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(09/jan/2020) As transformações proporcionadas pela tecnologia impactam todos os setores da economia. São evoluções que influenciam e conduzem os mercados a um novo momento. No setor educacional, a situação é semelhante. Escolas vivenciam um cenário de múltiplas oportunidades e ferramentas que possibilitam preparar os alunos para contexto atual e para as necessidades e interesses da indústria 4.0.
A origem do termo “Educação 4.0” está na preparação do aluno para a indústria dessa Era. Mas o conceito é mais abrangente, principalmente por se tratar de preparar o aluno para o mundo em evolução.
(21/dez/2019) A tecnologia tem transformado todas as dimensões de nossas vidas. Não poderia ser diferente na educação, principalmente considerando que as crianças e adolescentes da chamada geração Z – os nascidos entre meados dos anos 1990 até o início do ano 2010 – são os principais usuários de tecnologias e da internet. Mas, para além de serem recebedoras de novos dispositivos e da conexão, as crianças precisam ser guiadas a promover seu próprio futuro. Esse, sim, é um presente de valor inestimável – e não apenas para esse Natal.
Uol(26/dez/2019) Até pouco tempo, os jogos virtuais eram vistos como os grandes vilões para as crianças: imersas em um mundo que não era real, elas estariam gastando o tempo que deveria ser focado no aprendizado com uma atividade que pouco acrescentaria para o crescimento físico e intelectual. Essa afirmação poderia até fazer sentido quando os primeiros jogos foram lançados.
Atualmente, há uma enorme gama de opções que trabalham desde o ensino de disciplinas do currículo escolar até a coordenação motora das crianças. Com isso, videogame e desenvolvimento infantil vão se tornando grandes aliados e pesquisas já comprovam os benefícios desse recurso no aprendizado.
(18/dez/2019) Sem dúvida, a metodologia maker merece nossa atenção pela oportunidade de trazer um aprendizado que permite vivencias e experimentação. Conhecida como "faça você mesmo", o movimento maker vem ganhando forças nas escolas e traz na sua filosofia além da importância do fazer com as mãos que vamos aprender uns com os outros.
Uol(04/jan/2020) Já em seus primeiros anos, as crianças são naturalmente interessadas em explorar seu ambiente — desde examinar a grama do jardim até brincar com um cachorro — e em querer saber como as coisas funcionam, seu sabor e as sensações que elas provocam. Segundo especialistas, é só mais tarde que elas conseguem aprender a fazer algo (como se sentarem quietas à mesa do jantar) para obter um prêmio ou evitar um castigo.
Esses dois propulsores de comportamento são conhecidos como motivação intrínseca (movida pela curiosidade natural) e motivação extrínseca (movida pela recompensa). Mas qual delas é melhor para o aprendizado infantil — e como podemos estimular o prazer de aprender sem depender de recompensas?
(09/dez/2019) Dentro nosso mundo interno há um amplo campo para cultivarmos habilidades como presença, atenção, compaixão e bondade. E isto está 100% sob nosso controle
Para estarmos melhor preparados para lidar com as adversidades, existem práticas milenares como a meditação da bondade amorosa, cuja eficácia vem sendo demonstrada pela ciência.
(19/dez/2019) Quando os restaurantes brasileiros na década de 80 passaram a oferecer comida no estilo self-service, foi uma tremenda inovação, pois diferentemente de escolher pratos à “la carte”, passamos a comer mais rápido com a variedade de comida pronta, depois de selecionar o alimento e quantidade desejada. Quase quarenta anos depois, o estilo “self-service” invade a educação, tornando-se um método de aprendizado eficiente, muito mais rápido do que propõe a educação tradicional e customizada conforme as necessidades do estudante!
EmTempo(20/dez/2019) Crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos a informações. Para se ter uma ideia, a cada minuto 4,5 milhões de vídeos são assistidos no Youtube e 55 milhões de fotos são publicadas no Instagram, de acordo com o portal alemão de estatísticas, o Statista.
Diante desse bombardeio, o Instituto Palavra Aberta criou o Educamídia, um projeto que tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes a terem uma leitura crítica da informação.
Com vídeos e um urso de pelúcia quase do tamanho do ministro Abraham Weintraub (Educação), o governo Bolsonaro deu início a uma campanha para estimular pais a lerem para seus filhos.
A estratégia adotada, porém, com uma propaganda que retrata uma casa de classe média alta e recomendações como “ouça audiobooks no carro”, deixa dúvidas sobre o potencial da política de alcançar famílias mais pobres.
(07/jan/2020) O Conselho Nacional de Educação (CNE), responsável pela normatização de políticas importantes para a área, passará por uma renovação significativa neste ano. Dos 24 conselheiros do órgão, 12 terão o mandato vencido, e seus substitutos serão escolhidos pelo governo. A mudança na composição do CNE acendeu o alerta entre atores da área, de especialistas a membros do Legislativo, que temem uma guinada conservadora no órgão.
O GloboO ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nesta sexta-feira (17) que os recursos resgatados pela Lava Jato e direcionados para sua pasta não foram usados porque não havia um projeto pronto para aplicação do dinheiro na educação infantil.
Folha de São Paulo(01/jan/2020) Imagine uma realidade diferente da que ocorre no Brasil: crianças pobres com a possibilidade de estudar na mesma escola que as ricas no sistema educacional privado e compartilhando de uma educação de qualidade. Essa ideia, que funciona em países como os Estados Unidos, é defendida por Marcos Ricardo dos Santos no livro “Vouchers na educação: o pobre e o rico na mesma escola”, da Editora Appris. Os vouchers funcionam como um "vale" em que os pais receberiam para colocar as crianças na escola privada que quiserem.
Gazeta do Povo(09/jan/2020) O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (9) a destinação de R$ 1 bilhão para melhorias na infraestrutura em escolas da rede estadual.
Do total, R$ 630 milhões já foram depositados nas associações de pais e mestres (APMs) de 5.004 escolas. O objetivo, segundo a secretaria da Educação, sob gestão de Rossieli Soares, é que os serviços sejam feitos de forma mais ágil, sem burocracia.
(20/dez/2019) A formação dos professores no Brasil vai ficar mais longa e passar a ter maior foco na prática. As medidas estão previstas em resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) homologada pelo Ministério da Educação (MEC).
EBC(16/dez/2019) A pergunta mais intrigante feita aos países desenvolvidos é: como conseguiram chegar a esse nível? E a resposta, que deveria ser óbvia, é através da educação, da valorização dos professores.
Folha Hoje(04/jan/2020) O governo Jair Bolsonaro estuda criar um programa para incentivar a abstinência sexual. Quer combater a gravidez na adolescência estimulando jovens a não fazerem sexo.
A possibilidade de sucesso da ideia, já preconizada por movimentos cristãos conservadores, é baixíssima. Mas o que importa é a mensagem passada aos apoiadores do governo.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu neste sábado (18) que o pagamento de salários de professores e pesquisadores de universidades estaduais deve seguir o teto remuneratório do serviço federal. A decisão garante que o valor máximo das remunerações deve ser de R$ 39,2 mil. Antes da decisão, os estados aplicavam um subteto, que reduzia os salários dos docentes locais.
iG(03/dez/2019) Apesar do gasto por estudante de ensino fundamental e médio ter aumentado aproximadamente 15% nos países da OCDE na última década, o rendimento médio desses alunos na maioria dos Estados membros não teve praticamente nenhuma melhora. E não é somente um problema das nações pertencentes à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico: do total de 79 países que participaram do último relatório PISA (Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes), em 2018, somente sete melhoraram seus resultados de maneira “significativa” nas três áreas analisadas: leitura, matemática e ciências.
El PaísA nota média das 3.709.809 pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 caiu nas quatro provas objetivas, em comparação com a edição anterior. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na manhã desta sexta-feira (17).
G1(26/dez/2019) Os dados do Censo da Educação Superior 2018 revelam mais de um milhão, sendo 1.098 milhão de estudantes matriculados em cursos tecnológicos. O número apurado para o censo de 2008 era de 539 mil. O crescimento foi de 103%. No último ano, a quantidade de estudantes frequentando cursos de grau tecnológico subiu 9,9%, entre 2017 e 2018. Os tecnológicos são cursos, em geral, mais curtos (2 a 3 anos), com disciplinas mais práticas e voltadas para o mercado de trabalho, e conferem ao formando grau de tecnólogo.
Inep(03/jan/2020) O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (3) que a partir de 2021 os livros didáticos distribuídos às escolas terão a bandeira do Brasil na capa, hino nacional e um estilo mais "suave", pois, para ele, há "muita coisa escrita" nas publicações atuais.
TerraÀ medida que aumenta a diversidade entre os estudantes nos Estados Unidos, e em um momento de extrema polarização política, um debate vem crescendo nas escolas do país: que fatos e personagens históricos ensinar aos alunos.
Diversos Estados americanos estão revisando seus currículos para garantir que as aulas de Estudos Sociais (que englobam História e, dependendo da escola, disciplinas como Geografia, Economia, Ciências Políticas, Sociologia, Psicologia e Estudos Religiosos) incluam eventos e pontos de vista até então ignorados, como questões ligadas a minorias, e ressaltem o papel desempenhado por diferentes grupos e culturas na história do país.