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Na contagem regressiva para Enem (Exame Nacional do Ensino Médico), que neste ano acontece nos dias 3 e 10 de novembro, muitos estudantes começam a buscar estratégias para revisar os conteúdos. Se por um lado a internet está repleta de textos e videoaulas, por outro, ela traz à tona uma nova questão: como começar e quais são as melhores fontes? Agora imagine se fosse possível receber pelo WhatsApp os principais tópicos que são cobrados no exame. Essa é a proposta da ferramenta gratuita Aprendizap, que oferece uma trilha de estudos personalizada pelo aplicativo.
PorvirAs crianças da geração passada eram “mandadas para o inglês” por pais conscientes do diferencial que um idioma estrangeiro poderia representar no futuro de seus filhos. Hoje, apesar de ainda fundamental, o inglês não é mais o “pulo do gato” – transformou-se em uma ferramenta básica. O tal diferencial tem sido procurado em outra língua, mais especificamente no idioma da tecnologia. Cursos de robótica e programação para crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) vêm se espalhando pelo País.
MSNUma viagem ao mundo lúdico e criativo para aprender Matemática, Física, Biologia e Língua Portuguesa. Essa é a história do projeto Ludo Aprendiz, realizado em uma escola pública, em Minas Gerais, que usa tabuleiros para deixar as aulas mais atrativas e estimular as discussões com mais leveza.
MECAlunos participam de oficinas de rimas, de dança e de grafite em escolas municipais de Diadema. Experiência será debatida em seminário
A escola participa de um programa Cidade da Escola, um programa da prefeitura que abre espaço para a cultura Hip Hop em sala de aula. Ao menos 1500 crianças são atendidas pela turma do Instituto Matéria Rima, um grupo que surgiu para transformar o conteúdo formal em algo mais próximo da realidade das crianças e de forma mais divertida.
Ação foi desenvolvida em colégios de SP; aprendi a delegar e monitorar, afirma diretora
O Programa de Desenvolvimento de Diretores e Coordenadores Educacionais mirou os profissionais em postos de liderança nas unidades. Além de diretor e vice, também eram público-alvo os coordenadores das escolas.
A transição da 5ª para a 6ª série, quando as crianças costumam ter a partir de 11 anos, é considerada uma fase delicada: é a partir daí que conquistas recentes da educação pública brasileira começam a se perder, e índices educacionais do país sofrem uma piora considerável.
MSNEla repudia a maneira como a educação, sua bandeira principal, é tratada pelo governo Bolsonaro, e faz críticas ao MEC e, especialmente, ao ministro Abraham Weintraub. "O governo tem uma postura bizarra”, diz, em entrevista na redação do Correio. Acompanhada de uma assessora que trabalhou durante a campanha no escritório de São Paulo, a parlamentar fez um balanço dos nove primeiros meses de Congresso e detalha a vida na capital federal.
Correio BrazilienseEnquanto o governo de Jair Bolsonaro sofre com protestos de movimentos estudantis por causa da penúria nas universidades federais — em sigilo, o MEC quer fatiar a estrutura dos campi com grandes empresas do setor imobiliário –, João Doria aumentou em 1 bilhão de reais a fatia destinada pelo governo de São Paulo à educação.
É mais uma linha de comparação na estratégia presidencial do tucano para mostrar aos eleitores de Bolsonaro que ele é melhor gestor que o presidente.
Projeto, uma das prioridades do presidente da República, prevê a cessão de militares reformados para monitorar alunos e apoiar as ações administrativas
O Estado de São Paulo decidiu aderir ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (MEC). De acordo com o governador João Doria (PSDB), a decisão ocorreu após esclarecimentos prestados na quinta-feira 3 pelo ministério ao governo paulista.
Com a presença do secretário do Tribunal de Contas da União (TCU), Luís Xavier Passos, o governador Wellington Dias (PT) lançou nesta quinta-feira (3) o plano de gastos relacionado ao recurso extra que será recebido pelo governo no valor de R$ 1,6 bilhão.
O recurso é referente a venda dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Vivemos uma transformação radical no jeito como aprendemos, ensinamos e nos relacionamos. O processo de reinvenção da educação é acompanhado por duras críticas à escola, como se a instituição e seus atores fossem os responsáveis pela morte da criatividade dos alunos em desenvolvimento, por exemplo.
Esse discurso ganhou força, especialmente depois de falas como as de Ken Robinson, uma das personalidades mais assistidas na série de palestras do TED. Felizmente, essa crítica não se sustenta diante das recentes descobertas da neurociência.
Os salários dos professores universitários foram tratados diretamente por Weintraub em evento realizado há duas semanas em São Paulo. Para uma plateia de dirigentes de instituições privadas de ensino superior, ele afirmou que, para recompor o orçamento do Ministério da Educação (MEC), vai “atrás das zebras gordas, que é o professor de uma federal, com dedicação exclusiva, que dá oito horas de aulas por semana e ganha de R$ 15 mil a R$ 20 mil por mês”.
Procurado, o MEC não se manifestou sobre o tema e não respondeu quantos profissionais estão nesse patamar — pediu para que o Globo procurasse cada universidade.
Há um grande número de evidências que apontam que a desigualdade social afeta negativamente o desenvolvimento das crianças. O que acontecer na primeira infância pode ter consequências para o resto da vida. Frente a isso, especialistas buscam soluções para minimizar esse descompasso e a implantação de políticas públicas intersetoriais é uma solução que tem ganhado adeptos no mundo todo.
iGEm entrevista à Folha, a relatora do texto na Câmara, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), admite mudanças no texto, mas diz que o governo precisa vir de fato para as negociações. Ela critica a falta de empenho do executivo no tema e a divulgação de números que superestimam o impacto.
Folha de São PauloA adoção de um sistema de cobrança sobre os estudantes que se formam nas faculdades federais similar ao modelo australiano - em que o graduado paga o curso ao longo da vida, ao atingir patamares mais altos de renda - poderia render ao menos R$ 3,4 bilhões ao ano para as universidades, segundo simulações realizadas pelo economista Paulo Meyer Nascimento, pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
MSNLevantamento com as 196 instituições brasileiras foi publicado nesta segunda (7)
A edição de 2019, publicada nesta segunda-feira (7), tem USP e Unicamp desbancando outras federais e dividindo o topo do ranking pela primeira vez. Além disso, traz um novo indicador na avaliação do curso de Direito: o número de aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
O G1 lança neste sábado (5) uma ferramenta exclusiva que reúne informações sobre todas as escolas do país. São dados referentes às mais de 180 mil unidades de ensino em território nacional.
G1Durante a divulgação dos resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2018, nesta 6ª feira (4.out.2019), o ministro Abraham Weintraub (Educação) falou que o Ministério da Educação estuda punir alunos com notas ruins no exame.
MSNSomente 3% dos cursos de ensino superior de instituições particulares avaliados no último Enade tiveram conceito máximo. Esse índice é de 29% entre cursos de universidades federais.
O Enade é uma avaliação federal realizada pelos concluintes de ensino superior. Os resultados da última edição, aplicada em 2018, foram divulgadas pelo MEC (Ministério da Educação) nesta sexta-feira (4).
Mais 679 bolsas de pós-graduação — mestrado, doutorado e pós-doutorado — serão liberadas. Os auxílios estão vinculados a programas com nota 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com a novidade, sobe para 3.861 o número de bolsas ofertadas em 23 dias.
MECO Brasil tem a maior representação de alunos. “Os brasileiros participavam do curso e depois convenciam os amigos”, afirma. “Chegou ao ponto de precisarmos limitar o número de brasileiros por classe. Eles gostavam do conteúdo, mas sentiam que estavam no Brasil e que o curso deveria ser algo mais multicultural.”
A partir de 2020, isso não será mais uma preocupação. A Singularity está chegando ao Brasil. Mais especificamente a São Paulo, com expectativas de ter a primeira turma no início do próximo ano. Em parceria com a HSM, do grupo Ânima Educação, ela finaliza a escolha de um local para o campus. “Se não chegarmos a 16 mil alunos brasileiros, sentirei que fracassei no meu plano de trazer o programa ao País”, afirma Kriese.
As longas horas do empresário cearense Ari de Sá Cavalcante Neto, presidente da Arco Educação, atrás de investidores nos Estados Unidos interessados em comprar ações de sua empresa parece que enfim geraram bons frutos.
Depois de muito tempo tentando convencer investidores, o brasileiro conseguiu colocar a empresa na lista de unicórnios do Brasil e criou um império educacional que hoje vale US$ 2,57 bilhões, ou seja, R$ 10,96 bilhões, com informações atualizadas do fechamento da última sexta-feira (4). E não é só isso. O sucesso do negócio fez também com que a família ficasse bilionária. As informações são da Bloomberg.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), há mais de 300 edtechs espalhadas em 25 dos 26 estados brasileiros — só Tocantins não tem uma startup de educação para chamar de sua. Mas qual o motivo dessa explosão de edtechs pelo Brasil? Há uma vocação no País para a tecnologia de educação?
YahooO Tribunal de Justiça de São Paulo extinguiu uma ação que questionava a prática do governo paulista, comandado por João Doria (PSDB), de empregar recursos destinados à educação para pagamento de servidores aposentados.
Folha de São PauloEntre todas as coisas que o Brasil poderia importar dos Estados Unidos, há o risco da repetição de tragédias de tiroteios em escolas. O País entrou definitivamente neste radar após o massacre de Suzano na escola Raul Brasil, em março de 2019, que vitimou dez pessoas e deixou outras onze feridas. O ex-xerife Kevin Beary, de 62 anos, que chefiou o gabinete do condado de Orange, um dos maiores do sudeste dos EUA, esteve no Brasil para palestrar a respeito de segurança nas escolas. Para ele, o risco de tiroteios em espaços públicos existe em qualquer país, e para preveni-los algumas medidas drásticas podem ser necessárias, sendo uma delas permitir que professores portem armas dentro das salas de aula.
IstoÉ