarem a “mão na massa” e desenvolverem projetos educativos de forma prática. Estes ambientes são construídos e projetados com uma infraestrutura e equipamentos que atendam às necessidades da proposta.
Quando inseridos na cultura de construir projetos com as próprias mãos, as crianças exercitam a criatividade e habilidades psicomotoras e socioemocionais.
Um sucesso nas redes sociais e muito presente nos celulares de crianças e adolescentes, os memes também podem ser usados em sala de aula. Pode parecer estranho, mas a “zoeira” é uma expressão cultural e, sim, pode ser um recurso para os professores.
R7A precariedade da educação básica impede a formação de pessoas com espírito crítico e raciocínio lógico mínimo. Isso acaba causando problemas de produtividade e eficiência no mercado de trabalho. A observação do CEO da Somos Educação, maior grupo educacional do País, Eduardo Mufarej, foi feita durante entrevista ao UM BRASIL.
MSNO Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (15) uma cartilha com orientações para prefeitos e governadores implementarem a Política Nacional de Alfabetização (PNA).
"O caderno de apresentação da PNA, tornado público hoje, tem uma função importante pois esclarece e aprofunda o conteúdo exposto no decreto: os conceitos, os termos, e a concepção de alfabetização baseada em evidências", afirma o secretário de Alfabetização do MEC, Carlos Nadalim, durante evento em Brasília. As evidências apontadas pelo secretário não foram apresentadas no evento.
Após anunciar o fim do programa "Novo Mais Educação" e o início de convênios com faculdades para estender a jornada escolar, o Ministério da Educação afirmou que irá manter o fomento ao tempo integral no ensino médio.
Folha de São PauloNo Ministério da Educação (MEC), sob a liderança de Abraham Weintraub, a frase da vez é "evidências científicas". A gestão atual tem prometido basear suas políticas e programas em resultados já consolidados pela ciência. E nada além disso.
Há muito tempo, o Brasil optou por não dar ouvidos ao que diz a ciência cognitiva e análises já consagradas em outros lugares ao redor do mundo. Mas a tradição de "copiar tendências não positivas" promete ter um fim, afirma Renan Sargiani, coordenador geral de Neurociência Cognitiva e Linguística da pasta de Alfabetização do MEC.
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou na quarta-feira (14) proposta que obriga escolas de todo o País a oferecerem oportunamente material didático e equipamentos indispensáveis ao acesso, participação e aprendizagem de pessoas com deficiência. Segundo o texto, esses recursos deverão atender a diferentes características dos alunos com deficiência.
CâmaraEscolas podem ser impedidas de cobrar alunos por informações e documentos.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou nesta quinta-feira (15) projeto de lei que garante acesso gratuito do estudante a todas as informações produzidas sobre ele pela instituição de ensino (PL 10156/18).
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto que inclui entre as obrigações dos estados, Distrito Federal e municípios a disponibilização de quadras esportivas cobertas e em condições de segurança e funcionamento nas escolas públicas. A quadra deverá ter acessibilidade e equipamentos adaptados para o uso de pessoas com deficiência.
CâmaraOs partidos do Centrão e a chamada "ala ideológica" do Ministério da Educação (MEC) disputam a indicação de nomes para a diretoria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão cobiçado pelo orçamento superior a R$ 50 bilhões e que trata desde a compra de livros escolares ao Financiamento Estudantil (Fies). As siglas esperam conseguir ao menos quatro das seis diretorias do órgão.
TerraUma pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto YouGov mostra o posicionamento de pais e de professores em relação ao uso de tecnologias na sala de aula. Se por um lado 95% dos educadores entendem que a tecnologia prepara os alunos para o futuro, 47% dos familiares entrevistados avaliam que os recursos digitais são atualmente usados da melhor maneira para beneficiar a aprendizagem dos alunos.
PorvirO secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima, promete às universidades flexibilidade no formato de contratação de organizações sociais e extensão de atividades com o Future-se.
Folha de São PauloLevantamento feito pela GloboNews, em parceria com a TV Globo, aponta que, somente entre 2018 e 2019, foram identificadas possíveis irregularidades na utilização de R$ 50,8 milhões oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
G1