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Com esse direito a criança pode construir conhecimentos sobre o mundo, as pessoas a sua volta, as relações e sobre si mesma
Os seis direitos de aprendizagem presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Eles representam um avanço nas políticas públicas pensadas para a Educação Infantil e, para aplicá-los no dia a dia, é necessário que o professor conheça a fundo cada um deles para garantir às crianças experiências que contemplem os aspectos considerados fundamentais durante esse processo.
A ideia de transformar a hora da chegada em algo especial partiu da estudante de pedagogia Camila Magalhães. Aos 19 anos, a futura pedagoga auxilia a professora titular Luciana Maria Saura na responsabilidade com a turma.
Além da recepção na porta da sala de aula, outra atitude de Camila que faz a diferença no dia a dia é demonstrar para as crianças a importância que elas têm.
Iniciativas de empreendedorismo e sustentabilidade, programação a serviço da saúde e tecnologias para a inclusão. Essas são algumas das propostas selecionadas para a semifinal do prêmio “Respostas para o Amanhã”, que reconhece projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica feitos por estudantes do ensino médio público, com a orientação de seus professores.
PorvirUm dia depois da queda do secretário de Educação Rafael Parente, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que vai acelerar o processo de gestão compartilhada das escolas. Está nos planos do GDF o lançamento de escolas 100% militares para o ano que vem. O emedebista afirmou também que estuda unir as secretarias de Educação e Trabalho.
Correio BrazilienseEm nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), profissionais da Educação denunciam não terem recebido o pagamento de salário referente ao corte de maio e junho por parte do Governo.
O Executivo havia anunciado que que a devolução dos dois primeiros meses seria feita nesta terça-feira (20), o que não aconteceu para muitos servidores.
O deputado estadual Bruno Souza (sem partido) pretende estimular a criação de uma legislação nacional sobre Educação Familiar. A ideia ganhou força e aliados durante a audiência pública sobre o assunto, na semana passada, onde o deputado propôs a criação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc).
Diário do IguaçuSegundo levantamento do Google, entretanto, 82% dos professores estão preocupados com equidade de acesso quando se trata de tecnologia nas escolas
A pesquisa usou formulários on-line para entrevistar 300 professores e 500 pais de alunos e concluiu que a grande maioria dos professores entrevistados (95%) acreditam que levar a tecnologia para a sala de aula pode ajudar a preparar estudantes para o futuro, além de tornar o aprendizado mais atrativo. Já para os pais, 91% deles acreditam que a tecnologia em sala de aula pode tornar o aprendizado mais envolvente.
Ao final de 2020 expira-se a lei que criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – um dos principais mecanismos de financiamento da educação. Como é um fundo provisório, se não for prorrogada a lei, ele será extinto. O Fundeb não cria recursos novos. Ele apenas redistribuiu o que já deve ser gasto. Mas, ao fazê-lo, afeta o orçamento de estados e municípios e, consequentemente, o financiamento das escolas e o salário dos professores. Daí a intensa mobilização de grupos que defendem os vários interesses envolvidos.
VejaO raciocínio de Iserbyt é muito semelhante ao de um outro livro inquietante sobre o mesmo assunto – o francês Maquiavel Pedagogo (Vide Editorial), escrito por Pascal Benardin. Não é por acaso que ela também o cita no decorrer da sua narrativa. Ambos fazem uma leitura minuciosa de documentos, sejam do Departamento de Educação americano, sejam da UNESCO ou da ONU, e chegam à mesma conclusão: há, de fato, um plano para nos tornar cada vez mais burros e, assim, destruir por dentro a soberania de cada nação que não se render diante da sutil coerção dos organismos supranacionais.
Gazeta do PovoEste artigo, fruto do encontro de pesquisas e pesquisadoras das infâncias e dos cotidianos escolares, é um convite a refletirmos sobre alguns conceitos que, mesmo não sendo novos, apresentam certa urgência em serem revisitados: os conceitos relacionados à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil, à formação docente e ao ensino dos anos iniciais de escolaridade e de alfabetização que se confrontam em nossas escolas na contemporaneidade.
Desafios da EducaçãoUma das grandes apostas do governo Jair Bolsonaro na área da Educação, o Future-se deve atrair inicialmente um quarto das 68 universidades federais do País. A projeção foi feita ao jornal O Estado de S. Paulo pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.
UolBaixo valor das bolsas - R$ 3.330 - é apontado como uma das causas. Medicina da família e da comunidade é a área com mais vagas ociosas
Debatedores denunciaram o grande número de vagas ociosas em residência médica no Brasil, em debate na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (20). Residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, visando à especialização.
Tecnologias sociais, educação e sustentabilidade são o mote da parceria internacional a ser firmada entre as universidades federais do Nordeste e a Universidade Soka, de Tóquio, Japão. O acordo será firmado no próximo dia 24 de agosto
Diário de PernambucoA Comissão de Educação (CE) promoveu, na tarde desta terça-feira (20), mais uma audiência pública para debater a renovação e o financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), cuja vigência expira em 2020. Pela manhã, a comissão realizou uma primeira audiência para debater o mesmo tema.
SenadoA Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (20) a realização de um ciclo de debates sobre o programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC). Segundo o portal do MEC na internet, o Future-se busca o fortalecimento da autonomia de gestão, financeira e administrativa das universidades e institutos federais (IFs). Estas ações serão desenvolvidas através de parcerias com as organizações sociais (mais conhecidas como OS).
SenadoA fim de discutir o trabalho da imprensa na cobertura das políticas de educação do governo Bolsonaro, o 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação trouxe em seu segundo e último dia a mesa "Governo x jornalismo: a cobertura do MEC". Realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Colégio Rio Branco, em São Paulo, o evento é organizado pela Associação dos Jornalistas de Educação (Jeduca), que é presidida por Antônio Gois,
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