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Aprender é um ato automático do ser humano. Dessa forma, o desenvolvimento do conhecimento depende desse processo de descoberta para a retenção da informação. E, na sala de aula, o aprendizado é exercitado por meio das diversas metodologias pedagógicas e estratégias aplicadas pelos professores. Esses, que durante a convivência com os alunos se deparam com situações como dificuldade para aprender, desmotivação e até falta de atenção durante aula. Mas o que muitos não sabem é que a neurociência aliada à educação pode explicar e ajudar a encontrar uma solução para um aprendizado mais eficaz.
Diário do NordesteNão podemos ignorar que nossos alunos nasceram digitais, estão acostumados a uma série de informações simultâneas e nessa era, a cada dia, eles têm contato com aplicativos digitais de diversos tipos. Muitas vezes eles acessam narrativas improprias e não conseguem entender o que existe por detrás delas.
É necessário que, na escola, os jovens possam desmistificar a produção de conteúdos tecnológicos e receber o incentivo da inclusão digital para que deixem de ser consumidores e se transformem em produtores de tecnologia.
Imagine como seria se um makerspace itinerante pudesse visitar escolas públicas para espalhar a aprendizagem criativa. Essa é a proposta de um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Enriquecimento para Estudantes com Características de Altas Habilidades/Superdotação (NEECAHS), em São Luís (MA). Com a participação de professores e estudantes do ensino fundamental, a ideia é incentivar outros educadores e adolescentes a criarem soluções inovadoras para problemas reais.
PorvirA iniciativa faz parte do projeto Células Motivadoras, criado por duas estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri, no sertão do Ceará.
Os 19 alunos que participam do projeto se dividem em três grupos, cada um responsável por uma das três séries do colégio. Eles fazem rodas de conversa sobre os problemas que enfrentam para conseguir estudar e palestras para reforçar a importância da escola no futuro.
Os livros, para além daqueles didáticos, estão todos os dias nas atividades da escola. Boa parte dos alunos, em especial nos primeiros anos, está constantemente com uma obra a tiracolo. Nos Anos Iniciais, inclusive, é regra: um período por semana é dedicado a uma visita à biblioteca, onde cada um escolhe algo para ler durante os 50 minutos de aula – que acabam se estendendo para leituras no recreio, no caminho para casa, nos fins de semana...
Zero HoraCerca de 30 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal protestaram contra o modelo de Gestão Compartilhada junto a Secretaria de Segurança Pública, no Eixo Monumental, nesta quinta-feira (29/8). Com faixas escritas "Militarização não" e palavras de ordem, o grupo fechou a via por alguns minutos, deixando o trânsito um pouco intenso.
Correio BrazilienseNormalmente, quando falamos sobre bullying na escola, discutimos formas de diminuir esse tipo de violência entre os alunos. Entretanto, o bullying também pode ocorrer contra os professores e abordagens para lidar com esse problema são menos frequentes.
Nova EscolaEm audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, debatedores denunciaram preconceito contra alunos LGBTI+ nas escolas, o que em muitos casos levaria até à evasão escolar. Para eles, a proposta de militarização das escolas do atual governo pode piorar o quadro de exclusão. O debate aconteceu nesta quinta-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
CâmaraA falta de tradutores e intérpretes de Libras em salas de aula das instituições de ensino federais, como prevê a legislação brasileira (Lei 10.436/02 e Decreto 5.626/05), foi criticada em audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (27).
Representante do MEC na audiência, Webster Cassiano reconheceu a carência de intérpretes de Libras nas universidades e institutos federais, mas lembrou que, para ampliar esse acesso, é preciso garantir um orçamento maior à área, o que depende de autorização do Ministério da Economia.
Alunos das escolas municipais de Curitiba com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) passarão a ser acompanhados em um espaço exclusivo a partir de setembro. A iniciativa coloca a capital na dianteira como a primeira cidade do país a oferecer um centro especializado de educação no atendimento a crianças com TEA. O número de estudantes autistas matriculados mais do que dobrou nos últimos três anos - passou de 506 em 2016 para 1.105 em 2019.
MSNA Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 451/19, que obriga o Estado a adotar medidas de acolhimento às adolescentes grávidas, no pós-parto (puerpério) ou que amamentam nas escolas públicas, adaptando instalações ou facultando a utilização de programas de ensino a distância.
CâmaraSegundo os dados, 84% dos entrevistados entendem que a educação continuada é um caminho para avançar profissionalmente
De acordo com a pesquisa, 84% dos entrevistados que estão empregados entendem que a educação continuada é um caminho para avançar profissionalmente. E 81% dos brasileiros são considerados “aprendizes ativos” – estão matriculados em cursos ou programas educacionais. Esse número é superior ao de países como Canadá e Estados Unidos.
Quando uma tendência começa a ganhar escala a nível global é porque se tornou relevante. Um exemplo disso é a aprendizagem online na Educação Básica. Nos últimos anos essa modalidade de ensino evoluiu de experimento para movimento em diversos países, tais como Estados Unidos, Inglaterra, China, Canadá, Israel e França, entre vários outros, onde atualmente centenas de milhares de alunos dos ciclos fundamental e médio frequentam as chamadas escolas virtuais, apenas online, ou escolas híbridas, que mesclam aulas presenciais e remotas.
O Estado de São PauloA Base Nacional Comum Curricular trouxe o cuidado com a natureza e nosso entorno como elemento obrigatório de currículos de escolas de todo o país, o que é naturalmente uma dificuldade, uma vez que as mesmas pessoas encarregadas de elaborar esses documentos também aprenderam de forma muito superficial e restrita o que significa esse cuidado.
No entanto, esse ponto é urgente. Não dá mais para esperar. Há semanas, a Amazônia está em chamas (mais forte e de maneira descaradamente mais imprudente do que em outros anos nessa mesma época) e nós, brasileiros com alguma consciência coletiva, olhamos aterrorizados.
O projeto FUTURE-SE apresentado recentemente pelo Ministério da Educação, apesar de vago em muitos pontos essenciais, mas lido com um olhar mais positivo, tem como objetivo desburocratizar, ampliar a autonomia e redefinir objetivos para as universidades federais a ele subordinadas.
No entanto, o que se vem observando há várias décadas no Brasil, é um engessamento do modelo em grande parte estimulado pelo artigo 207 da Constituição de 1988 que trata da autonomia universitária.
Neste momento de minguados recursos públicos para manter o funcionamento de serviços essenciais para a sociedade brasileira, surge a pergunta: por que os doadores privados não doam para organizações públicas? Existem várias razões. A primeira, e talvez a mais importante, é a dificuldade do Estado brasileiro, por meio de Executivo e Legislativo, em entender o que representa a filantropia ou o investimento social privado para o desenvolvimento sustentável.
O Estado de São PauloOs reitores das três universidades estaduais paulistas encorajam projetos de pesquisa em colaboração com universidades de outros países e em parceria com a indústria e com empresas privadas. Para os dirigentes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), o principal objetivo da internacionalização é a consolidação do ambiente internacional acadêmico, melhorando diversidade e qualidade na pesquisa.
FapespUm programa inédito da Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai incentivar doações até por cartão de crédito. Por meio de uma plataforma na internet que entra no ar nesta quinta-feira, o interessado já assina digitalmente um contrato e faz o pagamento da maneira que escolher. A Unesp passou recentemente por sua pior crise financeira, com décimo terceiro atrasado e todo seu orçamento comprometido com salários.
O Estado de São PauloO reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Balthazar, apresentou à comunidade acadêmica na tarde desta quinta-feira (29) medidas estudadas pela instituição para conter ainda mais gastos. O objetivo é acomodar os bloqueios de verba anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) em abril.
G1Estudantes do turno da noite da UFBA (Universidade Federal da Bahia), em Salvador, ficaram sem aulas após cerca de 380 vigilantes que prestam segurança à instituição entrarem em greve. O movimento, decretado em assembleia na manhã da última terça-feira (27), reivindica o pagamento de uma dívida de R$ 15 milhões que a universidade acumula com o Grupo MAP, responsável pela terceirização do serviço. A empresa diz que o valor é referente a 12 meses de atraso.
UolO maior evento de educação e tecnologia da América Latina começa na próxima semana. O Let’s Go Festival, que será realizado nos dias 03 e 04 de setembro, traz para o Paraná importantes keynotes e pesquisadores do cenário internacional e nacional. As atividades serão desenvolvidas no Campus das Indústrias da Fiep, em Curitiba.
Ric MaisDocumento alerta ministério da Economia sobre consequências de insuficiência de recursos em 2020. 'Com a redução de bolsistas de mestrado e doutorado, há paralização (sic) de pesquisas e risco de evasão de pesquisadores para atuação no exterior'
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