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(09/jan/2020) As transformações proporcionadas pela tecnologia impactam todos os setores da economia. São evoluções que influenciam e conduzem os mercados a um novo momento. No setor educacional, a situação é semelhante. Escolas vivenciam um cenário de múltiplas oportunidades e ferramentas que possibilitam preparar os alunos para contexto atual e para as necessidades e interesses da indústria 4.0.
A origem do termo “Educação 4.0” está na preparação do aluno para a indústria dessa Era. Mas o conceito é mais abrangente, principalmente por se tratar de preparar o aluno para o mundo em evolução.
(21/dez/2019) A tecnologia tem transformado todas as dimensões de nossas vidas. Não poderia ser diferente na educação, principalmente considerando que as crianças e adolescentes da chamada geração Z – os nascidos entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010 – são os principais usuários de tecnologias e da internet. Mas, para além de serem recebedoras de novos dispositivos e da conexão, as crianças precisam ser guiadas a promover seu próprio futuro. Esse, sim, é um presente de valor inestimável – e não apenas para esse Natal.
Uol(14/dez/2019) Há pouco tempo, a lousa, o giz e os livros eram as únicas ferramentas para ensinar e aprender em sala de aula, mas hoje em dia, graças à tecnologia, os métodos de aprendizado se transformaram muito e as crianças acompanharam essa mudança. A junção de recursos auditivos e visuais que a tecnologia permite tornar atividades mais atrativas e podem ajudar no processo de aprendizado em todas as fases das crianças. Mas será que a tecnologia é totalmente bem-vinda nessa fase?
MSN(17/dez/2019) Sistema que cria vídeos falsos pode ser usado para animar personagens históricos na sala de aula ou aproximar a publicidade das pessoas.
Os deepfakes – vídeos falsos criados por meio de inteligência artificial e deep learning – estão cada vez mais realistas. A polêmica tecnologia tem sido alvo de discussão, uma vez que os vídeos criados artificialmente podem ajudar a espalhar notícias falsas ou colocar pessoas em situações constrangedoras. Mas também há usos positivos para estes vídeos, como por exemplo no mercado publicitário e de educação.
(26/dez/2019) Até pouco tempo, os jogos virtuais eram vistos como os grandes vilões para as crianças: imersas em um mundo que não era real, elas estariam gastando o tempo que deveria ser focado no aprendizado com uma atividade que pouco acrescentaria para o crescimento físico e intelectual. Essa afirmação poderia até fazer sentido quando os primeiros jogos foram lançados.
Atualmente, há uma enorme gama de opções que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças. Com isso, videogame e desenvolvimento infantil vão se tornando grandes aliados e pesquisas já comprovam os benefícios desse recurso no aprendizado.
(03/jan/2020) O Brasil conta com a terceira maior audiência de eSports do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Com isso, os esportes eletrônicos, que podem se tornar modalidade Olímpica em 2024, chamam cada vez mais atenção e passam a adentrar também no âmbito educacional. O resultado disso é o surgimento de novas “Edtechs” – startups que estabelecem um elo entre educação e tecnologia.
Mais Tecnologia(18/dez/2019) Sem dúvida, a metodologia maker merece nossa atenção pela oportunidade de trazer um aprendizado que permite vivencias e experimentação. Conhecida como "faça você mesmo", o movimento maker vem ganhando forças nas escolas e traz na sua filosofia além da importância do fazer com as mãos que vamos aprender uns com os outros.
Uol(13/dez/2019) “Os educadores precisam ajudar e capacitar as crianças a fazerem por si mesmas e a resolverem seus próprios problemas”, afirma Adele, que acredita que os pequenos são mais capazes de assumir responsabilidades do que a educação convencional acredita.
Saiba quais são as dicas de uma das cientistas mais influentes do mundo na área da educação infantil
(04/jan/2020) Já em seus primeiros anos, as crianças são naturalmente interessadas em explorar seu ambiente — desde examinar a grama do jardim até brincar com um cachorro — e em querer saber como as coisas funcionam, seu sabor e as sensações que elas provocam. Segundo especialistas, é só mais tarde que elas conseguem aprender a fazer algo (como se sentarem quietas à mesa do jantar) para obter um prêmio ou evitar um castigo.
Esses dois propulsores de comportamento são conhecidos como motivação intrínseca (movida pela curiosidade natural) e motivação extrínseca (movida pela recompensa). Mas qual delas é melhor para o aprendizado infantil — e como podemos estimular o prazer de aprender sem depender de recompensas?
(09/dez/2019) Dentro nosso mundo interno há um amplo campo para cultivarmos habilidades como presença, atenção, compaixão e bondade. E isto está 100% sob nosso controle
Para estarmos melhor preparados para lidar com as adversidades, existem práticas milenares como a meditação da bondade amorosa, cuja eficácia vem sendo demonstrada pela ciência.
(19/dez/2019) Os dados mostram que vivemos uma epidemia global de cyberbullying. Apesar de haver uma política nacional contra o bullying desde 2015, o problema permanece e afeta gravemente o processo de aprendizagem e a saúde mental de crianças e jovens.
Noções de educação midiática e uso seguro das redes devem constar de modo perene no currículo escolar, como demanda a própria Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Algumas sugestões mais práticas estão a seguir.
(16/dez/2019) Pesquisadora mostra como a adoção de modelos alternativos de avaliação com foco no contexto de aprendizagem não implicam no descarte de testes padronizados em disciplinas tradicionais
Porvir(19/dez/2019) Quando os restaurantes brasileiros na década de 80 passaram a oferecer comida no estilo self-service, foi uma tremenda inovação, pois diferentemente de escolher pratos à “la carte”, passamos a comer mais rápido com a variedade de comida pronta, depois de selecionar o alimento e quantidade desejada. Quase quarenta anos depois, o estilo “self-service” invade a educação, tornando-se um método de aprendizado eficiente, muito mais rápido do que propõe a educação tradicional e customizada conforme as necessidades do estudante!
EmTempo(28/dez/2019) A chamada educação financeira, cuja oferta hoje depende da estrutura de cada rede de ensino passa a ser direito de todos os brasileiros, previsto na chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC).“É uma grande oportunidade, uma grande conquista para a comunidade escolar do país”, diz a superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), Claudia Forte. “A educação financeira busca a modificação do comportamento das pessoas, desde pequeninas, quando ensina a escovar os dentes e fechar a torneira para poupar água e economizar. Isso é preceito de educação financeira”.
Hoje em Dia(08/jan/2020) Apesar do inglês ser uma das línguas mais faladas no mundo, o ensino público no Brasil não possui uma política bem definida para o ensino do idioma. Enquanto escolas bilíngues particulares se espalham pelo país, elas costumam ser caras e de difícil acesso. Foi por isto que o governo do estado do Maranhão decidiu inovar, implementando a primeira escola pública bilíngue do Brasil.
MSN(15/jan/2020) A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa lança neste mês de janeiro o “Guia de Recursos do Scratch para Educadores”, que apresenta um conjunto de orientações para que professores iniciantes ou experientes da educação infantil ao ensino médio trabalhem a linguagem de programação com seus alunos.
Porvir(09ez/2019) Ano novo, projetos novos e, por que não, novos conhecimentos. Para apoiar professores que desejam aproveitar o começo de 2020 para aprender algo novo, o Porvir fez uma seleção de cursos online com inscrições abertas. As formações tratam de temas como gamificação, inovação, tecnologias educacionais, projeto de vida, liderança e o papel do professor.
Porvir(01/jan/2020) Pensando que o início de um ano é sempre uma oportunidade de fazer diferente, de repensar novos caminhos, que tal inovar em sala de aula, reunimos algumas indicações de livros para você professor se inspirar, ousar e inovar na educação.
Uol(20/dez/2019) Crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a informações. Para se ter uma ideia, a cada minuto 4,5 milhões de vídeos são assistidos no Youtube e 55 milhões de fotos são publicadas no Instagram, de acordo com o portal alemão de estatísticas, o Statista.
Diante desse bombardeio, o Instituto Palavra Aberta criou o Educamídia, um projeto que tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes a terem uma leitura crítica da informação.
(17/jan/2020) Com vídeos e um urso de pelúcia quase do tamanho do ministro Abraham Weintraub (Educação), o governo Bolsonaro deu início a uma campanha para estimular pais a lerem para seus filhos.
A estratégia adotada, porém, com uma propaganda que retrata uma casa de classe média alta e recomendações como “ouça audiobooks no carro”, deixa dúvidas sobre o potencial da política de alcançar famílias mais pobres.
(21/dez/2019) O que antes era visto como “alternativo” na educação agora virou moda e criou espaço para um nicho no mercado das escolas: o do “pacote inovação”.
Um produto assim foi desenvolvido pela Lumiar, inaugurada em 2003, em São Paulo, com a proposta de ensinar conteúdos através de projetos, ter turmas com diferentes idades, colocar o interesse dos alunos no centro do aprendizado e avaliá-los com relatórios —as provas tradicionais, quando ministradas, têm pouco peso na avaliação.
(17/dez/2019) A empresa de tecnologia Oracle anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento do programa ONE – Oracle Next Education, que oferece cursos de tecnologia e empreendedorismo para jovens que cursaram a educação básica em ensino público e vivem nas periferias das cidades brasileiras. Realizado em parceria com Alura, Bayer, CIEE, Cogna, EasyInvest e Gerdau, a iniciativa pretende ainda aproximar os formados às oportunidades de trabalho.
Porvir(09/dez/2019) Uma solução nascida em Santa Catarina foi selecionada para concorrer a um prêmio internacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) com o propósito de reconhecer iniciativas inovadoras de desenvolvimento do ensino e aprendizado na era digital. A plataforma desenvolvida pela Betha Sistemas chamou a atenção da comissão avaliadora dos projetos brasileiros por utilizar a inteligência artificial (IA) para prever evasão e reprovação escolar.
Terra(09/jan/2020) O Banco Central vai permitir um "programa de milhagem” dos bancos para os clientes de bancos que comprovarem maior conhecimento sobre educação financeira.
A educação financeira é uma forma de auxiliar os consumidores na gestão dos seus rendimentos, decisões de poupança e investimento, consumo consciente e também na prevenção de situações de fraude.
(07/jan/2020) O Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável pela normatização de políticas importantes para a área, passará por uma renovação significativa neste ano. Dos 24 conselheiros do órgão, 12 terão o mandato vencido, e seus substitutos serão escolhidos pelo governo. A mudança na composição do CNE acendeu o alerta entre atores da área, de especialistas a membros do Legislativo, que temem uma guinada conservadora no órgão.
O Globo(14/jan/2020) O presidente Jair Bolsonaro assinou no fim de 2019 um decreto que reestrutura o MEC (Ministério da Educação). Em ao menos 25 trechos do decreto, o governo prevê a possibilidade de articulação do MEC com entidades privadas. Políticas públicas e programas de educação de ao menos três secretarias e seis diretorias internas do ministério poderiam ser executados em parcerias com fundações ou instituições privadas, segundo o decreto.
Nexo(25/dez/2019) O gasto com educação no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro reforçou uma tendência de retração iniciada com a crise econômica brasileira: desde 2015 há queda do valor executado em relação ao ano anterior, mas a de 2019 foi uma das mais fortes. Esse desempenho coincide com um ano de troca-troca de comando em vários escalões do Ministério da Educação (MEC), em um movimento que teve o objetivo principal de rever os projetos realizados em outras gestões.
Gazeta do Povo(17/jan/2020) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta sexta-feira (17) que os recursos resgatados pela Lava Jato e direcionados para sua pasta não foram usados porque não havia um projeto pronto para aplicação do dinheiro na educação infantil.
Folha de São Paulo(03/jan/2020) Desde o dinheiro que financia a maior parte da educação básica pública e mudanças na formação de professores, até o modelo de funcionamento das universidades federais e a própria permanência do ministro da Educação no cargo. Esses são alguns dos temas que devem dominar os debates educacionais do Brasil em 2020, depois de um ano turbulento em um dos ministérios mais importantes do país.
BBC(16/dez/2019) O que faz um estado saltar, em dez anos, de 16.º para o primeiro lugar no ranking dos melhores ensinos médios do Brasil? Esse foi o feito alcançado por Goiás entre 2007 e 2017. Nesse período, a nota do Ideb do ensino médio estadual goiano saltou de 2,8 para 4,3 – um aumento de 1,5 ponto, enquanto que a média do Brasil variou, neste mesmo período, apenas 0,3 ponto, de 3,2 para 3,5. Essa melhora expressiva garantiu uma mudança drástica na posição entre todas as unidades da federação. Outros estados também avançaram, mas nenhum alcançou a velocidade de evolução dos goianos. Qual o segredo do estado?
Gazeta do Povo(29/dez/2019) Primeiro ano do governo Bolsonaro na área educacional teve dois ministros, contingenciamento recorde, novas prioridades e programas que já estavam previstos, mas sofreram atrasos com a mudança de gestão.
O ano de 2019 na educação foi marcado pelos efeitos da troca de governo federal. Na nova gestão do Ministério da Educação, novas prioridades foram elencadas, mas algumas delas, incluindo alguns programas que já estavam em andamento nas gestões anteriores, acabaram apresentando atrasos nas metas e foram deixados para 2020.
(27/dez/2019) O Ministério da Educação pretende, em 2020, elaborar um projeto-piloto de implantação de ensino integral com turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 40 escolas. Segundo nota divulgada no site oficial do MEC nesta quinta-feira (26), o secretário de Educação Básica, Janio Macedo, afirmou que a proposta é trabalhar com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) "para desenvolver um programa que será lançado oficialmente em 2021".
G1(01/jan/2020) Imagine uma realidade diferente da que ocorre no Brasil: crianças pobres com a possibilidade de estudar na mesma escola que as ricas no sistema educacional privado e compartilhando de uma educação de qualidade. Essa ideia, que funciona em países como os Estados Unidos, é defendida por Marcos Ricardo dos Santos no livro “Vouchers na educação: o pobre e o rico na mesma escola”, da Editora Appris. Os vouchers funcionam como um "vale" em que os pais receberiam para colocar as crianças na escola privada que quiserem.
Gazeta do Povo(30/dez/2019) O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicou hoje, em rede social, um comentário a respeito de uma decisão do MPF (Ministério Público Federal) da Bahia que vetou escolas militares de interferência no corte de cabelo dos estudantes.
"Sugerimos que a Escola, qualquer pai, mãe, aluno, ou interessado da comunidade, manifeste irresignação (recorra) à 1ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF (sede da PGR/Brasília). Dessa forma a recomendação poderá ser cassada", escreveu o presidente no seu perfil do Twitter.
(22/dez/2019) Menos de 3% das entidades do terceiro setor no Brasil recebem dinheiro do governo federal, mas, mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro partiu para o confronto direto e repisou por diversas vezes o discurso de que "fecharia a torneira" de recursos para organizações não-governamentais. De fato, a União deixou de fazer novas parcerias, segundo o diretor da Associação Brasileira Organizações Não Governamentais (Abong), Mauri Cruz.
Época(14/dez/2019) O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) negou hoje a intenção de fazer uma reforma ministerial no começo do próximo ano. "Toda semana vocês [a imprensa] trocam um ministro meu", disse. "Não está previsto. Por enquanto não tem nada que me leve a trocar um ministro que seja", afirmou Bolsonaro.
Uol(16/dez/2019) Na última sexta (13), o contrato não foi renovado com a associação responsável por gerir a TV Escola desde 1995. Em nota, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que estuda a possibilidade das atividades do canal serem exercidas por outra instituição da administração pública.
G1(09/jan/2020) O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (9) a destinação de R$ 1 bilhão para melhorias na infraestrutura em escolas da rede estadual.
Do total, R$ 630 milhões já foram depositados nas associações de pais e mestres (APMs) de 5.004 escolas. O objetivo, segundo a secretaria da Educação, sob gestão de Rossieli Soares, é que os serviços sejam feitos de forma mais ágil, sem burocracia.
(27/dez/2019) A Secretaria de Educação divulgou nesta sexta-feira, 27, que vistoriou 20 creches particulares e verificou que 19 delas tem estrutura adequada para ofertar vagas infantis ao município. Juntas, somam mais 1.535 vagas para alunos de 0 a 3 anos.
O valor mensal por aluno pago pelo município é de R$ 1.287,79 e garante alimentação, uniforme, material escolar, higiene, limpeza, cama e banho. Como na rede pública, o atendimento se dá em turno integral, com 11 horas diárias, de segunda a sexta, das 7 às 18 horas.
(20/dez/2019) A formação dos professores no Brasil vai ficar mais longa e passar a ter maior foco na prática. As medidas estão previstas em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) homologada pelo Ministério da Educação (MEC).
EBC(28/dez/2019) A Prefeitura de São Paulo anunciou que pagará um bônus de até R$ 5 mil aos professores e servidores municipais da área de educação que apresentaram resultados satisfatórios em 2019. Segundo a Prefeitura, é o maior Prêmio por Desempenho Educacional (PDE) da história da cidade.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Educação investirá R$ 385 milhões para o pagamento do bônus.
(26/dez/2019) Total de negros na universidade cresceu de 17% a 25% em cinco anos; cotistas trazem à pauta vivência de periferia e racismo
Desde o ano passado, a Universidade de São Paulo tem recebido cada vez mais alunos como Italo, negro e de família de baixa renda. Gente para quem a gratuidade da mais prestigiada instituição de ensino superior do país não é um fato conhecido desde muito cedo na trajetória escolar.
31/dez/2019) Garantia de qualidade de vida a estudantes em vulnerabilidade social. Esse é o objetivo da parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) sob o guarda-chuva da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp) do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, mais de R$ 300 milhões foram destinados para levar água, melhorar a estrutura e a acessibilidade em escolas urbanas e rurais que participam da iniciativa.
Mec(16/dez/2019) A pergunta mais intrigante feita aos países desenvolvidos é: como conseguiram chegar a esse nível? E a resposta, que deveria ser óbvia, é através da educação, da valorização dos professores.
Folha Hoje(15/dez/2019) O sucesso polonês — cujas pontuações superam, inclusive, as médias da própria OCDE — chama a atenção por ocorrer em um país que, até poucas décadas atrás, era inexpressivo na educação. E que tem um passado recente de destruição e pobreza.
BBC(16/jan/2020) Os deputados federais nunca debateram tanto a educação brasileira quanto em 2019. Dados da Câmara explicam que a Comissão de Educação promoveu 436 horas de debates e votações no ano passado. O número é quase quatro vezes maior que o registrado em 2018 e, segundo os deputados, representa uma resposta do Legislativo aos posicionamentos do ministro Abraham Weintraub - reação que rendeu à Educação o título de comissão com mais horas de sessão na Câmara dos Deputados em 2019.
As declarações e atitudes polêmicas do ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, por sinal, são apontadas pelos deputados como uma das razões do aumento do debate sobre a educação na Câmara.
O governo Jair Bolsonaro estuda criar um programa para incentivar a abstinência sexual. Quer combater a gravidez na adolescência estimulando jovens a não fazerem sexo.
A possibilidade de sucesso da ideia, já preconizada por movimentos cristãos conservadores, é baixíssima. Mas o que importa é a mensagem passada aos apoiadores do governo.
(20/dez/2019) Com 2020 às portas, muitas escolas estão na corrida para realizar as adequações para o novo ensino médio, aprovadas na Lei nº 13.415/2017. Todas as instituições públicas e privadas do país têm até 2022 para entrar em conformidade com as regras.
Desafios da EducaçãoApontada como o tema central da educação de 2019, a renovação do Fundeb (fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica) ficou para o ano que vem. Sem consenso sobre o texto no Congresso, o atraso traz preocupação acerca da garantia de uma proposta com avanços e da própria continuidade do fundo.
Folha de São Paulo(31/dez/2019) O DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (31), publica três decretos do presidente Jair Bolsonaro. Os atos foram assinados na última segunda-feira (30) e dispõem sobre o programa de voluntariado do governo federal e uma reformulação na estrutura do MEC (Ministério da Educação) e da Fundação Joaquim Nabuco, fundação pública vinculada ao MEC.
R7(25/dez/2019) O governo Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que altera o formato de escolha de reitores de instituições federais de ensino. O texto reduz a autonomia das universidades ao eliminar possibilidade de consulta paritária à comunidade acadêmica.
Folha de São Paulo(18/jan/2020) O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu neste sábado (18) que o pagamento de salários de professores e pesquisadores de universidades estaduais deve seguir o teto remuneratório do serviço federal. A decisão garante que o valor máximo das remunerações deve ser de R$ 39,2 mil. Antes da decisão, os estados aplicavam um subteto, que reduzia os salários dos docentes locais.
iG(09/jan/2020) O ministro da Educação Abraham Weintraub disse nesta quinta-feira (9) que, apesar de reconhecer o problema da doutrinação em sala de aula, a escolha do governo é pela "pacificação" e pelo "ensino plural". "Há muito tempo existe uma demanda legítima na sociedade, refletida no [movimento] Escola Sem Partido, para que o ambiente escolar seja um ambiente plural onde não haja doutrinação", disse em entrevista coletiva. Mas a abordagem do governo, continuou, será de "pacificação", "em vez de proibir a doutrinação, queremos garantir o direito das crianças a um ensino plural".
Gazeta do Povo(/jan/2020) O Projeto de Lei 5352/19 considera ato discriminatório à pessoa com deficiência dificultar a matrícula em instituições públicas ou privadas de qualquer nível e modalidade de ensino. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
O projeto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(07/jan/2020) O Projeto de Lei 5509/19 inclui assuntos relativos à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher como conteúdo curricular de caráter transversal na educação básica.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
(04/jan/2020) Duas leis sancionadas nessa sexta-feira (3) pelo Governo de Minas Gerais devem alterar a rotina de estudantes da rede pública estadual mineira. A primeira torna obrigatória a inserção de disciplinas com o tema empreendedorismo na grade curricular do ensino médio. A outra inclui o projeto Turismo Pedagógico entre as atividades das instituições.
Hoje em Dia(09/jan/2020) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) é o responsável pelo desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), principal avaliação da educação básica no mundo. O país aparece entre as 20 piores colocações no ranking das três áreas analisadas pelo exame. A declaração foi feita durante a divulgação do balanço da gestão durante o ano de 2019, em café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira (9/1).
Correio Braziliense(17/jan/2020) Com uma política de promoção do embrutecimento e da grosseria, demonstrações de desprezo pelos livros didáticos e paranoia com a doutrinação esquerdista, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Abraham Weintraub afundam o futuro do ensino no Brasil
IstoÉ(03/dez/2019) Apesar do gasto por estudante de ensino fundamental e médio ter aumentado aproximadamente 15% nos países da OCDE na última década, o rendimento médio desses alunos na maioria dos Estados membros não teve praticamente nenhuma melhora. E não é somente um problema das nações pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: do total de 79 países que participaram do último relatório PISA (Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes), em 2018, somente sete melhoraram seus resultados de maneira “significativa” nas três áreas analisadas: leitura, matemática e ciências.
El País(23/dez/2019) As salas de aula do Brasil estão entre as mais indisciplinadas do mundo, mostram pesquisas. Automaticamente, os professores brasileiros são alguns dos que mais "perdem tempo" tentando manter a sala em ordem. E esse cenário tem uma relação direta com o desempenho dos alunos.
Gazeta do Povo(19/dez/2019) O Brasil é um dos países com maior desigualdade de aprendizagem entre os estudantes considerados ricos e pobres, segundo os critérios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mostram que, em todas as provas, o grupo de brasileiros entre os 33% dos alunos de todo o mundo com nível socieconômico (NSE) mais alto teve nota média mais de 100 pontos acima dos 33% de alunos com nível socioeconômico mais baixo.
G1(13/dez/2019) O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou os indicadores de fluxo escolar de estudantes da educação básica brasileira até a transição 2016/2017 (2016). Os números revelam melhoria nos indicadores que avaliam a permanência dos alunos no sistema educacional, em comparação com ao último dado publicado (2014).
A taxa de evasão no último segmento do ensino fundamental caiu de 5% para 4,3%, na transição dos anos 2016 e 2017. Para o mesmo período, no ensino médio passou de 11,1% para 9,1%. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a taxa de repetência passou de 7,4% em 2014 para 7,1% em 2016 e a evasão escolar caiu 0,1%, atingindo 1,5% em 2016.
(30/dez/2019) As matrículas no ensino médio em escolas públicas no Brasil caíram em 2019 e tiveram o pior desempenho entre todas as etapas do ensino básico em relação ao verificado no ano passado, de acordo o Censo Escolar. Foram 6.192.819 alunos matriculados no ensino médio. O número é 4,34% inferior ao registrado em 2018, com 6.462.124 estudantes inscritos nesta etapa.
G1(18/dez/2019) A violência dentro das escolas é uma das preocupações da população brasileira, esse é um dos aspectos analisados pela pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) apresentada nesta quarta-feira (18).
R7(22/dez/2019) Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (22) pelo jornal "Folha de S.Paulo" mostra que para 67% dos brasileiros o governo deve oferecer educação gratuita no ensino superior a todos os brasileiros. O levantamento mostra ainda que 70% dos entrevistados acreditam que a educação deve ser gratuita nas creches. No ensino fundamental e médio, 79% compartilham a opinião.
G1(13/dez/2019) A política educacional do governo de Jair Bolsonaro é mal avaliada por um cada três brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Todos Pela Educação realizada em parceria com o IDEIA Big Data. O estudo revela que 33% dos brasileiros consideram o desempenho do atual governo como ruim ou péssimo na área da educação e outros 25% dizem que o Ministério da Educação (MEC), que é conduzido por Abraham Weintraub, faz um trabalho pior que o das outras pastas do Executivo.
Congresso em Foco(07/jan/2020) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, assumiu nesta terça-feira (7) o "compromisso" de tirar o Brasil do que ele chamou de "fundo do poço" do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes ( Pisa ). Weintraub afirmou que não é possível garantir que o país será o melhor da América do Sul, mas prometeu uma melhora na próxima edição da prova, que será aplicada em 2022.
iG(17/jan/2020) A nota média das 3.709.809 pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 caiu nas quatro provas objetivas, em comparação com a edição anterior. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta sexta-feira (17).
G1(07/jan/2020) O ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse nesta terça-feira (7) ter a expectativa de que chegue a 100 mil o número de vagas destinadas ao projeto piloto do Enem Digital – plataforma por meio da qual o Exame Nacional do Ensino Médio será feito via internet. Inicialmente, a expectativa era de que o piloto do programa abrangesse 50 mil vagas.
R7(01/jan/2020) Os avanços da tecnologia alcançaram o setor da Educação e transformaram o cenário do ensino superior no país. Atualmente, os cursos de ensino a distância (EaD) representam 26% do total de alunos do país com previsão de crescimento do mercado para 51% até 2023. Especialistas apontam que a redução de vagas de programas como o FIES (Financiamento Estudantil do Governo Federal) faz a demanda por EAD crescer ainda mais, com a possibilidade de superar a oferta de cursos presenciais em alguns anos.
93 Notícias(26/dez/2019) Os dados do Censo da Educação Superior 2018 revelam mais de um milhão, sendo 1.098 milhão de estudantes matriculados em cursos tecnológicos. O número apurado para o censo de 2008 era de 539 mil. O crescimento foi de 103%. No último ano, a quantidade de estudantes frequentando cursos de grau tecnológico subiu 9,9%, entre 2017 e 2018. Os tecnológicos são cursos, em geral, mais curtos (2 a 3 anos), com disciplinas mais práticas e voltadas para o mercado de trabalho, e conferem ao formando grau de tecnólogo.
Inep(04/jan/2020) Mais vagas para estudantes, capacitação para professores e parceria com estados para implementação de ações de educação profissional e tecnológica. Esses serão os pilares da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) em 2020.
Acorda Cidade(28/dez/2019) Com expectativa de atingir no ano que vem o auge da inadimplência, programa vai oferecer menos financiamentos a partir de 2021; haverá exigência de nota mínima de 400 na Redação do Enem para firmar contratos
Com expectativa de ter em 2020 o recorde de inadimplência do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) mudou regras do programa para poder cobrar na Justiça cerca de 584 mil estudantes com prestações atrasadas há mais de um ano. Resolução publicada nesta sexta-feira, 27, no Diário Oficial da União libera a cobrança judicial desses contratos, firmados até o 2.º semestre de 2017, que somam rombo de R$12 bilhões. Hoje, a cobrança da dívida só é feita no âmbito administrativo.
(23/dez/2019) A Secretaria de Educação Superior (Sesu) é responsável por um dos lançamentos do Ministério da Educação (MEC) que mais repercutiram em 2019: o Future-se. Para o ano que se aproxima, a ideia é avançar no desenvolvimento do projeto, com a tramitação no Congresso Nacional.
MEC(29/dez/2019) Uma marca conhecida no mercado, com o planejamento e a logística prontos, e suporte total para manter o empreendimento. Estas são apenas algumas das vantagens de abrir uma franquia, um modelo de negócio que vem crescendo e que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), terá os segmentos de alimentação e educação como tendência em 2020.
A Tarde(09/dez/2019) É o que aponta o estudo EdTech Mining Report, realizado pela KPMG e pela Distrito Dataminer. O relatório mostra que, no Brasil, existem 434 startups nesse setor, sendo que São Paulo engloba quase a metade delas com 41,6% do total. De acordo com o levantamento, a distribuição geográfica de EdTechs é maior que em outros setores, como por exemplo, o das FinTechs (startups de finanças).
Surgiu(09/jan/2020) Em café da manhã com jornalistas na sede do Ministério da Educação (MEC), o chefe da pasta, Abraham Weintraub, apresentou as ações feitas em 2019 e projetou expectativas para 2020.
Correio Braziliense(03/jan/2020) Uma ex-diretora da Universidade Brasil, de Fernandópolis (SP), disse à Polícia Federal que alunos pagavam até R$ 80 mil por uma vaga na faculdade de Medicina, e R$ 100 mil quando se incluía o Fies (Financiamento Estudantil). A revelação foi feita por Juliana da Costa e Silva em delação da Operação Vagatomia. A Universidade Brasil entrou na mira da PF em setembro por venda de vagas no curso, irregularidades no exame de revalidação de diplomas e fraudes no Fies estimadas em até R$ 500 milhões. José Fernando Pinto da Costa, dono da universidade, e seu filho chegaram a ser presos na ocasião.
R7(03/jan/2020) O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, manteve a decisão judicial que exigiu a adequação das escolas de Chapecó (SC) às normas de acessibilidade para os alunos com deficiência. O pedido para suspender a decisão havia sido feito pelo município. A informação foi divulgada na quinta-feira (2) pelo STJ.
Gazeta do Povo(03/jan/2020) O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (3) que a partir de 2021 os livros didáticos distribuídos às escolas terão a bandeira do Brasil na capa, hino nacional e um estilo mais "suave", pois, para ele, há "muita coisa escrita" nas publicações atuais.
Terra(15/jan/2020) O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), órgão do MEC (Ministério da Educação), instituiu uma comissão para analisar a validade e o uso de 2,9 milhões de livros didáticos de uma reserva técnica para decidir quantos deles serão descartados.
Uol(23/dez/2019) O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), suspendeu a eficácia de dispositivo de lei do município de Blumenau (SC) que vedou a inclusão de expressões relacionadas à ideologia, identidade e orientação de gênero em qualquer documento complementar ao Plano Municipal de Educação e nas diretrizes curriculares.... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/noticias/2019/12/23/fachin-ve-violacao-a-liberdade-e-autoriza-ensino-sobre-genero-em-blumenau.htm?cmpid=copiaecola
Uol(21/dez/2019) Os objetivos do movimento "Childfree" se resumem na própria expressão em inglês, que é bastante clara: “livre de crianças”. O movimento Childfree é formado por pessoas que optaram por não ter filhos e, mais do que isso, não desejam ser importunadas por crianças em espaços públicos. Por isso, estimulam e aprovam iniciativas de estabelecimentos comerciais que restringem o acesso de crianças, ao menos em algumas áreas. A iniciativa vem ganhando adeptos rapidamente no Brasil – e a polêmica vem aumentando na mesma medida.
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